???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3994
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O papel da língua materna na sala de aula de línguas estrageiras
???metadata.dc.creator???: Silva, Sérgio Armstrong Russo da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Herbert Luiz Braga
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cavalheiro, Juciane dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Sérgio Augusto Freire de
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo identificar as situações em que a L1 aparece nas salas de aula de línguas estrangeiras modernas, inventariar essas ocorrências nas salas de aula, identificar em que contextos de condução de suas aulas os professores aplicariam a L1, examinar em que momentos o material permite e incentiva o uso da L1, e organizar os dados levantados para auxiliar os professores de línguas estrangeiras modernas nas tomadas de decisões relacionadas à presença da língua materna na sala de aula de língua estrangeira. Para isso, descreve-se as circunstâncias em que as línguas em presença interagem, levantando uma tipologia classificatória do aparecimento e das circunstâncias que cercam a presença da língua materna. Num primeiro momento, passa-se em revista teorias, métodos e abordagens de ensino de línguas desde o período clássico até os dias atuais, tendo como fio condutor a discussão sobre o papel e a presença da língua materna no ensino de línguas estrangeiras. Num segundo momento, expõe-se a escolha dos instrumentos metodológicos utilizados para a coleta dos dados e apresentam-se os dados significativos da pesquisa. Em um terceiro momento, discutem-se esses dados apresentando uma tipologia classificatória. Por fim, em um quarto e último momento, faz-se um balanço deste trabalho e apresenta-se as considerações finais.
Abstract: This research paper aims to identify the circumstances which L1 appears in a language classroom, list all the occurrences in the classroom, identify when teachers would use L1 in their classrooms, analyze in which circumstances the book allows and even promotes L1 use, and organize the data raised in order to help foreign language teachers make right decisions in their classrooms. Therefore, it describes the circumstances in which both languages interact leading to a typological classification of its presence. First of all, it presents theories, approaches and methods from the classic era until present trends discussing the role and the presence of the mother tongue in the Foreign Language Teaching. Second, it shows the methodology used to gather the data and brings a presentation of the significant data collected. Fourth, we discuss the data presenting a typological classification of it. Finally, we review and evaluate everything we did in this research and present our conclusions.
Keywords: Língua materna
Língua Estrangeira
Ensino de línguas
Abordagens e métodos
Mother tongue
Foreign language
Language teaching
Approaches
Methods
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: SILVA, Sérgio Armstrong Russo da Silva. O papel da língua materna na sala de aula de línguas estrangeiras, 2012. 138f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3994
Issue Date: 27-Aug-2012
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Sérgio Armstrong Russo da Silva.pdfDissertação - Sérgio Armstrong Russo da Silva3.88 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.