???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4114
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Redes e processos comunicacionais: arte na escola
???metadata.dc.creator???: Santos, Gernei Góes dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, Denize Piccolotto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carvalho, Denize Piccolotto
???metadata.dc.contributor.referee2???: Abbud, Maria Emília de Oliveira Pereira
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Jackson Colares da
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho Redes e Processos Comunicacionais: Arte na Escola apresenta a análise do percurso comunicacional dos professores na utilização do site e do material de apoio do Programa Arte na Escola. Para compreender o ecossistema comunicacional que se apresenta, evidenciaremos a relação, sob o prisma da teoria de Marshall McLuhan – onde, o meio (site e material de apoio) se apresenta como mensagem, e os sujeitos envolvidos: emissor e receptor (instituto e professores) são o conteúdo desta investigação. A metodologia da pesquisa é constituída de um estudo de caso exploratório-descritivo, sendo, portanto, sua natureza qualitativa e quantitativa. O percurso metodológico traçado permitiu conhecer os caminhos que os sujeitos interagentes (professores) fazem ao utilizar essas Tecnologias da Informaçao e Comunicação. Os resultados encontrados confirmam que os professores reconhecem o site e o material do Programa como um potencial comunicacional e ecossistêmico para a construção de suas aulas de Arte. O estudo revela ainda a necessidade de mediação para uso desses instrumentos pelos professores interagentes do Polo.
Abstract: El estúdio: Redes e Processos Comunicacionais: Arte na Escola presenta una análisis de la vía de comunicación de los docentes en el uso del material del sitio y apoyo Arte na Escola. Para entender el ecosistema de la comunicación que se presenta, evidenciaremos la relación desde la perspectiva de la teoría de Marshall McLuhan - en el que el medio (web y material de apoyo) se presenta como un mensaje, y los sujetos involucrados: el remitente y el receptor (el instituto y maestros) son el contenido de la presente investigación. La metodología de la investigación consiste en un estudio de caso descriptivo y exploratorio, presentando, por lo tanto, carácter cualitativo y cuantitativo. El enfoque metodológico ha permitido conocer las formas en que los sujetos interactuantes (profesores) hacen al usar esas Tecnologías de la Información y Comunicación. Los resultados confirmaron que los docentes reconocen el sitio y el material del Programa como un potencial ecosistémico y comunicativo para construir sus clases de arte. El estudio también pone de manifiesto la necesidad de la mediación para la utilizacion de estos instrumentos de parte de los maestros del Polo.
Keywords: Ecossistemas comunicacionais
Redes e Processos Comunicacionais
Tecnologia da Informaçao e Comunicação
Ecosistemas comunicacionales
Redes y Procesos Comunicacionales
Tecnologías de la Información y Comunicación
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
Citation: SANTOS, Gernei Goés dos. Redes e processos comunicacionais: arte na escola. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4114
Issue Date: 16-Dec-2014
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Gernei G dos Santos.pdf2.44 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.