???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9274
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Geometria analítica, GeoGebra e atividades dinâmicas - possibilitando um aprendizado significativo no ensino médio
???metadata.dc.creator???: Cunha, Maria Valdeída do Vale 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Disney Douglas de Lima
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Nilomar Vieira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Jeane Moreira de
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho apresentamos alguns tópicos de Geometria Analítica para o 3º ano do ensino médio, como uma proposta para que o professor possa tornar suas aulas dinâmicas e que o aprendizado se torne significativo. Utilizamos o site: https://www.geogebra.org, onde construímos e disponibilizamos nossas criações, que poderão ser baixadas diretamente, ao longo da leitura do trabalho, bastando para isso, clicar no link que as acompanha. Com as criações disponíveis, o leitor poderá acompanhar por exemplo, a demonstração e a aplicação de uma equação matemática, resolver situações problema utilizando o software, fazer modificações e acrescentar atividades, ou seja, elas possibilitam uma maneira dinâmica, agradável e inovadora de se trabalhar os conceitos de Geometria Analítica. Acreditamos que esta seja mais uma opção para que o professor utilize recursos tecnológicos em suas práticas didáticas, de forma que o ensino-aprendizagem de Geometria Analítica aconteça.
Abstract: In this article we present some topics of Analytc Geometry for the high school level,as a proposal for the teacher to turn his classes in a more dynamic and meaningful way, We use the website: http://geogebra.org, where we build and release our creations that can be downloaded at any time. With the available creations, the reader may experience for instance, the demons tration and aplication of a mathematic equation,solve equations using the software, make mo difications and add ativities, that is, they enable a more dynamic, pleasant and inovative way to work the concept of Analytc Geometry. We believe that this is one more option for the teacher to use tecnnology on his ditatic pratices, in a way that makes the the teaching and learning of Analytc Geometry more easy.
Keywords: Geometria analítica
Matemática (Ensino médio)
Matemática - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas
Geometria - Programas de computador
Software educacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Geometria analítica
GeoGebra
Recursos tecnológicos
Atividades dinâmicas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Matemática
Citation: CUNHA, Maria Valdeída do Vale. Geometria analítica, GeoGebra e atividades dinâmicas - possibilitando um aprendizado significativo no ensino médio. 2020. 55 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9274
Issue Date: 6-Mar-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MariaValdeídaCunha_PROFMAT.pdf5.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons