???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8618
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O funcionamento do Atendimento Educacional Especializado em escolas públicas do município de Parintins/AM
Other Titles: The functioning of Specialized Educational Attendance in public schools of the municipality of Parintins/AM
???metadata.dc.creator???: Lima, Merianne da Silva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, João Otacílio Libardoni dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Matos, Maria Almerinda de Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
???metadata.dc.description.resumo???: A educação Inclusiva é um movimento social e educacional disseminado e reconhecido mundialmente, e que fundamenta suas bases no respeito às diferenças e na valorização da diversidade humana. O Brasil possui diversos documentos legais acerca da defesa e promoção da inclusão escolar, nos sistemas de ensino, dos alunos público-alvo da educação especial que garante o acesso, a permanência, participação, dentre outras, a oferta do AEE. Contudo, não é suficiente apenas a existência destes marcos legais, mas o indispensável é que a legitimação aconteça na prática de forma efetiva. Desse modo, esta proposta de estudo objetiva conhecer, o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado, realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais para o atendimento dos alunos público-alvo da educação especial no município de Parintintins/AM. Assim para alcançá-lo foi analisado as narrativas dos professores participantes em três categorias de análise: (i) articulação entre professor do AEE e sala comum; (ii) articulação entre professores (AEE e sala comum) com a família do aluno PAEE; (iii) produção e adaptação de materiais didáticos/pedagógicos para os alunos do AEE nas SRM. Trata-se uma pesquisa de caráter descritivo e uma abordagem qualitativa. O lócus da coleta de dados foram duas Escolas da rede Estadual com SRM em funcionamento que atendem alunos do Ensino Fundamental II do município. Para coleta dos dados foi utilizada um roteiro de entrevista semiestruturada para os professores da SRM e sala comum. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temática. Os resultados apontam que apesar dos professores reconhecerem a importância e necessidade da parceria, a articulação acontece, mas de maneira tímida, pouco satisfatória, caminha a passos lentos por fatores como a incompatibilidade dos horários e como consequência a falta de planejamento conjunto e a ausência de formação. Da mesma forma que a articulação entre esses professores com a família do aluno PAEE, ainda acontece de forma pouco satisfatória, atribuindo a família a responsabilidade pelo não aprendizado do filho, pelo simples fato de não acompanharem as atividades que vão para casa. Quanto ao desenvolvimento de atividades para o AEE nas SRM pelas professoras, constatou-se que estas elaboram, executam o Plano do AEE com a devida definição do cronograma e das atividades do atendimento dos alunos conforme recomenda a Resolução nº 4/2009. Contudo, quanto aos recursos e materiais didáticos enviados pelo MEC para a composição das salas evidenciou-se que estes, a depender do nível de ensino do aluno, não atendem às necessidades dos professores e alunos, pois tornam-se desatualizados. Portanto, a forma como está organizado o AEE nas SRM, não tem desempenhado um trabalho a contento, segundo sua função, assim as Políticas Públicas voltadas a educação especial precisam ofertar esse serviço com condições de garantir o trabalho colaborativo e articulado entre os professores e a comunidade escolar, tão essencial ao processo de inclusão dos sujeitos alvo da educação especial.
Abstract: The Inclusive Education is a social and educational movement disseminated and recognized worldwide, and grounds its basis in respect to differences and in the valorization of the human diversity. Brazil has several legal documents about the defense and promotion of the school inclusion, in the teaching systems, the students` target audience of the special education that guarantees the access, the permanence, and participation, in between, the offering of Specialization Education Attendance (SEA). Otherwise, it is not enough only the existence of these legal resources, but it is foremost that the legitimation occurs in practice in an effective way. For this, the purpose of this study aims to know, the work of the Special Education Attendance, accomplished in the Multifunctional Resources Classroom (MRC) to the students` target audience attendance of the special education in the municipality of Parintins/AM. Thus, to reach it out was analyzed the participant teachers` narratives in three categories of analyses: (i) articulation between SEA teacher and common classroom; (ii) articulation between teachers (SEA and common classroom) with student`s family; (iii) production and adaptation of pedagogical/teaching materials to the students from SEA in the MRC. It is research of descriptive nature and a qualitative approach. The locus to data collection were two Schools from the State system with MRC in operation that receives Secondary School students of the municipality. For data collection was used a semi-structured interview framework to teachers of the MRC and the common classroom. The data researched by the thematic content analysis. The results show that in spite of the teachers recognize the importance and the partnership need, the articulation occurs, however timidly, a little satisfactory, it goes at a slow pace by factors such as the incompatibility of timetable and as consequence the absence of group planning and lack of qualification. In this way, the articulation between these teachers with the family, proved unsatisfactory, giving the family the responsibility for the child`s failure to learn, by the simple fact of not monitoring the activities that go to school. About the development of activities to SEA in the MRC by teachers, it was observed that they developed, executed the SEA Planning with due definition of the schedule and the students` attendance activities according to what the Resolution nº 4/2009 recommends. Although, the resources and teaching materials sent by MEC to the organization of the classrooms, depending on the level of the student`s teaching, don`t attend the teachers` and students` needs, because they become outdated. Therefore, the SEA organized in the MRC has not played a major role, according to its function. The Public Politics aimed to special education need to offer this service with conditions to guarantee the collaborative and articulated work between the teachers and school community so essential to the inclusion process of the target subjects from the special education.
Keywords: Educação inclusiva - Parintins (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação Especial
Inclusão
Atendimento Educacional Especializado
Salas de Recursos Multifuncionais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: LIMA, Merianne da Silva. O funcionamento do Atendimento Educacional Especializado em escolas públicas do município de Parintins/AM. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8618
Issue Date: 4-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MerianneLima_PPGE.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons