???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4841
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Manuella Dantas Corrêa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5377228963870490por
dc.contributor.advisor1Abbud, Maria Emília de Oliveira Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948660674436542por
dc.date.issued2015-02-06-
dc.identifier.citationLIMA, Manuella Dantas Corrêa. As dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescer. 2015. 174f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4841-
dc.description.resumoEstudo de caso de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvido no Instituto Ler para Crescer, uma Organização Não Governamental, que realiza atividades com crianças e adolescentes na cidade de Manaus, estado do Amazonas. O principal objetivo é analisar as dimensões da comunicação organizacional com base na proposta de Margarida Kunsch (instrumental, estratégica e humana) e por Rudimar Baldissera (comunicada, comunicante e falada). O paradigma da complexidade de Edgar Morin constitui o método norteador deste trabalho, uma vez que se compreende a comunicação organizacional, por meio das relações complexas estabelecidas entre a organização e os sujeitos participantes, os quais se (re)constroem dentro e fora dos ambientes organizacionais. A coleta de dados ocorreu em 2014, bem como a pesquisa documental, a observação e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada à luz do referencial teórico proposto. A comunicação organizacional, no Instituto Ler para Crescer, apresentou-se como uma comunicação mais próxima da dimensão instrumental, muito embora tenham-se evidenciado elementos estratégicos que direcionam a organização ao alcance dos seus objetivos. A dimensão humana caracteriza-se a partir de ações que criam um ambiente propício ao estabelecimento de vínculos duradouros entre a organização e seus voluntários, demonstrando uma comunicação dialógica e transformadora. A dimensão comunicada está em consonância com as dimensões comunicante e falada. O Paradigma da Complexidade amplia o entendimento da comunicação organizacional à medida que permite observar a relação dialógica, recursiva e hologramática entre os sujeitos, a comunicação e as organizações.por
dc.description.abstractCase study of qualitative approach, exploratory and descriptive, developed at the Institute Ler para Crescer, a Non-Governmental Organization that conducts activities with children and adolescents in the city of Manaus, state of Amazonas. The main objective is to analyse the dimensions of organisational communication based on the proposal of Kunsch Margarida (instrumental, strategic and human) and Baldissera Rudimar (communicated, communicating and spoken). The paradigm of complexity of Edgar Morin is the guiding method of this work, since it comprises organisational communication through the complex relations between the organisation and the participating subjects, which are (re)constructed within and across organisational environments. Data collection occurred in 2014, performing the documentary research, observation and semi-structured interview. Data analysis was carried out in the light of the proposed theoretical framework. The organisational communication at the Institute Ler para Crescer, presented itself as a closer communication instrumental dimension, even though it has demonstrated strategic elements that drive the organization to reach its goals. The human dimension is characterised from actions that create an environment conducive to the establishment of links between the organisation and its volunteers, showing a dialogical and transformative communication. The dimension communicated is in line with the connecting dimensions and spoken. The Paradigm of Complexity expands the understanding of organisational communication as can observe the dialogic relationship, recursive and hologramatic between subjects, communication and organisations.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://200.129.163.131:8080//retrieve/8937/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Manuella%20Dantas%20Corr%c3%aaa%20Lima.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectEcossistemas Comunicacionaispor
dc.subjectOrganizações Não Governamentaispor
dc.subjectInstituto Ler para Crescerpor
dc.subjectOrganisational Communicationpor
dc.subjectCommunicative ecosystemspor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: COMUNICAÇÃOpor
dc.titleAs dimensões da Comunicação Organizacional: um olhar sobre o Instituto Ler para Crescerpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Manuella Dantas Corrêa Lima.pdfReprodução Total Autorizada3.72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.