???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8563
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação inicial docente na perspectiva do professor pesquisador e o desenvolvimento do processo cognitivo da criatividade
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Emanuela Ferreira de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ghedin, Evandro Luiz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Machado, Andrezza Belota Lopes
???metadata.dc.description.resumo???: A investigação que aqui se apresenta refere-se à temática da Formação de Professores. No Campo da Educação, diversas pesquisas ocupam-se desta temática, entretanto, quando delimitamos esse tema ao modelo de formação do Professor-Pesquisador e o desenvolvimento do processo cognitivo da Criatividade, reunimos um recorte pouco expressivo, que carece de mais estudos. Deste modo, levando-se em consideração este campo de pesquisa e nossa necessidade formativa no contexto amazônico, desenvolvemos esta pesquisa a qual se objetivou por conhecer como a Formação Inicial docente na perspectiva do Professor-Pesquisador desenvolve nos acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia o processo cognitivo da Criatividade. Para atingirmos este objetivo geral, delimitamos outros objetivos específicos que consistiram em identificar os pressupostos teóricos sobre a Formação de Professores na perspectiva do Professor-Pesquisador; compreender os principais estudos da Neurociência e da Psicologia Cognitiva que abordam o processo cognitivo da Criatividade e, refletir a relação entre a Formação de Professores na perspectiva do Professor-Pesquisador e o desenvolvimento do Processo Cognitivo da Criatividade. Nosso percurso teórico-metodológico se deu por uma abordagem Hermenêutica Crítica, buscando construir uma interpretação desta realidade posta, de natureza complexa e heterogênea. Nossas técnicas de pesquisa consistiram em revisões sistemáticas, pesquisa bibliográfica, estudo documental, questionários e entrevistas estruturadas com o intuito de responder à seguinte questão central: como a Formação Inicial docente na perspectiva do Professor-Pesquisador desenvolve nos acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia o processo cognitivo da Criatividade? O universo da pesquisa contemplou o Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas, participando do estudo 13 sujeitos, sendo 8 professores do curso e 5 egressos que já atuam na Educação Básica. Como resultados dessa investigação concluímos que a Criatividade como um processo cognitivo é um potencial humano, o qual pode ser desenvolvido por meio de interações ambientais que exijam do sujeito pensamento crítico, planejamento, resolução de problemas e originalidade, desse modo, a proposta formativa com base no paradigma do Professor-Pesquisador propõe este ambiente uma vez que o acadêmico sai da zona de passividade, utilizando a ferramenta da pesquisa para questionar sua própria prática, possibilitando a crítica, a criação de novos processos e a autonomia docente. Apesar desta constatação, concluímos também que, por mais que os professores que tiveram este tipo de formação possam ter um melhor desempenho criativo no âmbito profissional, é preciso considerar outros aspectos individuais como as questões emocionais e a saúde física e mental, bem como as questões relacionadas ao desenvolvimento e valorização profissional, como motivação, autonomia, identidade, remuneração e suporte físico e pedagógico para oportunizar o potencial criativo e genuíno.
Abstract: The investigation presented here refers to the theme of Teacher Education. In the field of education, several researches are concerned with this theme, however, when we delimit this theme to the teacher-researcher training model and the development of the cognitive process of creativity, we gathered a little expressive cut, which needs further studies. Thus, taking into account this field of research and our training need in the Amazon context, we developed this research which aimed to know how Initial Teacher Education from the perspective of the Professor-Researcher develops the cognitive process in undergraduate students in Pedagogy of Creativity. In order to achieve this general objective, we delimited other specific objectives that consisted of identifying the theoretical assumptions about Teacher Education from the perspective of the Professor-Researcher; understand the main studies of Neuroscience and Cognitive Psychology that address the cognitive process of Creativity and reflect the relationship between Teacher Education from the perspective of the Professor-Researcher and the development of the Cognitive Process of Creativity. Our theoretical-methodological path was based on a Critical Hermeneutics approach, seeking to build an interpretation of this posed reality, of a complex and heterogeneous nature. Our research techniques consisted of systematic reviews, bibliographical research, documental study, questionnaires and structured interviews in order to answer the following central question: how Initial Teacher Education from the perspective of the Professor-Researcher develops the cognitive process in undergraduate students in Pedagogy of Creativity? The universe of research included the Licentiate Degree in Pedagogy at the State University of Amazonas, with 13 subjects participating in the study, 8 of which were professors from the course and 5 graduates who already work in Basic Education. As a result of this investigation, we conclude that Creativity as a cognitive process is a human potential, which can be developed through environmental interactions that require critical thinking, planning, problem solving and originality from the subject, thus, the training proposal based on in the Professor-Researcher paradigm it proposes this environment once the academic leaves the passivity zone, using the research tool to question his own practice, enabling criticism, the creation of new processes and teaching autonomy. Despite this finding, we also concluded that, although teachers who had this type of training may have a better creative performance in the professional sphere, it is necessary to consider other individual aspects such as emotional issues and physical and mental health, as well as issues related to professional development and enhancement, such as motivation, autonomy, identity, remuneration and physical and pedagogical support to create opportunities for creative and genuine potential.
Keywords: Professores - Formação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
???metadata.dc.subject.user???: Formação de Professores
Professor-Pesquisador
Cognição
Reflexão
Criatividade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Emanuela Ferreira de. A formação inicial docente na perspectiva do professor pesquisador e o desenvolvimento do processo cognitivo da criatividade. 2021. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8563
Issue Date: 20-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_EmanuelaOliveira_PPGE4.25 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons