???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8654
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Música e inclusão: uma análise legal, política e teórico-metodológica
Other Titles: Music and inclusion: a legal, political and theoretical-methodological analysis
???metadata.dc.creator???: Miranda, Axon Moreira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Matos, Maria Almerinda de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Justamand, Michel
???metadata.dc.contributor.referee2???: Fernandes, Wania Ribeiro
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Musical para o público-alvo da Educação Especial é um desafio na educação brasileira. Sob esse olhar esta pesquisa buscou identificar na legislação, políticas e concepções teórico-metodológicas em Educação Musical no contexto da inclusão. Fundamentou-se em pressupostos teóricos sobre a Educação Musical, a Educação Especial, a Inclusão e o ensino de Arte/Música no Brasil. Para tanto, configurou-se em pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica com foco na análise documental em uma abordagem dialética. O percurso desta pesquisa iniciou-se com a especificação do contexto legal e político do ensino da Arte para todos para o exercício pleno da cidadania, sem discriminações, com as mudanças que ocorreram com a legislação ao longo dos anos até a proposta da Educação Musical amparada pela Lei 11.769/2008 que torna o ensino de música obrigatório nas escolas do país. Na segunda seção descrevemos os métodos ativos existentes na área da Educação Musical que estão relacionados ao processo da Educação Inclusiva e, por fim, buscamos compreender a contribuição da proposta do educador musical Jaques-Dalcroze em ambientes heterogêneos para a promoção da aprendizagem de todos os alunos. Ao final, tecemos nossas considerações sobre o assunto proposto entendendo a contribuição da Arte/música no processo de ensino e aprendizagem educacional mesmo com as dificuldades da implementação da Lei 11.769/2008, destacamos a importância dos métodos ativos em educação musical possibilitando uma educação integral do ser humano e enfatizamos a contribuição da proposta de Émile Jaques-Dalcroze em ambientes heterogêneos sob a relação música-movimento por meio de uma escuta ativa, movimento e reflexão, ligados aos fatores mentais, sensíveis e sensório-motores. Apesar da escassa quantidade de trabalhos escritos sobre o tema, esperamos com essa pesquisa contribuir e trazer reflexões importantes acerca da Educação Musical no âmbito da Educação Especial no contexto inclusivo para o exercício pleno da cidadania.
Abstract: Music Education for the target audience of Special Education is a challenge in Brazilian education. From this perspective, this research sought to identify in legislation, policies and theoretical-methodological conceptions in Music Education in the context of inclusion. It was based on theoretical assumptions about Music Education, Special Education, Inclusion and the teaching of Art/Music in Brazil. For that, it was configured in qualitative research, of bibliographical nature, with a focus on documental analysis in a dialectical approach. The course of this research began with the specification of the legal and political context of teaching Art for all for the full exercise of citizenship, without discrimination, with the changes that occurred with the legislation over the years until the proposal of Supported Music Education by Law 11.769/2008 which makes music teaching mandatory in schools across the country. In the second section, we describe the existing active methods in the area of Music Education that are related to the process of Inclusive Education and, finally, we seek to understand the contribution of music educator Jaques-Dalcroze proposal in heterogeneous environments to promote learning for all students. At the end, we weave our considerations on the proposed subject understanding the contribution of Art/music in the educational teaching and learning process despite the difficulties of implementing Law 11.769/2008, we highlight the importance of active methods in music education enabling a comprehensive education of the human being and we emphasize the contribution of Émile Jaques-Dalcroze proposal in heterogeneous environments under the music-movement relationship through active listening, movement and reflection, linked to mental, sensitive and sensorimotor factors. Despite the limited amount of papers written on the subject, we hope that this research will contribute and bring important reflections on Music Education in the context of Special Education in the inclusive context for the full exercise of citizenship.
Keywords: Música na educação
Educação Inclusiva
Música - Instrução e estudo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Arte/música
Educação Musical
Dalcroze
Educação Inclusiva
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MIRANDA, Axon Moreira. Música e inclusão: uma análise legal, política e teórico-metodológica. 2021. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8654
Issue Date: 30-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AxonMiranda_PPGE.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.