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dc.creatorBene, Leonel Elias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7532626401305433por
dc.contributor.advisor1Garcia, Fabiane Maia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062882509525303por
dc.contributor.referee1Nivagara, Daniel-
dc.contributor.referee1Lattes*por
dc.contributor.referee2Borges, Heloisa da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9429409939324333por
dc.contributor.referee3Sousa, Lourenco Lino de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5631059045188784por
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.citationBENE, Leonel Elias. Política de formação de professores para a Educação Básica em Moçambique e no Brasil: contornos e proximidades. 2021. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8347-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “Política de formação de professores para a Educação Básica em Moçambique e no Brasil: contornos e proximidades”, se desenvolveu no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas e contou com o financiamento da CAPES. O estudo analisa as políticas educacionais e sua implicação sobre o campo da formação de professores em Moçambique e no Brasil, com seu desdobramento nos seguintes objetivos específicos: resgatar os aspetos históricos do processo de formação de professores, contextualizando as principais mudanças pelas quais passou a formação de professores, especialmente em termos legais; examinar o contexto atual do processo de formação de professores; analisar as variáveis de oferta pela formação de professores para os anos iniciais da Educação Básica (EB) e por fim, identificar as concepções dos formandos do IFP de Chitima e do Curso de Pedagogia da UFAM face a sua escolha pelo curso, permanência e vitalidade da formação no contexto da EB em Moçambique e no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem Mista (quantitativa e qualitativa), com um levantamento bibliográfico que ancora teoricamente os aspectos históricos, sociais, políticos e culturais da formação de professores e da profissão docente no conjunto das políticas públicas envolvidas. Paralelamente, também um levantamento documental para a análise da legislação e das políticas de formação de professores implementadas nos últimos anos, cuja análise se fez a luz da materialidade histórica. O estudo contou ainda com a aplicação de um questionário para a análise das variáveis de escolha pelo curso que habilita a docência dos anos iniciais da EB. As bases teóricas e históricas analisadas, indicam que a formação de professores nos dois países apresenta desafios que vão sendo sucessivamente conduzidos para anos posteriores, e que o quadro de alteração na formação de professores apresentou descontinuidade ao longo do tempo, mas não apresenta, de fato, rupturas evidenciadas pelos diferentes modelos experimentados pelos dois países. Constatamos, ao nível dos contornos formativos, que cada país tem características próprias que respondem às suas necessidades formativas, em função do contexto histórico em que se encontraram submersos. A análise da formação de professores nas duas realidades permite-nos assegurar que os contornos de sua formação, as condições, as características dos processos formativos alicerçadas nas políticas de formação, produzem diferenciações formativas. Mas mesmo assim, estas são influenciadas por políticas mais globais para as quais, a formação de professores indica surgir da necessidade de dar resposta ao mundo do trabalho, que está em constante transformação. O lócus da formação docente é representado por instituições cujo nível é diferente (básico e médio em Moçambique e Superior, no Brasil). As políticas mais globais afetam as propostas no campo da formação de professores. Por fim, as reformas instituídas no ano de 2019, nos dois países, apontam uma valorização no desenvolvimento de competências e habilidades, tudo tendo em vista a colocar o professor como uma espécie de empreendedor de si mesmo para dar resposta aos ditames do capital. Denotamos certa proximidade no que diz respeito a questão da permanência e das expectativas quanto ao curso. Percebemos com base nos dados coletados, que nos anos analisados a procura pela formação docente é superior as vagas disponibilizadas nos dois países, apesar dos índices de evasão que registram em maiores proporções, na realidade brasileira.por
dc.description.abstractThe research entitled "Teacher training policy for Basic Education in Mozambique and Brazil: outlines and proximities" was developed in the Postgraduate Programme in Education at the Federal University of Amazonas and was funded by CAPES. The study analyses the educational policies and their implication on the teacher education field in Mozambique and Brazil with its unfolding in the following specific objectives: To rescue the historical aspects of the teacher education process by contextualizing the main changes that teacher education has undergone, especially in legal terms; to examine the current context of the teacher education process; to analyse the variables of supply for teacher education for the initial years of Basic Education (EB) and finally, to identify the conceptions of the trainees of the IFP of Chitima and the Pedagogy Course of UFAM regarding their choice for the course, permanence and vitality of the training in the context of EB in Mozambique and Brazil. This is a mixed approach research (quantitative and qualitative), with a bibliographical survey that anchors theoretically the historical, social, political and cultural aspects of teacher training and the teaching profession in the set of public policies involved. In parallel, a documentary survey for the analysis of legislation and teacher training policies implemented in recent years whose analysis was made in the light of historical materiality. The study also counted on the application of a questionnaire for the analysis of the variables of choice for the course that qualifies the teaching of the initial years of the EB. The theoretical and historical bases analysed indicate that teacher education in both countries presents challenges that are successively conducted to later years and that the framework of change in teacher education presented discontinuity over time, but does not present in fact ruptures evidenced by the different models experienced by the two countries. We found, at the level of the formative contours, that each country has its own characteristics that respond their formative needs according to the historical context in which they were submerged. The analysis of the teacher training in both realities allows us to ensure that the outlines of their training, the conditions, the characteristics of the training processes based on training policies produce training differentiations. But even so, these are influenced by more global policies for which teacher training indicates the need to respond to the world of work that is in constant transformation. The locus of teacher training is represented by institutions whose level is different (basic and medium in Mozambique and higher in Brazil), the more global policies affect the proposals in the field of teacher training. Finally, the reforms instituted in 2019 in both countries point to a valorisation in the development of competences and skills all with a view to placing the teacher as a kind of entrepreneur of himself to respond to the dictates of the capital. We noticed a certain proximity with regard to the issue of permanence and expectations about the course. We noticed, based on the data collected, that in the years analysed, the demand for teacher education is higher than the vacancies available in both countries, despite the dropout rates that register higher proportions in the Brazilian reality.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/47227/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LeonelBene_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProcesso formativo de professorespor
dc.subjectEstudo e ensinopor
dc.subjectProfessores - Contexto socialpor
dc.subjectEducação - Históriapor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titlePolítica de formação de professores para a Educação Básica em Moçambique e no Brasil: contornos e proximidadespor
dc.title.alternativeTeacher training policy for Basic Education in Mozambique and Brazil: outlines and proximitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0121-0416por
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5293-8493por
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7629-7056por
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0378-8684por
dc.subject.userPolíticas Educacionaispor
dc.subject.userFormação de professorespor
dc.subject.userEducação Básicapor
dc.subject.userMoçambique e Brasilpor
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