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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entre a intenção e o gesto: o paradoxo do sistema socioeducativo um estudo sobre as unidades restritivas e privativas de liberdade em Manaus
???metadata.dc.creator???: Jales, Andresa Fogel Pereira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Noronha, Nelson Matos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Noronha, Nelson Matos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Zago, Rosemara Staub Barros
???metadata.dc.contributor.referee3???: Costa, Cláudia Regina B. S. F. da
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa, tendo como foco as características do ambiente institucional das unidades restritivas e privativas de liberdade para adolescentes que praticaram atos infracionais, buscou analisar a influência destas unidades em relação ao processo de socioeducação previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Constatamos, a partir da literatura científica e de dados oriundos de levantamentos e relatórios públicos, que, por vezes, esses ambientes institucionais são caracterizados por métodos disciplinares e de biopoder, incluindo castigos desmedidos, que vão desde a privação do lazer, da assistência à saúde e de objetos para higiene pessoal à prática de violência física, entre outros. Para a análise dos dados foi usada uma dupla perspectiva teórica, constituída pela psicanálise de Donald Winnicott e pela filosofia de Michel Foucault. Em relação à teoria winnicottiana, nos debruçamos, principalmente, sobre as noções de ambiente suficientemente bom e tendência antissocial, a partir de uma perspectiva interhumana. Quanto à filosofia foucaultiana, nos voltamos para a descrição acerca dos dispositivos de poder, vigilância e disciplinarização, empregados nas prisões, além da noção de biopoder. Considerando que as características do ambiente institucional, que compõem o cotidiano das unidades de internação, são de fundamental importância para o êxito ou fracasso da socioeducação preconizada no ECA, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: descrever as características das unidades privativas e restritivas de liberdade do sistema socioeducativo em Manaus a partir de dados públicos; analisar as características das unidades restritivas e privativas de liberdade do sistema socioeducativo em Manaus com base nas teorias de Winnicott e Foucault; compor um quadro geral dos impasses do cotidiano institucional identificados em nossas análises, propondo sugestões. Partimos da hipótese de que o tipo de relação estabelecida no contexto das unidades restritivas e privativas de liberdade do sistema socioeducativo, ao não levar em conta, na medida necessária, a importância crucial da constituição de um ambiente facilitador, conforme concebido por Winnicott, como eixo principal da instituição, e sim métodos disciplinares, de vigilância, controle, punição e biopoder, descritos por Foucault, é um dos principais fatores que comprometem de forma decisiva o êxito da proposta socioeducativa e o manejo terapêutico da conduta antissocial.
Abstract: This research, focusing on the characteristics of the institutional environment of restrictive of freedom and private units for adolescents who committed infractions, analyze the influence of these units in relation to socioeducation provided for in the Statute of the Child and Adolescent (ECA) process. We note from the scientific literature and data from surveys and public reports, which sometimes these institutional environments are characterized by disciplinary methods and biopower, including disproportionate punishments, ranging from the deprivation of leisure, health care and objects for personal hygiene to physical violence, among others. For data analysis we used a dual theoretical perspective, consisting of Donald Winnicott's psychoanalysis and philosophy of Michel Foucault. In relation to Winnicott's theory, we concentrate mainly on the notions of good enough environment and antisocial tendency, from an inter-human perspective. As for Foucault's philosophy, we turn to the description about the power, surveillance and disciplining, employees in prisons devices, beyond the notion of biopower. Whereas the characteristics of the institutional environment, which make up the daily life of inpatient units, are of fundamental importance for the success or failure of socioeducation recommended in ACE established the following specific objectives: describe the characteristics of private and restrictive units of freedom of the childcare system in the Manaus from public data; analyze the characteristics of the restrictive and private units of freedom of the childcare system in Manaus based on the theories of Winnicott and Foucault; compose an overall view of the institutional routine impasses identified in our analysis, proposing suggestions. We hypothesized that the type of relationship established in the context of units of restrictive and custodial system of childcare, by not taking into account the extent necessary, the crucial importance of the establishment of an enabling environment, as conceived by Winnicott, as major axis of the institution, but disciplinary methods, surveillance, control, punishment and biopower, described by Foucault, is one of the main factors that impact decisively the success of socio proposal and the therapeutic management of antisocial conduct.
Keywords: Sistema socioeducativo
Tendência antissocial
Foucault
Dispositivos disciplinares
Biopoder
Socioeducation system
Winnicott
Environment
Antisocial tendency
Foucualt
Disciplinary devices
Biopower
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: JALES, Andresa Fogel Pereira. Entre a intenção e o gesto: o paradoxo do sistema socioeducativo um estudo sobre as unidades restritivas e privativas de liberdade em Manaus. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
Issue Date: 11-Apr-2014
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

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