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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Paisagem e lugar: um estudo sobre os Terminais de Integração de Manaus - AM
Other Titles: Landscape and Place: a study about Integration Bus Terminals in Manaus - AM
???metadata.dc.creator???: Brito, Miguel Sá de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fortes, Mírcia Ribeiro
First advisor-co: Nogueira, Amélia Regina Batista
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fortes, Mircia Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nogueira, Amélia Regina Batista
???metadata.dc.contributor.referee3???: Oliveira, Paulo Wendell Alves de
???metadata.dc.contributor.referee4???: Aleixo, Natacha Cintia Regina
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem seu marco principal o estabelecimento da relação existente entre os sujeitos e a produção cotidiana nos Terminais de Integração do transporte coletivo do município de Manaus. Para isso, buscou-se responder aos seguintes questionamentos: Em quais contextos os Terminais de Integração deixam de ser um Lugar de passagem e tornam-se uma Paisagem do Medo para os usuários do transporte coletivo de Manaus? De que forma a Pandemia COVID-19 alterou a forma como os usuários produzem o espaço dos Terminais? e; os trabalhadores e trabalhadoras dos Terminais de Integração concebem este espaço da mesma forma que os usuários do transporte e/ou transeuntes? Para isso, foram então, pensados/organizados dois procedimentos metodológicos, sendo que o primeiro se deu a partir do levantamento de referenciais que possibilitam o fortalecimento das bases para a mesma. O segundo procedimento metodológico para a construção desta pesquisa foi o trabalho/pesquisa de campo com o objetivo de entrevistar e identificar os perfis dos sujeitos que utilizam os terminais de integração de Manaus. Para a melhor compreensão da forma como os usuários dos terminais percebem a Paisagem, optou-se por priorizar os estudantes e trabalhadores/trabalhadoras ambulantes que têm os terminais enquanto lugar de passagem e espera para troca de transporte, assim como os que os utilizam enquanto fonte de renda, visto que estes sujeitos passam a ter uma relação mais rotineira com os espaços. Tendo por base uma Geografia de base fenomenológica, esta pesquisa buscou ir além da visão do pesquisador, voltando-se para o “olhar” do sujeito pesquisado e de sua experiência de vida. Desse modo, observou-se que as diferentes facetas e múltiplas vivências percebidas nos terminais os tornam locais de diversas experiências, seja como lugar de passagem, lugar do trabalho e, que também acabam tendendo para os perceberem enquanto Paisagens ou Lugares do Medo na cidade de Manaus. Por esta razão, acredita-se que esta pesquisa seja de grande relevância para o planejamento de ações futuras no ambiente dos Terminais de Integração de Manaus.
Abstract: This research has as its main landmark the establishment of the existing relationship between the subjects and the daily production in the Integration Terminals of collective transport in the city of Manaus. For this, we sought to answer the following questions: In which contexts do the Integration Terminals stop being a place of passage and become a Landscape of Fear for users of public transport in Manaus? How has the COVID-19 Pandemic changed the way users produce the Terminals space? and; Do workers at the Integration Terminals conceive of this space in the same way as transport users and/or passers-by? For this, two methodological procedures were thought/organized, the first of which was based on the survey of references that enable the strengthening of the bases for it. The second methodological procedure for the construction of this research was the work/field research with the objective of interviewing and identifying the profiles of the subjects that use the integration terminals of Manaus. For a better understanding of the way users of the terminals perceive the Landscape, it was decided to prioritize students and street workers who have the terminals as a place of passage and waiting to exchange transport, as well as those who use them as a source. income, since these subjects start to have a more routine relationship with spaces. Henceforth phenomenologically based Geography, this research sought to go beyond the researcher's vision, turning to the "look" of the researched subject and his life experience. In this way, it was observed that the different facets and multiple experiences perceived in the terminals make them places of different experiences, whether as a place of passage, a place of work and, which also tend to perceive them as Landscapes or Places of Fear in the city of Manaus. For this reason, it is believed that this research is of great relevance for the planning of future actions in the environment of the Manaus Integration terminals.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
???metadata.dc.subject.user???: Terminais de integração
Paisagens do Medo
Lugar do Medo
Manaus
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: BRITO, Miguel Sá de Souza. Paisagem e Lugar: um estudo sobre os Terminais de Integração de Manaus - AM. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8732
Issue Date: 11-Feb-2022
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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