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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação e práxis do professor cego ou com baixa visão de Manaus
???metadata.dc.creator???: Lemos, Cátia de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel Cader
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tavares Filho, Thomé Eliziário
???metadata.dc.description.resumo???: Educar não é e nunca foi uma tarefa fácil, mas, torna-se a cada dia um desafio ainda maior quando falamos na formação de professores em uma perspectiva inclusiva. Desafio constante, que instiga, alegra e decepciona, porque ser inclusivo é uma questão de escolha, por isso, é tão fundamental que todos nós exijamos dos órgãos formadores uma educação voltada para a construção da tão sonhada sociedade para todos. Inspirados nestes pressupostos emergiu a Dissertação de Mestrado intitulada: Formação e Práxis do Professor Cego ou com Baixa Visão de Manaus, aprovada pelo CEP/UFAM – CAAE nº 054.0.115.000-08. Teve como objetivos identificá-los, verificar como foi a formação acadêmica e profissional de cada um, para a partir daí, realizar um estudo acerca das dificuldades enfrentadas cotidianamente, bem como a superação dos próprios limites no desempenho pessoal e profissional destes professores. A pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa com o enfoque na dialética e foi desenvolvida em instituições que atendem a pessoa com deficiência visual na cidade de Manaus – AM. Foram entrevistados 11 professores com deficiência visual entre maio e setembro de 2008, período destinado à coleta, sistematização e análise dos dados obtidos. Aplicou-se entrevistas semiestruturadas com Observação Direta aos participantes, para que eles pudessem relatar com maior liberdade os pontos que lhes eram relevantes. Assim, teve-se a oportunidade de conhecer os relatos de vida dos professores com deficiência visual de Manaus e, interpelados acerca do processo de formação. O professor “d” revelou: “enfrentei dificuldades no Instituto de Educação do Amazonas, depois, fui para a Universidade Federal do Amazonas cursar História. Os professores não se sentiam preparados para me dar aulas. Passei por maus momentos [...]”. Algo comum em todas as falas analisadas é que, apesar de todos os obstáculos enfrentados pelos professores, há uma fascinante vontade de continuar este processo de formação na construção de novos saberes e no aprimoramento da qualificação para o trabalho. Ousa-se acreditar que a inclusão é possível, pois, querendo ou não chegamos até aqui para provarmos que uma boa formação acadêmica e profissional constrói cidadãos preocupados com a tessitura de uma educação e porque não dizer de uma sociedade muito melhor para todos. Com a esperança de que este trabalho não se esgote em si, mas, suscite novos estudos, neste sentido é que se sugere algumas pistas como: A Formação Crítica, Ética e Política dos Professores Cegos ou com Baixa Visão; Inclusão: mudando conceitos, paradigmas e histórias de vida. Estes são alguns temas que podem suscitar interesses para novas pesquisas nesse campo de atuação, pois, o conhecimento não é estanque, é inacabado e somente se sustenta com a novidade aprendida a cada dia.
Abstract: Educating is not and has never been an easy task, but it has become day after day a bigger challenge when it is related to teachers` formation through the inclusive education perspective. It is a constant challenge, which instigates, joys and disappoints, because being inclusive it is a matter of choice, that is why, it is fundamental to everyone to require from the formation organizations an education turned to the construction of the once dreamt everybody`s society. Inspired by these assumptions the entitled Master Dissertation was emerged: Formation and Praxis of a Blind or with Low Sight Teacher from Manaus, which was approved by CEP/UFAM – CAAE nº 054.0.115.000-08. It has had as objectives to identify them, verifying how each of them academic formation has happened, so from this point, to achieve a study on the difficulties faced daily, as well as the overcoming of these teachers` own limits when developing personal and professionally. The research assumed a qualitative approach focusing on dialectic and it was developed in visual impairment institutions in Manaus city – Amazon. 11 visual impaired teachers were interviewed between May to September 2008, when the gathering, systematization and analyses of the data was obtained. Semi-structured interviews were applied through the participants Direct Observation, so then, they could relate more liberated their relevant considerations. So, the opportunity to get to know the visual impaired teachers` from Manaus lives narratives was obtained. And interpellated on the formation process, teacher “d” reviled: “I have faced difficulties in Amazon Education Institute, then, I started at the University of Amazon I attended under graduation in History. There, the professors did not feel prepared to have me on their lectures. I have gone through very bad moments [...]”. Something quite common in every analyzed discourse, besides every obstacles faced by the teachers, there has been a fascinating desire to continue their formation process in searching on constructing new knowledge and enhancement on laboring qualification. It is dared to believe that inclusion is possible, as willing or not, they have got till this point, to prove a good academic and professional formation builds citizens concerned to the texture of education, and why not saying of a better society provided to everyone. Hoping this paper is not depleted on itself, therefore, it provokes new studies, this way it is suggested some clues as: Critical Formation, Ethics and Policies on Blind or Low Sight Teachers; Inclusion: changing concepts, paradigms and life history. These are some themes, which can provoke interest on new researches in this working field, as knowledge is not stagnated, it is unfinished and only supports through the knowledge acquired every day.
Keywords: Professores - Formação - Manaus (AM)
Pessoas com deficiência visual - Manaus (AM)
Professores com deficiência - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Formação de professores
Professores com deficiência visual
Desafios e superação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: LEMOS, Cátia de. Formação e práxis do professor cego ou com baixa visão de Manaus. 2019. 83 f. Dissertação - (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7416
Issue Date: 3-Nov-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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