???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9073
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Alfabetização matemática nos cadernos de formação do PNAIC: concepção e perspectiva metodológica
Other Titles: Mathematical literacy in PNAIC training notebooks: conception and methodological perspective
???metadata.dc.creator???: Silva, Josseane Costa e 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sales, Clotilde Tinoco
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa buscou compreender e explicitar a matriz conceitual e metodológica definida nos cadernos de Alfabetização Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC com bases nos princípios de letramento, tomando como objeto de estudo os cinco cadernos de Alfabetização Matemática do Pacto: Apresentação, Organização do trabalho pedagógico, Saberes matemáticos e Outros campos do saber, A Alfabetização matemática na perspectiva do letramento e, Educação Matemática do Campo. A partir de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter documental (LAKATOS e MARCONI, 2021; Gil, 2008), buscamos responder às seguintes questões norteadoras: 1) Qual a rede de conceitos teóricos e pressupostos metodológicos que dá suporte a este programa quanto à perspectiva de alfabetização matemática para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental? 2) Como este programa concebe e organiza os conhecimentos matemáticos no processo de transposição para o ensino e aprendizagem nos anos inicias? 3) Quais as perspectivas metodológicas em termos de ensino, aprendizagem - contemplando a ludicidade, os jogos e a metodologia ativa no processo de ensino e aprendizagem? 4) Quais as concepções de lúdico e sua relação com a alfabetização matemática no conjunto dos três cadernos do PNAIC direcionados à alfabetização matemática?. Na base para as leituras, análises e reflexões dos materiais, recorremos ao conjunto de autores voltados aos estudos da Educação Matemática: Fiorentinni e Lorenzato (2006), D’Ambrósio (1993); ao letramento: Soares (2004); ao desenvolvimento infantil na perspectiva da epistemologia genética: Piaget (1980), Delval (1998), Kesselring (1990) e Ramozzi-Chiarottino (1988); e a relação dela com a aprendizagem-matemática: Becker (2003); o currículo: Lima (2008); e a ludicidade: Macedo (2005), Luckesi (2014) e Kishimoto (2017). A resposta à questão norteadora exigiu estudos teóricos, metodológicos e também históricos acerca das bases conceituais e do próprio desenvolvimento do PNAIC no Estado do Amazonas, desenvolvido pelo CEFORT/FACED/UFAM. A construção metodológica envolve a definição do traçado, os critérios, os planos de leitura, a análise dos materiais e também a própria categorização dos materiais segundo a reflexão conceitual, considerando a proposta pedagógica da educação matemática a partir dos conceitos de direito de aprendizagem, ludicidade, organização do trabalho pedagógico na área de ensino e aprendizagem da matemática. Presumimos, então, que aproximar as relações entre as concepções teórico-metodológicas da Educação Matemática com o lúdico, pelo foco do desenvolvimento humano, contribui para a reflexão a respeito da aprendizagem-matemática, elaboração de propostas metodológicas e produção de materiais didáticos de alfabetização matemática.
Abstract: This research sought to understand and explain the conceptual and methodological matrix defined in the Mathematical Literacy notebooks of the National Pact for Literacy in the Right Age - PNAIC based on the principles of literacy, taking as object of study the five Mathematical Literacy notebooks of the Pact: Introduction, Organization of Pedagogical Work, Mathematical Knowledge and Other Fields of Knowledge”, Mathematical literacy from the perspective of literacy and Rural Education. Based on a study with a qualitative approach, of a documentary nature (LAKATOS and MARCONI, 2021; Gil, 2008), we seek to answer the following guiding questions: 1). What is the network of theoretical concepts and methodological assumptions that support this program in terms of the perspective of mathematical literacy for children in the early years of elementary school? two). How does this program conceive and organize mathematical knowledge in the process of transposition to teaching and learning in the early years? 3) what are the methodological perspectives in terms of teaching, learning, contemplating playfulness, games and active methodology in the teaching and learning process? 4). What are the ludic concepts and their relationship with mathematical literacy in the set of the three PNAIC notebooks aimed at mathematical literacy? As a basis for reading, analyzing and reflecting on the materials, we resorted to the group of authors focused on the studies of Mathematics Education, Firentinni and Lorenzato (2006), D'Ambrósio (1993); to literacy, Soares (2004), to child development from the perspective of genetic epistemology, Piaget (1980), Delval (1998), Kesselring (1990) and Ramozi-Chiarotinno (1988), and its relationship with mathematical learning Becker (2003) , the curriculum, Lima (2008) and playfulness, Macedo (2005), Luckesi (2014) and Kishimoto (2017). The answer to the guiding question required theoretical, methodological and also historical studies, about the conceptual bases and the development of the PNAIC in the State of Amazonas, developed by CEFORT/FACED/UFAM. The methodological construction involves both the definition of the route, criteria and plans for reading and analysis of the materials, and also the categorization of the materials according to the conceptual reflection, considering the pedagogical proposal of mathematics education from the concepts of learning right, playfulness , the organization of pedagogical work in the area of mathematics teaching and learning. We assume, then, that approaching the relationship between the theoretical and methodological conceptions of Mathematics Education with the ludic, through the focus of human development, will contribute to the reflection on mathematical learning and to the elaboration of methodological proposals, production of didactic materials for mathematical literacy.
Keywords: Alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil)
Matemática (Ensino fundamental)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Alfabetização matemática
Cadernos do PNAIC
Direito de aprendizagem
Processo pedagógico
Educação matemática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SILVA, Josseane Costa e. Alfabetização matemática nos cadernos de formação do PNAIC: concepção e perspectiva metodológica. 2022. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9073
Issue Date: 22-Jun-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JosseaneSilva_PPGECIM.pdf4.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons