???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9256
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Nochê Hunjaí Emília de Tóy Lissá Agbê Manjá e o Centro de Tambores Mina Gêge–Nagô de Tóy Lissá Agbê Manjá- Manaus/AM
???metadata.dc.creator???: Andrade, Maria do Carmo Ferreira de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Renilda Aparecida
???metadata.dc.contributor.referee1???: Freitas, Marilene Corrêa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim
???metadata.dc.contributor.referee3???: Botelho, Denise Maria
???metadata.dc.contributor.referee4???: Luca, Taíssa Tavernard de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente tese é resultado de um caminho investigativo da trajetória de vida da Nochê Hunjaí Emília de Tóy Lissá Agbê Manjá – Mãe Emília, sacerdotisa do Centro de Tambores Mina Gêge-Nagô de Toy Lissa – Agbê Manjá (1988) nos campos religioso, social e político a serviço das comunidades tradicionais de terreiros em Manaus/AM. Maria Emília de Souza Borges nasceu em 10 de janeiro de 1945 na cidade de Manaus, de ascendência negra, faleceu em 25 de setembro de 2020 no hospital da Samel na mesma cidade. O início da investigação, em 2019, ocorreu em várias etapas sob o impacto da pandemia da covid-19, e a passagem da religiosa para o Orum - mundo espiritual. O terreiro, por tradição religiosa, permaneceu fechado por um ano; tendo a pesquisa sido retomada no final de maio de 2021 após a Banca de Qualificação com novos direcionamentos. A sua trajetória de vida foi inquirida com diálogos, escutas, narradas pelos filhos(as) biológicos, filhos(as) religiosos, familiares mais próximos, amigos e irmãos na religião, ensaios etnográficos, observações nas festas públicas do terreiro, decorrendo em uma construção coletiva. Organizada em quatro capítulos, a tese, no capítulo 3 traz o cerne da inquirição: quem era e quem foi Mãe Emília nos vários olhares? E a questão foi sendo delineada como esposa, mãe, sacerdotisa, professora, psicóloga, pessoa honesta, acolhedora, militante, politizada, de forte espiritualidade e mística social, reputada como uma mulher à frente do seu tempo. O ritual no Tambor de Alegria no dia 25 de setembro de 2021, sinalizou reabertura do Terreiro com o final de luto de um ano. O aporte metodológico da pesquisa teve sustentação em referenciais que se coadunaram ao tema, o que favoreceu uma visão geral e aprofundada, com discussões acerca das religiões de matrizes africanas e afro-brasileiras especificamente, o Tambor de Mina Gêge Nagô. A composição do referencial teórico do campo religioso no Amazonas e em Manaus engendrou algumas dificuldades, ao tempo em que se conjugou esforços a prosseguir. Apoiou-se na fenomenologia com abordagem qualitativa e na História Oral, com prisma nos ensaios etnográficos, nos diálogos e narrativas dos informantes, no caderno de campo e na tecnologia. Os informantes da pesquisa foram os(as) filhos de sangue: duas mulheres e três homens; outros familiares: duas mulheres e três homens; filhos de santo: quatro mulheres e um homem; pessoas próximas: três homens e três mulheres, num total de 21 (vinte e um), com formação entre o Ensino Fundamental à Pós-Graduação. Evidenciou-se que os resultados do estudo foram além do esperado, na descoberta dos papéis, funções e vivência de valores nos fazeres da sociedade, ao se construir a identidade civil e religiosa dessa mulher armígera na busca da justiça e da paz. Almeja-se que este estudo contribua como referência para novas pesquisas no campo das religiões de matrizes africanas e afro brasileiras dentre outros/as em Manaus, no Amazonas, no Brasil e no mundo.
Abstract: This thesis is the result of an investigative path of the life trajectory of Nochê Hunjaí Emília de Tóy Lissá Agbê Manjá - Mãe Emília, priestess of the Mina Gêge-Nagô Drum Center of Toy Lissa - Agbê Manjá (1988) in the religious, social and political fields at the service of traditional terreiro communities in Manaus/AM. Maria Emília de Souza Borges, of black ancestry, was born on January 10, 1945 in the city of Manaus, and died on September 25, 2020 at the Samel hospital in the same city. Starting in 2019, this research work took place in several stages and was impacted by the COVID-19 pandemic, as well as the passage of Mãe Emília to the Orum - the spiritual world. The terreiro, by religious tradition, remained closed for a year; the field research was resumed at the end of May 2021 after the Qualification Board provided new directions. Mãe Emília's life trajectory was investigated through dialogues, listening of accounts narrated by her biological children, children in religion, close relatives, friends, and brothers and sisters in religion; the examination of ethnographic essays, and observations at the terreiro's public festivities, resulting in a collective construction. Organized into four chapters, chapter 3 contains the core of the thesis: who was Mãe Emília from various perspectives? The scope of this inquiry included her role as wife, mother, priestess, teacher, psychologist, caregiver, and an honest, militant, and politicized person, with a strong spirituality and social mysticism, reputed to be a woman ahead of her time. The ritual of the Tambor de Alegria on September 25, 2021, signaled the reopening of the Terreiro after a year of mourning. The methodological support of the research was based on references that were appropriate to the core theme, which favored a general and in-depth view with discussions about religions of African and Afro-Brazilian origin, specifically the Tambor de Mina Gêge Nagô. The composition of the theoretical framework of the religious field in Amazonas and Manaus, engendered some difficulties at the same time as efforts were made to continue. It was based on phenomenology with a qualitative approach, and on Oral History, with a focus on ethnographic essays, in the dialogues and accounts of informants, in the field notebook, and in technology. The research informants were blood children: two women and three men; other family members: two women and three men; children in religion: four women and one man; people close to Maria Emília: three men and three women, for a total of twenty-one (21) informants, with academic backgrounds ranging from elementary school to graduate school. The results of the study went beyond what was expected, in the discovery of the roles, functions, and values that played part in the construction if the civil and religious identity of Mãe Emília, a champion for justice and peace. The aim of this study is to contribute as a reference for new research in the religious field of African and Afro-Brazilian religions among others in Manaus, in the Amazon state, in Brazil, and the world.
Keywords: Cultos afro-brasileiros - História - Manaus (AM)
Brasil - Religião - Influências africanas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Nochê Hunjaí Emília de Tóy Lissá Agbê Manjá
Terreiro Mãe Emília
Centro de Tambores de Mina Gêge-Nagô de Toy Lissa – Agbê Manjá
Trajetória
Tambor de Alegria
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: ANDRADE, Maria do Carmo Ferreira de. Nochê Hunjaí Emília de Tóy Lissá Agbê Manjá e o Centro de Tambores Mina Gêge–Nagô de Tóy Lissá Agbê Manjá - Manaus/AM. 2022. 283 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9256
Issue Date: 2-Sep-2022
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_MariaAndrade_PPGSCA.pdf7.54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.