???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9056
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Alfabetização ecológica: concepções, práticas educativas e novos desafios no ensino de ciências em contexto de pandemia
Other Titles: Ecological literacy: conceptions, educational practices and new challenges in science teaching in a pandemic context
???metadata.dc.creator???: Costa, Luana Monteiro da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Magalhães Netto, José Francisco de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cabral, Cinara Calvi Anic
???metadata.dc.description.resumo???: A sociedade contemporânea é vítima de si mesma, devido às escolhas irrefletidas que diariamente adota e que incide diretamente no seu modo de vida, na alta do custo de vida, dos preços dos bens de origem natural e mais recentemente, a Covid-19 que deve ser vista como uma resposta biológica do planeta, à emergência ecológica e social que a humanidade trouxe sobre si mesma, a partir de um desequilíbrio ecológico, oriunda das desigualdades sociais e econômicas. Dessa forma, um caminho epistemológico que contribuirá certamente para a solução de tais problemáticas envolve o desenvolvimento de processos de Alfabetização Ecológica que promoverá os primeiros passos para a formação de um sujeito ecológico, crítico, ético e coparticipe da sociedade, comprometido com o meio não apenas natural, mas social, cultural e histórico pela perspectiva de Fritjof Capra (2020). Por esta lógica, a presente pesquisa objetivou analisar as concepções de professores de Ciências Naturais acerca da alfabetização ecológica em tempos de pandemia da Covid-19, sendo realizada em duas escolas públicas do ensino fundamental da cidade de Manaus, mais especificamente com os professores que ministram ciências de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram que os docentes apresentaram inicialmente o indicador de Interdependência Ecológica e Parceria de Alfabetização Ecológica denotando uma necessidade de processos formativos que possam mobilizar a construção dos demais indicadores, como, Flexibilidade, Diversidade e Reciclagem, apesar de revelar outras questões tão importantes que não foram o foco desta pesquisa, mas que merecem a reflexão de estudiosos como algum grau de comprometimento quanto a saúde mental que apresenta outras possibilidades de pesquisas futuras. A pesquisa também apresentou recomendações quanto a continuidade de outras pesquisas dentro da temática, o que torna este trabalho valioso para reflexões.
Abstract: The contemporary society is a victim of itself, due to the thoughtless choices that it adopts daily and that directly affect its way of life, the high cost of living, the prices of goods of natural origin and more recently, the Covid-19 that must be seen as a biological response of the planet, to the ecological and social emergency that humanity has brought upon itself, from an ecological imbalance, arising from social and economic inequalities. In this way, an epistemological path that will certainly contribute to the solution of such problems involves the development of Ecological Literacy processes that will promote the first steps towards the formation of an ecological, critical, ethical subject that participates in society, committed to the environment not only natural, but social, cultural and historical from the perspective of Fritjof Capra (2020). By this logic, the present research aimed to analyze the conceptions of Natural Science teachers about ecological literacy in times of the Covid-19 pandemic, being carried out in two public elementary schools in the city of Manaus, more specifically with the teachers who teach sciences from 6th to 9th grade of Elementary School. The results show that the teachers initially presented the indicator of Ecological Interdependence and Ecological Literacy Partnership, denoting a need for training processes that can mobilize the construction of other indicators, such as Flexibility, Diversity and Recycling. Despite revealing other issues so important that were not the focus of this research, but that deserve the reflection of scholars as some degree of commitment to mental health that presents other possibilities for future research. The research also presented recommendations regarding the continuity of other research within the theme, which makes this work valuable for reflection.
Keywords: Ecologia - Estudo e ensino
Educação ambiental
Educação ambiental - Estudo e ensino
Ecologia
Coronavírus
COVID-19
SARS-CoV-2
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA: ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Alfabetização ecológica
Ensino de ciências
Sujeito ecológico
Covid 19
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: COSTA, Luana Monteiro da. Alfabetização ecológica: concepções, práticas educativas e novos desafios no ensino de ciências em contexto de pandemia. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9056
Issue Date: 15-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LuanaCosta_PPGECIM.pdfdissertação1.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons