???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Dayan de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7181855331880899por
dc.contributor.advisor1Farias, Sidilene Aquino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984por
dc.contributor.referee1Ferreira, Luiz Henrique-
dc.contributor.referee2Souza, Renato Henriques de-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.citationMARQUES, Dayan de Araújo. Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6151-
dc.description.resumoExplicar como um indivíduo é capaz de aprender algo novo, mesmo quando o assunto é desconhecido para essa pessoa, tem sido objeto de estudo de vários cientistas ao longo dos tempos. Este trabalho objetivou estudar como o desenvolvimento de modelos mentais pode contribuir na superação de obstáculos epistemológicos relacionados à aprendizagem de conceitos de ligações químicas por licenciandos em Química. A metodologia da pesquisa adotada teve como aporte teórico a abordagem qualitativa etnográfica. Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos Cursos de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas. Investigaram-se, inicialmente, os Modelos Mentais e os obstáculos epistemológicos que os alunos trazem da educação básica. A análise desses dados propiciou o planejamento de uma intervenção didática, a qual ocorreu na forma de um minicurso. Foram implementadas diferentes estratégias didáticas e, sobretudo, atividades experimentais demonstrativas-investigativas, recursos computacionais pautados na teoria dos modelos mentais. Os dados obtidos no minicurso foram organizados à luz da Análise de Conteúdo, tomando como referenciais teóricos de análise a Teoria dos Modelos Mentais e a Teoria Bachelardiana de Obstáculos Epistemológicos. Constatou-se que utilizando estratégias didáticas diversificadas orientadas pela Teoria dos Modelos Mentais foi possível a superação de obstáculos epistemológicos referentes ao conteúdo de ligações químicas. Com este estudo, espera-se subsidiar atividades para prática docente de qualidade, apresentando compreensões sobre as possíveis correlações existentes entre o desenvolvimento dos modelos mentais acerca de um conceito químico e os obstáculos epistemológicos à aprendizagem desse conceito e, ainda, contribuir para aprendizagem dos conceitos de ligações químicas, vivência de situações de aprendizagens inovadoras e reflexão acerca do processo de aprendizagem de licenciandos em Química.por
dc.description.abstractExplaining how an individual is able to learn something new, even when the subject is unknown to that person, It has been the subject of study of many scientists over the years. This study aimed to analyze how the development of mental models can help in overcoming epistemological obstacles related to the learning of chemical bonding concepts in chemistry undergraduates. The adopted research methodology had as theoretical support the ethnographic qualitative approach. The subjects were students of Degree Courses in Chemistry from the Federal University of Amazonas (Universidade Federal do Amazonas). We initially investigated the mental models and the epistemological obstacles that students bring from basic education. The analysis these data led to the planning of a didactic intervention, which came in the form of a short course. Different teaching strategies have been implemented, including demonstrativeexperimental investigative, activities and computing resources, all guided by the theory of mental models. Data from the short course was organized in light of the content analysis, taking as theoretical reference of analysis the Theory of Mental Models and Bachelard Theory of Epistemological Obstacles. We found that using diverse teaching strategies guided by the theory of mental models was possible to overcome epistemological obstacles for the content of chemical bonds. This study is expected to subsidize the activities for teaching practice quality, with insights into the possible correlations between the development of mental models about a chemical concept and the epistemological obstacles to learning this concept. Also, to contribute to the learning of chemical bonding concepts, in living situations of innovative learning, and in the reflection on the learning process of the chemistry undergraduate.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.ufam.edu.br//retrieve/19929/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Dayan%20de%20A.%20Marques.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Químicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectObstáculos epistemológicospor
dc.subjectModelos mentaispor
dc.subjectLigações químicaspor
dc.subjectLicenciatura em Químicapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: QUÍMICApor
dc.titleEstudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Dayan de A. Marques.pdf3.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons