Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974
Tipo do documento: Dissertação
Título: Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê
Autor: Vale, Maria da Conceição Queiroz 
Primeiro orientador: Ferreira, Herbert Luiz Braga
Primeiro membro da banca: Souza, Sérgio Augusto Freire de
Segundo membro da banca: Cavalheiro, Juciane dos Santos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as crenças de ensinar de professore s x crenças de apre nder de alunos de Inglês como Língua Estrangeira (LE) no contexto da escola pública e contrapor essas crenças aos eventos da sala de aula de Inglês como LE , tentando flagrar convergências e discrepâncias entre o dizer e o fazer de professor e alunos. Este trabalho fu ndamentou - se teori camente n a pers pecti va s ociocultural inspirada pela obra de Lev Vygotksky (1987) e a abordagem contextual proposta por Barcelos (2006) . Esta pesquisa é um estudo de caso (Johnson, 1992) , com viés etnográfico, ( An dré, 1995). Na coleta de dados foi utiliza da a técnica de entrevista semi estruturada e a observação de aulas em uma escola públic a situada na cidade de Manaus . O resultado da pesquisa mostrou que, na escola investigada, ma i s especificamente na sala de aula observada, professor e aluno s compartilham p raticamente das mesmas crenças e que essas crenças , provavelmente, exercem influência em seu s comportamentos em sala de aula . A perspectiva sociocultural , que é a perspectiva adotada neste trabalho, permite situar e compreender os eventos da sala de aula c omo uma empreitada col aborativa em que todos os envolvidos participam da construção do conhecimento. Por fim, no estado atual da pesquisa sobre crenças, no domínio de ensino - aprendizagem de LE, fica claro que ainda não é possível estabelecer uma relação ca usal direta entre crenças de um lado e comportamentos/ações do outro, levantando - se a hipótese de que essa relação é indireta.
Abstract: The objectiv e of this study is to investigate teacher’ s teaching beliefs x students ` learning beliefs about En glish as a Foreign Language ( EFL ) in a public s chool setting and contrast those beliefs to events in the EFL classroom, in order to identify convergences and discrepancies between speech and action of teacher s and students . The theoretical basis of this study is the sociocultural perspective in spired by the work of Lev Vygot sky (1987) and the contextual appr oach proposed by Barcelos (2006) . A case study (Johnso n, 1992) is presented with e thnographic characteristics , (André, 1995). The data were collected using a semi - structured interview technique and classroom observation in a public schoo l in the city of Manaus . The research result showed that in the school ob served, specifically in the EFL classroom, teac her and students share basically the same beliefs and that t hese beliefs likely influence their behavior in the classroom . The sociocultural perspective , which is the perspective adopted in this work , allows u s to situate and understand classroom events as a collaborative en deavor in which students and teachers participate in the construction of knowledge. Finally , in the current state of the research on beliefs, in the field of the Foreign Language teaching - le arning, it is clear that it is not yet possible to establish a direct causal relationship between beliefs on one side and behaviors/actions on the other side, raising the hypothesis that this relationship i s indirect .
Palavras-chave: Ensino de aprendizagem de línguas
Abordagem Comunicativa
Crenças
Professor
Aluno
Language teaching - learning
Communicative Approach
Beliefs
Teacher
Student
Área(s) do CNPq: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Amazonas
Sigla da instituição: UFAM
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: VALE, Maria da Conceição Queiroz Vale. Crenças de ensinar do professor x crenças de aprender de alunos de inglês como lê. 2014. 131f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3974
Data de defesa: 6-Jun-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação -Maria da Conceição Queiroz Vale.pdfDissertação -Maria da Conceição Queiroz Vale1,63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.