???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5674
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no Estado do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Velasquez, Laura Vicuña 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Albuquerque, Gabriel Arcanjo Santos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Freitas, Marilene Corrêa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Joye, Cassandra Ribeiro
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho busca identificar e interpretar o uso do hipertexto no material didático impresso utilizado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) enquanto integrante da rede de educação profissional a distância do Governo Federal, a Rede e-Tec Brasil. Trata-se da análise de como o hipertexto foi utilizado na composição de conteúdos educacionais a partir de critérios de qualidade exigidos para este tipo de material e da realidade regional em que se encontra inserido o Estado do Amazonas. Valendo-se do método de Bardin, o estudo teve como base de análise três dentre os eixos tecnológicos mais representativos para a realidade do Estado do Amazonas: hospitalidade e lazer; gestão e negócios; informação e comunicação. Dentre as conclusões apontadas pelo estudo, destaca-se o fato de, apesar de apresentarem qualidade em relação aos conceitos e conteúdos a serem aprendidos pelos estudantes, e da qualidade técnica em termos de design e projeto gráfico, o material pode ser aprimorado sob o ponto de vista da hipertextualidade. Dinamismo, adaptabilidade e adequação às necessidades dos estudantes seriam alguns dos benefícios visualizados em decorrência deste aprimoramento.
Abstract: This study aims to identify and interpret the use of hypertext language in printed educational materials used by Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) which acts as a member of e-Tec Brazil, the network of vocational distance education of the Federal Government. This is an analysis of how hypertext was used in the creation of educational content considering the quality criteria required for this type of material and the real regional situation of the state of Amazonas. Using the Bardin method, the study used three technological axes which are most representative of the real situation of the State of Amazonas: hospitality and leisure; management and business; and information and communication. According to the findings of this study, despite having quality with respect to concepts and content to be learned by students, and technical quality in terms of design and graphic design, the material can be improved in terms of its hypertextuality. Dynamism, adaptability and suitability to the needs of students would be some of the benefits viewed as a result of making such an improvement.
Keywords: EAD - Educação a Distância
Educação Profissional
Material Impresso
Hipertextualidade
Hipertexto
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: VELASQUEZ, Laura Vicuña. Do texto ao hipertexto: a linguagem do material didático impresso para a educação profissional no Estado do Amazonas. 2016. 123 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5674
Issue Date: 18-Aug-2016
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Laura Velasquez.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons