???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8407
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagem do conceito de função por meio de situações didáticas com microcontroladores digitais
???metadata.dc.creator???: Cabral, Ivan Hipólito Fonseca 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pio, José Luiz de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Amorim Neto, Alcides de Castro
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo teve for finalidade investigar “Como os conceitos de função matemática podem ser assimilados em níveis de abstrações mais próximas da realidade sem comprometer o formalismo matemático necessário?”, tendo em vista que o modelo de ensino de matemática apresenta, em geral, os conteúdos de forma abstrata, descontextualizados e distantes dos fenômenos relacionados a eles. A partir do problema da pesquisa, o trabalho teve por objetivo “definir um processo de ensino e aprendizagem de função matemática, integrado a ação do sujeito sobre uma arquitetura tecnológica”. De forma específica, o estudo buscou desenvolver o arcabouço tecnológico baseado em microcontrolador digital como representação de função matemática; discutir e analisar o desenvolvimento de situações didáticas num contexto de método ativo que promovam a ação do sujeito para o aprendizado de conceitos de função; e avaliar os resultados experimentais para verificação da aprendizagem dos conceitos formais desenvolvidos. Dessa forma, para responder as questões da pesquisa e alcançar os objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa na modalidade de aplicação experimental, onde por meio do planejamento, concepção, aplicação e avaliação de uma sequência de experimentos fizemos uma intervenção pedagógica em caráter experimental pautada, principalmente, nas bases teóricas da epistemologia genética e Piaget e nos pressupostos metodológicos das situações didáticas de Guy Brousseau. A primeira fase da pesquisa refere-se à caracterização dos sujeitos da pesquisa através do teste diagnóstico, os achados indicam que os sujeitos apresentam dificuldades de abstração fruto da abordagem pedagógica predominantemente empirista. Frente a essa realidade, optamos pela aplicação do modelo didático baseado no microcontrolador digital como fonte das abstrações dos conceitos de função matemática. Essa base conceitual aliada ao estudo das situações didáticas trouxe a perspectiva de uma nova dinâmica didático-pedagógica da sala de aula. Essa implementação metodológica permitiu a obtenção de resultados que indicaram condições favoráveis à aprendizagem e construção do conhecimento matemático, ao estimular o engajamento e a mobilização de esquemas de ação que envolvem os conceitos de função inicialmente esperados.
Abstract: The purpose of the study was to investigate “How can the concepts of mathematical function be assimilated at levels of abstractions closer to reality without compromising the necessary mathematical formalism?”, Considering that the mathematics teaching model presents, in general, the contents in an abstract way, decontextualized and distant from the phenomena related to them. Based on the research problem, the work aimed to "define a teaching and learning process of mathematical function, integrated with the subject's action on a technological architecture". Specifically, the study sought to develop the technological framework based on digital microcontroller as a representation of mathematical function; discuss and analyze the development of didactic situations in an active method context that promote the subject's action to learn function concepts; and evaluate the experimental results to verify the learning of the formal concepts developed. Thus, to answer the research questions and achieve the proposed objectives, we opted for the qualitative approach in the experimental application modality, where through the planning, design, application and evaluation of a sequence of experiments, we did a pedagogical intervention in experimental character based mainly on the theoretical bases of genetic epistemology and Piaget and on the methodological assumptions of the didactic situations of Guy Brousseau. The first phase of the research refers to the characterization of the research subjects through the diagnostic test, the findings indicate that the subjects present difficulties of abstraction as a result of the predominantly empiricist pedagogical approach. Faced with this reality, we opted for the application of the didactic model based on the digital microcontroller as a source of abstractions of the concepts of mathematical function. This conceptual basis combined with the study of didactic situations brought the perspective of a new didactic-pedagogical dynamic in the classroom. This methodological implementation allowed the achievement of results that indicated favorable conditions for the learning and construction of mathematical knowledge, by stimulating the engagement and mobilization of action schemes that involve the function concepts initially expected.
Keywords: Microcontroladores - Matemática
Funções (Matemática)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Função matemática
Microcontrolador
Situação didática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: CABRAL, Ivan Hipólito Fonseca. Aprendizagem do conceito de função por meio de situações didáticas com microcontroladores digitais. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8407
Issue Date: 30-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_IvanCabral_PPGECIM.pdf2.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons