???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9043
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima
Other Titles: Teaching training and literary literacy: a proposal for mediation of literary reading with teachers of the Initials of Elementary School in Roraima
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Hellen Cris de Almeida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Becalli, Fernanda Zanetti
???metadata.dc.contributor.referee4???: Costa, Gilcilene Dias da
???metadata.dc.contributor.referee5???: Queiroz, Emanuela Carla Medeiros de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objeto de estudo, a investigação da formação docente referente a mediação da leitura a partir de uma perspectiva para o letramento literário por meio de uma proposta formativa para professores que atuam nos anos iniciais em uma escola municipal em Boa vista – RR. A questão central que norteou esta pesquisa foi: quais elementos da formação docente implicam na escolha de práticas de mediação de leitura na perspectiva do letramento literário? Para tanto, elegeu-se como objetivo geral analisar as articulações feitas pelo professor em sala de aula ao que se refere a leitura literária ao participar colaborativamente da construção do conhecimento literário em Encontros Formativos e através do método da pesquisa-ação. Definimos como objetivos específicos: compreender os elementos constitutivos do trabalho docente das professoras participantes da pesquisa; verificar as implicações dos Encontros Formativos na prática das professoras participantes durante a mediação da leitura literária e analisar os limites e possibilidades desses Encontros para a formação de professores no ensino da leitura literária em uma escola no município de Boa Vista – RR. A discussão teórica problematiza os conceitos a respeito de leitura, leitura literária, letramento literário e formação docente, apoiando-se em autores como Colomer (2003; 2007), Cosson (2010; 2014;2020; 2021); Kleiman (2004); Soares (2001; 2004; 2014), Zilberman (2003; 2007; 20019), dentre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com base na proposta de pesquisa-ação. Esta investigação envolveu oito professores formados em Pedagogia, atuantes nos anos iniciais em uma escola municipal na cidade de Boa Vista – RR. O percurso metodológico desta pesquisa-ação, perpassou quatro fases procedimentais que colaboraram com as reflexões apresentadas neste estudo: fase exploratória, promoção de encontros formativos, culminância do projeto de fomento à leitura e observação da prática docente. Dentre os resultados, aponta a necessidade da ampliação de pesquisas sobre formação e literatura nas escolas em que o professor participe efetivamente das tomadas de decisões coletivas. Aponta a necessidade da criação de políticas formativas que privilegiem a temática discutida. Além disso, os dados analisados evidenciam que os Encontros Formativos, configuram-se como possibilidade de processo de reflexão colaborativo que repercute no trabalho docente e contribui com formação de leitores literários.
Abstract: Esta investigación tiene como objetivo investigar la formación del profesorado en relación con la mediación de la lectura desde la perspectiva de la alfabetización literaria a través de una propuesta de formación para los profesores que trabajan en los primeros años en una escuela municipal en Boa vista - RR. La pregunta central que guió esta investigación fue: ¿qué elementos de la formación del profesorado implican en la elección de prácticas de mediación lectora desde la perspectiva de la alfabetización literaria? Para ello, se eligió como objetivo general analizar las articulaciones que hace el profesor en el aula sobre la lectura literaria al participar colaborativamente en la construcción del conocimiento literario en los Encuentros Formativos y a través del método de investigación-acción. Definimos como objetivos específicos: comprender los elementos constitutivos del trabajo docente de los profesores participantes en la investigación; verificar las implicaciones de los Encuentros Formativos en la práctica de los profesores participantes durante la mediación de la lectura literaria y analizar los límites y posibilidades de estos Encuentros para la formación de profesores en la enseñanza de la lectura literaria en una escuela del municipio de Boa Vista - RR. La discusión teórica problematiza los conceptos sobre lectura, lectura literaria, alfabetización literaria y formación docente, a partir de autores como Colomer (2003; 2007), Cosson (2010; 2014; 2020; 2021); Kleiman (2004); Soares (2001; 2004; 2014), Zilberman (2003; 2007; 2001), entre otros. Esta investigación es de naturaleza cualitativa, basada en la propuesta de investigación-acción. Esta investigación contó con la participación de ocho profesores licenciados en Pedagogía, que trabajan en los primeros años en una escuela municipal de la ciudad de Boa Vista - RR. El recorrido metodológico de esta investigación-acción, pasó por cuatro fases procesales que colaboraron con las reflexiones presentadas en este estudio: fase exploratoria, promoción de encuentros formativos, culminación del proyecto de promoción de la lectura y observación de la práctica docente. Entre los resultados, señala la necesidad de ampliar la investigación sobre formación y literatura en las escuelas donde el docente participe efectivamente en la toma de decisiones colectivas. Señala la necesidad de crear políticas de formación que privilegien el tema tratad. Los datos analizados evidencian que los Encuentros Formativos, se configuran como posibilidad de proceso de reflexión colaborativa que repercute en el trabajo docente y contribuye a la formación de los lectores literarios.
Keywords: Leitura - Estudo e ensino
Prática de ensino
Incentivo à leitura
Professores - Formação
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
Educação
Currículo
???metadata.dc.subject.user???: Leitura literária
Letramento literário
Encontros formativos
Formação docente
Pesquisa-ação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: RODRIUES, Hellen Cris de Almeida. Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima. 2022. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9043
Issue Date: 29-Jun-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Hellen Cris de Almeida Rodrigues_PPGE.pdf5.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons