???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3587
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Diagnóstico para melhoria de serviços com base na filosofia lean office: um estudo de caso na DAP/DEPES/UFAM
???metadata.dc.creator???: Silva, Maria de Fátima Nascimento 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rebelo, Luiza Maria Bessa
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta diagnóstico situacional realizado na Divisão de Aposentadoria e Pensão DAP do Departamento de Pessoal DEPES da Universidade Federal do Amazonas UFAM, tendo como principal motivação a identificação de áreas passíveis a melhorias na divisão supracitada, no desejo de proposição de transformação da administração pública, considerando a necessária mudança e adequação dos órgãos públicos à era globalizada e informatizada, uma vez que estes os órgãos públicos nacionais encontram-se, até os dias atuais, submersos em práticas patrimonialistas, clientelistas e burocráticas, ficando o gerencialismo penalisado. Nesse sentido, o referido diagnóstico buscou levantar, dentro dos processos operacionais de Contagem de Tempo para Aposentadoria e Aposentadoria , campos sujeitos a alterações de melhorias, estando fundamentado nas propostas da filosofia Lean Office do sistema Lean Manufacturing da Toyota, que prevê a maximização dos fluxos de valor e de informação dos ambientes de escritório através da eliminação de desperdícios agrupados em sete categorias: superprodução, espera, transporte, processos inadequados, inventário desnecessário, movimentação desnecessária, produtos defeituosos; preconizando, assim, a proposição de melhorias voltadas à eliminação dos desperdícios verificados nos processos supra identificados. O método escolhido para a execução da pesquisa foi o dedutivo e os meios optados para o levantamento de dados foram a pesquisa de campo, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Como resultado, demonstra-se o estado atual dos processos de Contagem de Tempo para Aposentadoria e Aposentadoria da DAP/DEPES, por meio de mapa de fluxo de valor de tais processos e são apresentadas ainda as melhorias propostas para a eliminação dos desperdícios e gargalos encontrados nos referidos processos, exibidos em mapa de fluxo de valor relativo à situação futura desejada. Ademais este estudo encontra-se estruturado em 6 capítulos, dispostos sequencialmente de acordo com a lógica didática do tema proposto. No primeiro capítulo, trata-se acerca dos aspectos que motivaram a realização deste trabalho. Nos capítulos 2 e 3, passa-se a tratar o referencial teórico, fazendo revisão da literatura disponível a respeito das particularidades da administração pública nacional, dos principais aspectos do Lean Office e, finalmente, do emprego do Lean Office na administração pública nacional. No quarto capítulo, o foco passa a ser os aspectos metodológicos do trabalho, onde são apresentados os elementos adotados para a realização deste estudo. Os resultados conseguidos com a pesquisa são demonstrados no quinto capítulo, onde apresenta-se os aspectos inerentes a unidade de estudo, destacando a situação encontrada atualmente (preliminar) e a situação desejada após a realização da proposta. Nesse capítulo, apresenta-se ainda o estudo dos tempos dos processos averiguados, bem como mapa de fluxo de valor especificando o passo-a-passo das operações. No sexto capítulo, finalmente, expõe-se as considerações finais acerca da revisão da literatura, dos resultados obtidos com a pesquisa, tecendo recomendações para os estudos futuros sobre a referida temática, tendo em vista a escassez de estudos nessa área.
Abstract: This paper presents situational diagnosis performed in the Division of Retirement and Pension - DAP Personnel Department - DEPES Federal University of Amazonas - UFAM, the primary incentive to identify potential areas for improvement in the division above, the desire to transform the proposition public administration, considering the necessary change and the adequacy of public agencies was globalized and computerized, as these - the national government agencies - are, to this day, submerged in practice patrimonial, clientelistic and bureaucratic managerialism getting penalized . Thus, the diagnosis that sought to raise, within the operational processes "Counting Time for Retirement" and "Retirement", fields subject to change for improvement and is based on proposals of Lean Office Lean Manufacturing System at Toyota, which provides the maximization of value and flows of information from the office environment by eliminating waste grouped into seven categories: overproduction, waiting, transportation, inadequate processes, unnecessary inventory, unnecessary movement, defective products, advocating thus propose improvements aimed verified the elimination of waste in the processes identified above. The method chosen for the implementation of the deductive research was defaulted and the means for data collection were field research, desk research, literature review and case study. As a result, we show the current state of the processes of "Count Time for Retirement" and "Retirement" DAP/DEPES through value stream map of such processes and are also presented the proposed improvements to the elimination of waste and bottlenecks found in those cases, displayed in the value stream map on the desired future situation. Besides, this study is structured into six chapters, arranged sequentially according to the logic of the didactic theme. In the first chapter, it is about the aspects that motivated this work. In chapters 2 and 3, is to treat the theoretical, making review of the literature concerning the particularities of the national administration, the main aspects of Lean Office and finally the use of Lean Office in the national administration. In the fourth chapter, the focus becomes methodological aspects of the work, which presents the elements adopted for this study. The results obtained with the research are presented in the fifth chapter, which presents aspects inherent in the unit of study, highlighting the situation found today (preliminary) and the desired situation after the completion of the proposal. In this chapter, we present further study investigated the processes of time, as well as value stream map specifying the step-by-step operations. In the sixth chapter finally exposes the final considerations about the literature review, the results obtained in this research, weaving recommendations for future studies on that issue, bearing in mind the scarcity of studies in this area.
Keywords: Administração Pública
Lean Office
Eliminação de desperdícios
Public Administration
Lean Office
Elimination of Waste
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Citation: Silva, Maria de Fátima Nascimento. Diagnóstico para melhoria de serviços com base na filosofia lean office: um estudo de caso na DAP/DEPES/UFAM. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3587
Issue Date: 26-Sep-2011
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.