???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3747
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Sociabilidade e cultura: a história dos pequenos teatros na cidade de Manaus (1859-1900)
???metadata.dc.creator???: Villanova, Simone 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho Júnior, Almir Diniz de
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação Sociabilidade e Cultura. A História dos pequenos teatros na cidade de Manaus (1859-1900) aborda as expressões culturais da sociedade amazonense durante o período provincial, enfocando os primeiros teatros da cidade: o Teatro feito de Palha descrito pelo viajante alemão Robert Avé-Lallemant, o Teatro Variedade Comica, de Lima Penante, o Teatro Beneficente Portuguesa e o Éden Teatro, construídos antes do suntuoso Teatro Amazonas. Fundamentando-se nos preceitos da Nova História Cultural, trata-se do estudo de um momento anterior à grande produção da borracha, quando os espaços da cidade e os costumes de seus moradores começavam a se modificar e a se moldar ao gosto europeu. A pesquisa utilizou-se de fontes bibliográficas e documentais, assim foram explorados além de textos que fundamentam teoricamente o trabalho, periódicos do século XIX e início do século XX. Recorremos também, a outras pesquisas sobre o tema, que analisam a mesma época, embora em outras províncias. O objetivo foi colocar em prática o exercício da comparação, atitude fundamental na análise histórica. Neste contexto, foi examinado os primeiros aspectos civilizatórios que chegavam a Manaus, as vestimentas europeizadas e os modos contidos de se portar em público, tudo a partir da ênfase das manifestações teatrais, que procuravam entreter a população, e ao mesmo tempo, educá-la, no aspecto da moralidade baseada nos ideais burgueses, ou no comportado refinado e educado que se exigia em público. Em contrapartida estudou-se também as sociabilidades e hábitos dos habitantes locais, como os bailes, as festas religiosas, a pesca, os banhos em igarapés. Uma das conclusões desse estudo é que embora o tema exija continuidade de investigação, há poucas pesquisas sobre a cultura desse período. Isto indica dentre outras coisas, a existência de um possível preconceito quanto ao tema: sendo a população composta basicamente por indígenas e seus descendentes, eles teriam lazeres que não poderiam ter relevância para estudo: como se somente o lazer e os costumes europeus pudessem ser significativos.
Abstract: The dissertation called Sociability and Culture. The History of the small theaters in the city of Manaus (1859-1900) approaches the cultural expressions of the amazonian society during the provincial period, focusing on the first theaters of the city: the Straw Theater described by the German traveller Robert Ave-Lallemant, the Comic Variety Theater, from Lima Penante, the Portuguese Beneficient Theater and the Paradise Theater, all of them builded before the sumptuous Amazon Theater. Basing on the rules of the New Cultural History, it is concerning the study of a previous moment to the great production of the rubber, when the spaces of the city and the customs of its inhabitants started to modify and to mold to the European style. The research used bibliographical sources and registers, no matter they had been explored beyond some texts that theoretically base the periodic task, at the of the 19th century and at the beginning of the 20th century. We also appeal to other researches on the subject, that analyze the same time, even in other provinces. The objective was to put in practice the exercise of the comparison, that is a basic attitude in the historical analysis. In this context, the first aspects on civilization that arrived to Manaus were examined, the european clothes and the ways of behavior in public, everything from the emphasis of the theater manifestations, that traied to entertain the population, and at the same time, to educate it, in the aspect of the morality based on the bourgeois ideals, or the fine and educated held that was demanded in public. On the other hand, there were also studied the sociabilities and habits of the local inhabitants, like the balls, the religious parties, fishing, the baths in smalls rivers, and so on. One of the conclusions of this study is that even the subject demands inquiry continuity, there are few researches on the culture in that period. This points out amongst other things, the existence of a possible preconception on the subject: being the population composed basically by natives and their descendants, they would have leisure that they could not have relevance for this study: as if the European leisure and customs they only could be significant.
Keywords: História Nova
História da Cultura
Teatro - Manaus
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em História
Citation: VILLANOVA, Simone. Sociabilidade e cultura: a história dos pequenos teatros na cidade de Manaus (1859-1900). 2008. 274 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2008.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3747
Issue Date: 11-Dec-2008
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao de Simone Villanova.pdf57.78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.