???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4042
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Pesquisa científica na graduação em enfermagem: experiências das práticas discentes nas Universidades de Manaus - Amazonas.
???metadata.dc.creator???: Bezerra, Camila Carlos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Nair Chase da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gutierrez, Denise Machado Duran
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lopes Neto, David
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: a pesquisa científica na graduação consiste na investigação realizada por discentes, sob orientação docente, produzida segundo as regras do método científico, em busca do novo, de respostas ainda desconhecidas pela ciência. A prática da pesquisa científica na graduação é um imperativo para atender ao perfil do egresso de enfermagem que a atual sociedade e o cuidar estabelecem. Objetivo: analisar as características da prática da pesquisa científica dos discentes finalistas do curso de graduação em enfermagem das universidades de Manaus – AM. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, realizado nas quatro universidades da cidade de Manaus, estado do Amazonas, tendo como sujeitos 51 discentes finalistas de enfermagem e quatro coordenadores de curso. Utilizou-se, como técnica para coleta de dados, questionário com os discentes, pesquisa documental nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) e entrevista estruturada com os coordenadores de curso. Resultados: os discentes finalistas de enfermagem definiram pesquisa como busca por assunto ou tema e a consideraram como uma ferramenta geradora de conhecimento científico. As experiências de pesquisa científica na graduação compreenderam três categorias: a inserção dos discentes na pesquisa; a produção científica; e a socialização dos resultados apresentados em eventos. Embora a referência destas práticas tenha sido elevada, o reconhecimento pelos pares e as publicação dos trabalhos se apresentou escassa. A análise dos PPC evidenciou desarticulação entre ensino e pesquisa, além de apresentar planejamento em desacordo com a realidade encontrada e descrita pelos discentes. Os recursos materiais existiam, porém apresentavam condições que não atendiam às necessidades dos objetos de pesquisas dos discentes de enfermagem. O número de docentes qualificados para orientação não era suficiente, se relacionado à quantidade de discentes no curso. Conclusão: as experiências da prática de pesquisa científica na graduação, indicada pelos discentes, caracterizaram-se mais como processo de estudo, do que produção de conhecimento novo. É necessário que os discentes compreendam a diferença entre os trabalhos acadêmicos e a pesquisa científica.
Abstract: INTRODUCTION: the scientific research at undergraduate level consists on the investigation conducted by academics, under advisor guidance, produced according to the scientific method rules, in search of the new, the answers still unknown by science. The scientific research practice at undergraduate level is imperative to meet the egress of nursing establish by nowadays way of care and society. OBJECTIVE: analyze the features of scientific research practice by finalist students of nursing undergraduate course of universities in Manaus - AM. METHODOLOGY: qualitative approach, in a descriptive and exploratory way, carried out in four universities in Manaus city, Amazonas state, having as subject 51 finalists’ students of nursing course and 04 coordinators. As data gathering technique, it was used questionnaires applied to the students, documentation of Pedagogical Projects (PP) and semistructured interviews with course coordinators. RESULTS: the finalists’ students define research as seek for a subject or theme and consider as a tool for generating scientific knowledge. The experiences of scientific research at undergraduate comprehend three dimensions: the inclusion of students in scientific research; scientific production; and the divulgation of the results presented at scientific events. Although the reference of these practices has been increased, the acceptance by partners and the publication of papers has been shown to be scarce. The analysis of PP evidenced disarticulation between teaching and research, besides presenting planning in disagreement to the reality found and described by students. Material resources exist. However, they were in conditions that did not meet the needs of the objects of research of nursing students. The number of qualified professors for guidance was not enough, when compared to the number of students in the course. CONCLUSION: the experiences of the practice of scientific research at undergraduate level, indicated by the students, were characterized as a study process more than a production of new knowledge. It is necessary that students understand the difference between academic works and scientific research.
Keywords: Pesquisa em Enfermagem
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermagem
Nursing Research
Nursing Education Research
Nursing Education
Nursing
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS DA SAÚDE: ENFERMAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Pará
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM - UEPA
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Enfermagem
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Citation: BEZERRA, Camila Carlos. Pesquisa científica na graduação em enfermagem: experiências das práticas discentes nas universidades de Manaus - Amazonas. 2014. 129f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Amazonas-Universidade do Estado do Pará, Manaus, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4042
Issue Date: 25-Aug-2014
Appears in Collections:Mestrado em Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Camila Carlos Bezerra.pdf1.38 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.