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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A educação ambiental como práxis investigativa: uma formação docente colaborativa interdisciplinar
???metadata.dc.creator???: Zanelato, Andressa dos Santos de Lima 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Leandro de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pires, Rogério Fernando
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ghedin, Evandro Luiz
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Ambiental, no contexto brasileiro, tem apresentado inúmeras dificuldades para o seu desenvolvimento, visto que o processo educacional presencia constantes modificações orientadas pelas legislações, pelos documentos curriculares e por abordagens que direcionam para aprendizagens diversificadas pelos professores. A orientação curricular da Educação Ambiental tem como meta a busca e a reconstrução da nossa identidade como sujeitos pertencentes à natureza. A presente pesquisa pretende compreender como a Educação Ambiental pode contribuir para a formação contínua dos professores para o desenvolvimento de uma práxis investigativa. A partir dessa reflexão, o projeto de pesquisa nos conduziu ao seguinte questionamento: Como um projeto de formação docente poderia contribuir para a superação das dificuldades das práticas docentes em conduzir novas estratégias de ensino e aprendizagem da Educação Ambiental? Para responder a esse questionamento, a pesquisa utilizou a metodologia da pesquisa-ação colaborativa, por meio de um processo de formação docente em uma escola pública estadual, situada no interior do estado do Amazonas no município de Itacoatiara. Os pesquisadores colaborativos escolares da pesquisa foram dois professores com formação Normal Superior e um com formação em Ciências Naturais. O grupo lecionava para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Em treze encontros formativos com os professores, os dados foram coletados por meio de questionários, de registro no diário de campo, de observações sistemáticas e de gravações em áudio das entrevistas e dos encontros formativos com atividades planejadas a partir de suas práticas. Os resultados evidenciam que: os professores se motivaram a trabalharem de forma colaborativa no decorrer da pesquisa; houve superação de algumas dificuldades em relação ao ensino da Educação Ambiental, pois os participantes aprofundaram seus conhecimentos teóricos e práticos e, consequentemente, o ensino-aprendizagem de seus alunos; houve a realização de atividades práticas diferentes de seu cotidiano; aconteceram momentos de análise e discussão compartilhada dos resultados obtidos. A pesquisa indica que as abordagens investigativas contribuíram de forma significativa, trazendo novos saberes, atitudes e ações que auxiliaram os professores em suas práticas de ensino da Educação Ambiental.
Abstract: Environmental education, in the Brazilian context, has presented numerous difficulties for its development, since the educational process has seen constant modifications oriented by legislation, curricular documents and approaches that are aimed at learning diversified by educators. The curricular orientation of environmental education aims to search and rebuild our identity as subjects belonging to nature. This research aims to understand how environmental education can contribute to the continuing formation of educators for the development of an investigative praxis. From this reflection, the research project led us to the following questioning: How could a teaching training project contribute to overcoming the difficulties of teaching practices in conducting new educational and learning strategies for environmental education? To respond to this questioning, the research used the methodology of the collaborative research-action, through a teaching process in a state public school, located within the state of Amazonas in the municipality of Itacoatiara. The Research school collaborative researchers were two educators with superior normal formation and one with formation in natural sciences. The group taught the students of the early years of elementary school. In thirteen formal meetings with educators, the data was collected through questionnaires, field journaling, systematic observations and audio recordings of interviews and formal meetings with activities planned from their practices. The results show that: teachers are motivated to work collaboratively in the course of research; There has been some difficulties in the education of environmental education, as participants have deepened their theoretical and practical knowledge and, consequently, the teaching-learning of their pupils; There has been practical activities other than his everyday life; There were moments of analysis and shared discussion of the results obtained. Research indicates that investigative approaches have contributed significantly, bringing new know, attitudes and actions that aided educators in their environmental education practices.
Keywords: Formação Docente
Educação Ambiental
Prática Pedagógica
Pesquisa-Ação
Teacher Education
Environmental Education
Pedagogical Practice
Action Research.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos
Citation: ZANELATO, Andressa dos Santos de Lima. A educação ambiental como práxis investigativa: uma formação docente colaborativa interdisciplinar. 2017. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos) - Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6233
Issue Date: 27-Jun-2017
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos

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