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dc.creatorRibeiro, Janderson Bragança-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1637807300590744eng
dc.contributor.advisor1Silva, Camila Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520518346076110eng
dc.contributor.referee1Taffarel, Celi Nelza Zulke-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5691238604320892eng
dc.contributor.referee2Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379eng
dc.date.issued2021-10-13-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Janderson Braganca. Educação do Campo e Políticas de Permanência na RDS Canumã (2005-2015). 2021. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8561-
dc.description.resumoA pesquisa que confere corpo a este texto se debruçou sobre as políticas públicas de acesso e permanência na escola no âmbito da realidade campesina do Amazonas, seu objetivo geral consistiu em analisar os impactos das políticas públicas de acesso e permanência à educação básica sobre a Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário na primeira década da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Canumã-AM (2005-2015). Os objetivos específicos traçados foram: Relacionar o direito ao acesso e permanência na escola no contexto amazônico à educação do campo e ao desenvolvimento regional; Reconstruir sócio-historicamente a RDS Canumã a partir de documentos e depoimentos de moradores da Reserva; Compreender o papel da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário no tocante ao atendimento às comunidades e sujeitos que vivem na RDS Canumã; Discutir os desafios do acesso e da permanência na escola com educadores e estudantes da RDS estudada. O desenho metodológico construído para o desenvolvimento da investigação parte do método Materialismo Histórico-Dialético, ao passo que institui uma pesquisa de natureza básica e do tipo exploratória – as estratégias e instrumentos se fundamentam no uso da pesquisa bibliográfica e documental, para a frente de dados secundários, e o que descrevemos como parte empírica da pesquisa está apoiada na aplicação de formulários on line utilizando a plataforma digital googleforms, para a frente dos dados primários. No âmbito da pesquisa bibliográfica trabalhamos com as publicações ligadas direta e indiretamente ao tema da pesquisa, no sentido de produzir uma síntese de como a literatura especializada vem pensando as questões cruciais deste projeto e ainda, buscamos construir um diálogo com os/as autores/as que têm se ocupado com temas correlatos à educação do campo, políticas públicas para a educação básica, desenvolvimento e as especificidades da região amazônica. Já a frente da pesquisa documental, tratou do levantamento, categorização e análise dos documentos sobre a criação e desenvolvimento da RDS, seus processos relacionados à escola, ao acesso e à permanência dos estudantes residentes na reserva em questão. A fase empírica contou com visitas exploratórias observando cuidados exigidos com a biossegurança à reserva para observações indiretas sobre o território da RDS, mantendo o distanciamento social por conta dos cuidados de prevenção do Coronavírus, na aplicação de formulários online as perguntas foram construídas com questões abertas previamente estruturadas segundo um tópico-guia e passaram pelos processos de categorização e análise – em última etapa foi realizada com base na Análise Textual Discursiva. Os principais resultados alcançados apontam que o transporte escolar, em função da nucleação da escola, é elemento crucial para o acesso e permanência na escola, não esquecendo que a educação (do campo) é direito nosso e dever do Estado, portanto é responsabilidade da União manter o financiamento para que se garantam as condições objetivas de trabalho, a valorização do magistério e a manutenção do transporte escolar.eng
dc.description.abstractA research that embodies this text focused on public policies for access and permanence in school within the rural reality of Amazonas, its general objective is to analyze the impacts of public policies on access and permanence to basic education on the State School Nossa Senhora do Rosário in the first decade of the Sustainable Development Reserve (RDS) Canumã-AM (2005-2015). The specific objectives outlined were: To relate the right to access and stay at school in the Amazon context to rural education and regional development; Reconstruct the RDS Canumã socio-historically from documents and testimonies of residents of the Reserve; Understand the role of the Nossa Senhora do Rosário State School in terms of serving the communities and subjects who live in the RDS Canumã; Discuss the challenges of accessing and staying in school with educators and students from the studied RDS. The methodological design built for the development of the investigation is based on the Historical-Dialectical Materialism method, while establishing a basic and exploratory type of research - the strategies and instruments are based on the use of bibliographic research and documentary, in front of secondary data, and what we describe as an empirical part of the research is supported by the application of online forms using the google forms digital platform, in front of primary data. Within the scope of bibliographic research, we work with publications directly and indirectly linked to the research topic, in order to produce a synthesis of how the specialized literature has been thinking about the crucial issues of this project and also, we seek to build a dialogue with the authors which have been occupied with themes related to rural education, public policies for basic education, development and the specificities of the Amazon region. As for the documental research, it dealt with the survey, categorization and analysis of documents on the creation and development of the RDS, its processes related to the school, access and permanence of students residing in the reservation in question. The empirical phase included exploratory visits observing the care required with biosafety to the reserve for indirect observations on the territory of the RDS, maintaining social distance due to the prevention of Corona-virus, in the application of online forms the questions were built with questions opened previously structured according to a guide topic and went through the processes of categorization and analysis – in the last stage it was carried out based on Discursive Textual Analysis. The main results achieved show that school transport, due to the nucleation of the school, is a crucial element for access and permanence in school, not forgetting that (Rural) education is our duty of the State, therefore it is the responsibility of the State to maintain the Financing so that objective working conditions are maintained that teaching is valued that transport is maintained, it is school, as it is a fundamental element for staying in school.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/50962/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Janderson_Braganca_Ribeiro.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleEducação do Campo e Políticas de Permanência na RDS Canumã (2005-2015)eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2348-9350eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4914-9530eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1940-9477eng
dc.subject.userEducação do Campopor
dc.subject.userPolíticas Públicaspor
dc.subject.userAcesso e Permanênciapor
dc.subject.userAmazôniapor
dc.subject.userDesenvolvimento Sustentávelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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