???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8401
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Da imprensa para a sala de aula: o gênero notícia como fator motivador para a prática de produção do texto dissertativo-argumentativo
???metadata.dc.creator???: Machado, Auxiliadora Fonseca 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Sérgio Augusto Freire de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Teixeira, Wagner Barros
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa situa-se no campo da Linguística Aplicada (LA) e tem como objetivo geral refletir acerca do gênero notícia como fator motivador para o texto discursivo dissertativo-argumentativo, evidenciando a produção escrita de discentes do Ensino Médio. Para tal fim, os objetivos específicos foram (1) investigar como o gênero notícia pode favorecer o domínio argumentativo nas práticas de produção escrita dos alunos; (2) elaborar, testar e apresentar um modelo de sequência didática centralizado no gênero jornalístico notícia que auxilie no aprimoramento da produção escrita de textos dissertativo-argumentativos por alunos da educação básica, (3) analisar as construções escritas dos alunos como uma atitude ativa-responsiva.Como base teórica, este trabalho fundamenta-se em Bakhtin ([1950] 2011), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Geraldi (2013), Lage (2001), Traquina (2005) e Rodrigues (2001). Como esta é uma pesquisa de natureza qualitativa-interpretativista, caracterizada como pesquisa-ação, pautaremos o referencial metodológico em Chizzotti (2000) e Gil (2008). Os dados foram gerados em uma escola do município de Parintins pertencente à Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM). Os participantes desta pesquisa foram alunos de uma turma do 2º ano do Ensino Médio, os quais produziram textos escritos para análise desta pesquisa, em uma perspectiva compreensiva-responsiva por meio da notícia. Este trabalho apresenta resultados com o desenvolvimento de práticas de produção escrita em uma abordagem dialógica, que destacam os posicionamentos pautados em informações do gênero notícia que despertaram para uma provocação da construção argumentativa ativa-responsiva e de intervenção cidadã desses jovens autores.
Abstract: This research is located in the field of Applied Linguistics (LA) and its general objective is to reflect on the news genre as a motivating factor for the discursive discourse-argumentative text, evidencing the written production of high school students. To this end, the specific objectives were (1) to investigate how the news genre can favor the argumentative domain in students' written production practices; (2) elaborate, test and present a didactic sequence model centered on the journalistic news genre that helps in the improvement of the written production of essay-argumentative texts by basic education students, (3) analyze the students' written constructions as an active responsive attitude. As a theoretical basis, this work is based on Bakhtin ([1950] 2011), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004); Geraldi (2013); Lage (2001), Traquina (2005), Rodrigues (2001). As this is a qualitative-interpretative research, characterized as action research, we will guide the methodological framework in Chizzotti (2000) and Gil (2008). The data were generated in a school in the municipality of Parintins belonging to the Education and Quality of Education Department of Amazonas/SEDUC-AM. The participants of this research were students of a class of the 2nd year of High School, who produced written texts for analysis of this research, in a comprehensive-responsive perspective through the News. This work presents results with the development of written production practices in a dialogical approach, which highlight the positions based on information of the news genre that awoke to a provocation of the active-responsive argumentative construction and citizen intervention of these young authors.
Keywords: Linguística aplicada
Língua Portuguesa - Ensino Médio
Notícia - Gênero textual
Letramento
Qualidade do ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: LÍNGUISTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Língua Portuguesa
Gêneros discursivos
Notícia
Texto dissertativo-argumentativo
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: MACHADO, Auxiliadora Fonseca. Da imprensa para a sala de aula: o gênero notícia como fator motivador para a prática de produção do texto dissertativo-argumentativo. 2021.166 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8401
Issue Date: 17-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AuxiliadoraMachado_PPGL.pdfDissertação_AuxiliadoraMachado_PPGL3.29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.