???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5795
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Distribuição espacial da variabilidade genética de Leptodactylus pentadactylus (Anura, Leptodactylidae): Uma abordagem baseada em modelos filogeográficos e de nicho ecológico
???metadata.dc.creator???: Campos, Juliana Vieira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Hrbek, Tomas
???metadata.dc.description.resumo???: Fatores biogeográficos e ecológicos desempenham papéis importantes na distribuição geográfica e genética das espécies. O fluxo gênico entre as populações que estão em habitats diferentes pode ser reduzido pela distância geográfica ou por adaptações locais (isolamento por ambiente). No entanto, a associação entre esses fatores tem sido pouco incorporada em estudos para a fauna amazônica, uma região onde há uma elevada diversidade de habitats, os quais poderiam exercer um efeito direto na estrutura genética populacional da espécies. Aqui, nós combinamos filogeografia e modelos de nicho ecológico para avaliar: (1) quais eventos teriam moldado a distribuição espacial e genética em Leptodactylus pentadactylus, (2) se há diferenciação ecológica entre as áreas de ocorrência das populações de L. pentadactylus e (3) quantificar o efeito de fatores ambientais e geográficos no padrão de diferenciação genética. Nós encontramos três linhagens, onde duas delas é delimitada pelo rio Amazonas e a outra é restrita aos escudos das Guianas. Nossos resultados revelaram um papel importante do rio Amazonas na diferenciação genética de L. pentadactylus, no qual este rio atua como fator limitante ao fluxo gênico, em duas das três linhagens encontradas. Além do efeito do rio como barreira na distribuição da variabilidade genética de L. pentadactylus, foi detectado que outra grande parcela da variabilidade genética esta associada a fatores geográficos (isolamento por distância), ambientais (isolamento ambiental) e históricos (oscilações climáticas do Quaternário). Dessa forma, fica evidente a necessidade de incorporar, quantitativa e qualitativamente, a associação entre diferentes fatores para explicar a variabilidade genética de espécies amazônicas.
Abstract: Sem abstract.
Keywords: Isolamento por ambiente
Isolamento por distância
Barreira fluvial
Modelagem de Nicho
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Biológicas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica
Citation: CAMPOS, Juliana Vieira. Distribuição espacial da variabilidade genética de Leptodactylus pentadactylus (Anura, Leptodactylidae): Uma abordagem baseada em modelos filogeográficos e de nicho ecológico. 2016. 41 f. Dissertação (Mestrado em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5795
Issue Date: 16-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado em Diversidade Biológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Juliana V. Campos.pdf1.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons