???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7490
???metadata.dc.type???: Tese
Title: O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus
???metadata.dc.creator???: Silva, Thaiany Guedes da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ghedin, Evandro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bissoli, Michelle de Freitas
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Fernandes, Wania Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee4???: Haiashida, Keila Andrade
???metadata.dc.contributor.referee5???: Gonçalves, Carolina Brandão
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, vinculada à linha “Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos”, objetiva compreender como os conhecimentos sobre os processos cognitivos da emoção podem implicar nas mediações pedagógicas da formação contínua dos professores do Bloco Pedagógico Semed-Manaus. Orienta-se na perspectiva metódica da hermenêutica crítica, cunhada por Paul Ricoeur (1983, 1978, 1977), que auxiliou a construção e interpretação dos dados, tais como: pesquisa documental, observação de campo e entrevistas realizadas no contexto da formação contínua dos professores do Bloco Pedagógico da DDPM SEMED/Manaus. Fundamenta-se nos campos da Ciência Cognitiva e Neurociência Cognitiva, principalmente no trabalho de A. Damásio (1996, 2000, 2011, 2018). Desta pesquisa resulta a compreensão de que os processos cognitivos das emoções e sentimentos atuam mobilizando outros recursos cognitivos indispensáveis à aprendizagem, como atenção e memória. Diante do que propõe Damásio, estamos assumindo que a aprendizagem acontece como uma passagem da experiência à vivência mediada pela valência, ou seja, o valor do objeto da experiência para o sujeito que aprende. Verificamos que a formação de professores do Bloco Pedagógico possui inúmeras fragilidades e contrariedades entre os objetivos informados nos documentos e as práticas desenvolvidas junto aos professores. Concluímos que é mais profícua a mediação pedagógica que estrutura o conteúdo das formações de modo a permitir o diálogo e integração com as subjetividades individuais e sociais dos professores. O sujeito que trabalha deve ser ponto recursivo de diálogo sobre o trabalho docente. Entretanto, o trabalho indica que essa compreensão encontra obstáculos políticos e econômicos que se interpõem para legitimar e manter o padrão atual de desenvolvimento profissional dos docentes da rede pública municipal de educação.
Abstract: The research developed in the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Amazonas, linked to the "Educator's Training and Praxis Facing the Amazon Challenges" line, aims to understand how knowledge about the cognitive processes of emotion can pedagogical mediation of the continuous training of teachers of the Semed-Manaus Pedagogical Block. It is guided by the methodical perspective of critical hermeneutics, coined by Paul Ricoeur (1983, 1978, 1977), who assisted in the construction and interpretation of data, such as documentary research, field observation and interviews carried out in the context of continuing teacher education of the SEMED / Manaus DDPM Pedagogical Block. It is based in the fields of Cognitive Science and Cognitive Neuroscience, mainly in the work of A. Damásio (1996, 2000, 2011, 2018). From this research results the understanding that the cognitive processes of emotions and feelings act by mobilizing other cognitive resources indispensable to learning, such as attention and memory. Given what Damasio proposes, we are assuming that learning happens as a passage from experience to experience mediated by valence, that is, the value of the object of experience for the learner. We verified that the teacher training of the Pedagogical Block has numerous fragilities and contradictions between the objectives informed in the documents and the practices developed with the teachers. We conclude that it is more profitable to pedagogical mediations that structure the content of the formations in order to allow the dialogue and integration with the individual and social subjectivities of the teachers. The subject who works should be a recursive point of dialogue about the teaching work. However, the work indicates that this understanding encounters political and economic obstacles that intervene to legitimize and maintain the current pattern of professional development of teachers in the municipal public education network.
Keywords: Emoções e cognição
Professores - Formação
Secretaria Municipal de Educação de Manaus
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Processo cognitivo da emoção
Formação contínua de professores
Mediações pedagógicas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Thaiany Guedes da. O processo cognitivo das emoções: perspectivas à formação contínua dos professores do bloco pedagógico da SEMED/Manaus. 2019. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7490
Issue Date: 26-Sep-2019
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_ThaianySilva_PPGE.pdf2.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons