???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7616
???metadata.dc.type???: Tese
Title: O pensamento crítico na formação de professores
???metadata.dc.creator???: Araújo, Ruth Cristina Soares Gomes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ghedin, Evandro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Franco, Maria Amélia Santoro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Araujo, Cleusa Suzana Oliveira de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Barros, João Luíz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee4???: Anahi, Veleida
???metadata.dc.contributor.referee5???: Suanno, Marilza Vanessa Rosa
???metadata.dc.description.resumo???: O pensamento crítico surge de um processo de reflexão, assim sendo, este trabalho entende que a reflexão é componente indispensável para a formação do pensamento crítico. Isto significa dizer que para ser crítico tem que ser reflexivo, por isso trazemos a proposta de uma formação reflexivo-crítica sustentada pelos fundamentos das neurociências e da psicologia cognitiva. Para tanto, partiu-se do seguinte problema: Como o processo cognitivo do pensamento é mobilizado para a formação do professor reflexivo-crítico nas mediações pedagógicas nos cursos de licenciatura do CESP/UEA? Deste modo, desenhamos como objetivos geral da pesquisa: compreender como o processo cognitivo do pensamento é mobilizado para a formação do professor reflexivo-crítico. E como objetivos específicos: Conhecer quais processos cognitivos mobilizam o pensamento na formação do professor reflexivocrítico a partir dos estudos da psicologia cognitiva e das neurociências; 2) Discutir a percepção dos moradores de Parintins sobre a contribuição das universidades no município, evidenciando a relação entre formação superior, desenvolvimento econômico e social e a formação do pensamento crítico; 3) Discutir o processo de formação do professor reflexivo-crítico na perspectiva do pensamento crítico, e; 4) Analisar como as mediações pedagógicas nos cursos de licenciatura possibilitam a formação do professor reflexivo-crítico. A pesquisa realizou-se numa perspectiva dialética pois compreende o objeto de estudo como um processo dinâmico construído na relação entre sujeitos histórico-sociais, já que o pensamento crítico não é inato, mas é desenvolvido nas mediações pedagógicas nos cursos de formação de professores, constituindo-se numa formação reflexivo-crítica. De natureza qualitativa, foi realizada no Centro de Estudos Superiores de Parintins, cujo os sujeitos foram 52 (cinquenta e dois) docentes dos cursos de licenciatura, 06 (seis) egressos que concluíram no período de 2013/2 a 2017/2 e 139 (cento e trinta e nove) moradores do município. Foram utilizadas como técnicas de pesquisa: A Pesquisa Documental, o Questionário, o Grupo Focal Formativo e a Entrevista semiestruturada. Defende a tese de que o processo cognitivo do pensamento mobilizado pelas mediações pedagógicas possibilita a formação do professor reflexivo-crítico, proporcionando aos futuros educadores uma formação baseada na reflexão-ação e na indissociabilidade da teoria e da prática. Os dados apontam que a formação do pensamento crítico ainda não está construído de maneira sólida nas mediações pedagógicas nos cursos de licenciatura. Isto porque nas vozes dos docentes, assim como dos egressos, a temática encontra-se frágil e em processo de construção de seu real significado.
Abstract: Critical thinking arises from a process of reflection, so this work understands that reflection is an indispensable component for the formation of critical thinking. This means that to be critical one has to be reflective, so we bring the proposal of a reflexive-critical formation supported by the foundations of neurosciences and cognitive psychology. To do so, the following problem has been started: How is the cognitive process of thought mobilized for the formation of the reflexive-critical teacher in the mediating pedagogically courses of the CESP/UEA? In this way, we designed as general research objectives: to understand how the cognitive process of thought is mobilized for the formation of the reflexive-critical teacher. And as specific objectives: To know which cognitive processes mobilize thinking in the formation of the critical-reflexive teacher from the studies of cognitive psychology and neuroscience; 2) To discuss the perception of Parintins residents about the contribution of universities in the municipality, highlighting the relationship between higher education, economic and social development and the formation of critical thinking; 3) To discuss the process of formation of the critical-reflexive teacher from the perspective of critical thinking, and 4) To analyze how the pedagogical interventions in undergraduate courses enable the formation of the critical-reflexive teacher. The research was carried out from a dialectic perspective because it understands the object of study as a dynamic process built on the relationship between historical-social subjects, since critical thinking is not innate, but is developed in the pedagogical mediations in teacher training courses, constituting a reflexive-critical formation. Of a qualitative nature, it was held at the Centre for Higher Studies in Parintins, whose subjects were 52 (fifty-two) teachers in the undergraduate courses, 06 (six) egresses who concluded in the period 2013/2 to 2017/2 and 139 (one hundred and thirty-nine) residents of the municipality. The following research techniques were used: the Documentary Survey, the Questionnaire, the Formative Focus Group and the Semi-structured Interview. It defends the thesis that the cognitive process of thought mobilized by pedagogical mediations enables the formation of the reflective-critical teacher, providing future educators with a formation based on reflection-action and the indissociability of theory and practice. The data indicate that the formation of critical thinking is not yet constructed in a solid way in the pedagogical mediations in the undergraduate courses. This is because in the voices of the teachers, as well as of the egress, the theme is fragile and in the process of constructing its real meaning.
Keywords: Pensamento crítico
Reflexão (Materialismo dialético)
Professores - Formação
Aconselhamento entre pares estudantes
Construtivismo (Educação)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Pensamento crítico
Reflexão
Formação de Professores
Mediações Pedagógicas
Processos cognitivos
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: ARAÚJO, Ruth Cristina Soares Gomes. O pensamento crítico na formação de professores. 2019. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7616
Issue Date: 22-Nov-2019
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_RuthAraujo_PPGE.pdf2.53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons