???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7876
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas
???metadata.dc.creator???: Dolzane, Maria Ione Feitosa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Dal Molin, Beatriz Helena
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, Antonia Silva de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Rebelo, Luiza Maria Bessa
???metadata.dc.contributor.referee4???: Castro Junior, Alberto Nogueira de
???metadata.dc.contributor.referee5???: Menezes, Crediné Silva de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa resulta da análise das práticas pedagógicas do Centro de Formação Tecnológico CEFORT-AM, a partir de um estudo teórico-empírico realizado em aliança com a Filosofia da Diferença, na perspectiva dos teóricos Gilles Deleuze e Félix Guattari. O estudo apresenta a cartografia do Programa PNAIC-AM, como ressonância de uma experimentação singular no campo da Formação Continuada no Amazonas, concebida como processo de subjetivação a partir do agenciamento das tecnologias de comunicação digital em um movimento de construção de uma Geopedagogia da imanência Digital, constituindo-se em uma outra ambiência de formação continuada. Portanto, as considerações são apresentadas como um movimento em aberto resultante de uma rede de relações que envolveu muitos personagens com base na filosofia da diferença a partir de diferentes movimentos e seus desdobramentos, encontrando na cartografia, coerência representativa, visto que esta também faz parte da trama que fundamenta a concepção de imanência no plano do uso das NTICD como recurso para a gestão e formação continuada de professores do ensino básico no Amazonas.
Abstract: This research is the results of an analysis from Technology Formation Center – CEFORT-AM practices, starting from a study theoretical – empirical performed with the Difference of Philosophy, in a perspective of bookishs as Gilles Deleuze and Félix Gattari. The study presents the cartography from the program PNAIC – AM, as resonance from an singularxperimentation in the field of Continuing Teacher Training in Amazonas, conceived as a process of subjectivation as of support from digital communication in a motion of construction of a geopedagogy of digital immanence, composing another ambience of continuing training. Therefore, the considerations presented as an open movement resulting from a relation network involved many different characters based on a diference philosophy from many different movements and their respective deployments, finding in a cartography, representative coherence, whereas this one also it’s part of the plot that grounds the conception of immanence on the plan of using NTICD as a tool for management of continuing teacher training from basic education.
Ce travail a été conçu par des analyses pédagogique du Centre de Formation Technologie d’Amazonas CEFORT-AM, à partir d’un 'étude théorique - empirique réalisé avec la philosophie de la différence sur la perspective des théoriciens Gilles Deleuze et Félix Guattari. Dans cette recherche intitulé géopédagogie de l’immanence digital: une autre ambiance de formation continue de maîtres, notre but est centré sur l’analyse de la cartographie du programme PNAIC-AM. Ce programme est une expérimentation singulier dans le cadre de formation continue de maîtres de l’état d’Amazonas au Brésil, créé avec l’utilisation des Technologies digitales avec l'idée de l’immanence digital. Donc le résultat est présenté comme un mouvement encore en cours, créé par des différentes personnages, en utilisant la cartographie et la philosophie de la différence comme base principal des nouvelles technologies de l’information et communication digital (NTICD) pour la formation continue de maîtres.
Keywords: Professores - Formação Continuada
Geopedagogia da imanência digital
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Práticas pedagógicas
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Formação continuada
Tecnologia digital
Ambiente virtual
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: DOLZANE, Maria Ione Feitosa. Geopedagogia da imanência digital: uma outra ambiência de formação continuada de professores no Amazonas. 2020. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Faculdade de Educação, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7876
Issue Date: 22-Jul-2020
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_MariaIoneDolzane_PPGE.pdfTese_MariaIoneDolzane_PPGE5.77 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.