???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8955
???metadata.dc.type???: Tese
Title: “Boi-bumbá é bom para ensinar”: a percepção dos professores do ensino superior e possibilidades na Educação Física
???metadata.dc.creator???: Cabo Verde, Evandro Jorge Souza Ribeiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, João Otacilio Libardoni dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Victor José Machado de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Cleverton José Farias de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Adan Renê Pereira da
???metadata.dc.contributor.referee4???: Pereira, Eveline Torres
???metadata.dc.description.resumo???: O Brasil desde sua gênese, é constituído por diferentes visões e identidades culturais, especificamente na região norte, o peso do Festival Folclórico de Parintins, contribui para que o país se consolide como multicultural e miscigenado, retratando a vida das comunidades nortistas. Estes podem ser evidenciados no âmbito educacional, se apresentam nas danças, ginásticas, lutas, jogos e brincadeiras, ou seja, no componente curricular Educação Física, que implica diretamente na atuação do professor de Educação Física. Assim, tivemos como objetivo neste estudo analisar a percepção de professores dos cursos de Licenciatura em Educação Física de Manaus em relação ao boi-bumbá e as possibilidades didático pedagógicos a partir da perspectiva autoetnográfica. A pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo descritiva. Quanto aos procedimentos técnicos, foram utilizados a pesquisa de campo, pesquisa documental e estudo autoetnográfico. Participaram da pesquisa cinco docentes de quatro Instituições de Ensino Superior entre públicas e privadas da cidade de Manaus/AM. Para a coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada. A análise de dados foi realizada por meio da Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado (MOREIRA; SIMÕES; PORTO, 2005). Os dados foram reunidos, configurando os capítulos desta tese. Dessa maneira, nossos resultados apontaram que, os professores das IES não têm conhecimento aprofundado sobre o boi-bumbá, a percepção está muito relacionada ao ritmo e movimento, apenas. Poucos utilizam o boi-bumbá em suas aulas, contudo, estão dispostos a participarem de capacitações para se apropriarem da temática. Quanto à perspectiva autoetnográfica, propomos possibilidades do trato didático-pedagógico do boi-bumbá na educação física escolar a partir da Arte-Educação. Este trabalho assenta-se no entendimento que, mesmo o Boi-bumbá estando contemplado no currículo escolar municipal e estadual, a temática não se sustenta no cotidiano de ensino e aprendizado dos estudantes como conteúdo de ensino.
Abstract: Brazil since its genesis, is constituted by different visions and cultural identities, specifically in the northern region, the weight of the Folkloric Festival of Parintins, contributes to the country's consolidation as multicultural and mixed race, portraying the life of northern communities. These can be evidenced in the educational scope, they are presented in dances, gymnastics, fights, games and games, that is, in the Physical Education curricular component, which directly implies the performance of the Physical Education teacher. Thus, the objective of this study was to analyze the perception of teachers of the Degree in Physical Education in Manaus in relation to boi-bumbá and the pedagogical didactic possibilities from an autoethnographic perspective. The research is characterized as qualitative and descriptive. As for the technical procedures, field research, documental research and autoethnographic study were used. Five professors from four Higher Education Institutions between public and private in the city of Manaus/AM participated in the research. For data collection, we used a semi-structured interview. Data analysis was performed using the Technique of Elaboration and Analysis of Units of Meaning (MOREIRA; SIMÕES; PORTO, 2005). The data were gathered, configuring the chapters of this thesis. In this way, our results showed that the HEI teachers do not have in-depth knowledge about the boi-bumbá, the perception is very related to the rhythm and movement, only. Few use boi-bumbá in their classes, however, they are willing to participate in training to appropriate the theme. As for the autoethnographic perspective, we propose possibilities of the didactic-pedagogical treatment of the boi-bumbá in school physical education based on Art-Education. This work is based on the understanding that, even though Boi-bumbá is included in the municipal and state school curriculum, the theme is not supported in the daily teaching and learning of students as teaching content.
Keywords: Bumba-meu-boi - Parintins (AM)
Professores de educação física - Entrevistas - Manaus (AM)
Educação física - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
???metadata.dc.subject.user???: Educação Física
Professor
Boi-bumbá
Physical Education
Teacher
Boi-bumbá
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CABO VERDE, Evandro Jorge Souza Ribeiro. “Boi-bumbá é bom para ensinar”: a percepção dos professores do ensino superior e possibilidades na Educação Física. 2022. 116 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8955
Issue Date: 7-Jul-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons