???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9356
???metadata.dc.type???: Tese
Title: O Despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Braga, Gisele de Brito 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Thomé, Zeina Rebouças Corrêa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ribeiro, Euler Esteves
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Terezinha Lima da
???metadata.dc.contributor.referee4???: Brito, Luiz Carlos Cerquinho de
???metadata.dc.contributor.referee5???: Guimarães, Oziris Alves
???metadata.dc.description.resumo???: A História nos mostra através das lendas, da literatura, da etnologia e das obras científicas, que desde a antiguidade a questão da velhice é percebida tanto pelo indivíduo quanto pela sociedade de forma diversa e muitas vezes ambígua ou contraditória, independentemente do tempo e do espaço. Não apenas as sociedades, mas, também, os próprios indivíduos velhos enxergam a velhice ora como incômoda e inútil, ora como útil e detentora de honra e sabedoria, e que esta é muito mais penosa para os pobres e para as mulheres em função da falta de recursos para o cuidado e a manutenção de sua saúde, de sua vida, assim como de sua aparência. A questão do cuidado e da educação das pessoas envelhecidas ou integrantes da Terceira Idade, cuja criação por Pierre Vellas ocorreu em 1973, com o objetivo de contribuir para melhorar a condição da velhice nas sociedades e a solidariedade entre as gerações. No Brasil o primeiro Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI), foi criado em 1982 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No Amazonas, o pioneirismo da implementação de ações e atividades educacionais voltadas para a Terceira Idade, recai sobre a Universidade Federal do Amazonas, através do projeto de extensão denominado “Idoso Feliz Participa Sempre”, iniciado em 1993 sob a Coordenação da Professora Doutora Rita Puga. Com essa mesma preocupação, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) criou em 2007 a UnATI, hoje FUnATI, idealizada e dirigida, até o momento, pelo Dr. Euler Esteves Ribeiro, com atuação multidimensional: ensino, pesquisa, extensão e assistência, de modo que atinja uma parte significativa do universo da população envelhecida de Manaus, e a partir de 2021, de Itacoatiara e Parintins.
Abstract: History shows us through legends, literature, ethnology and scientific works, that since antiquity the question of old age is perceived both by the individual and by society, in a diverse and often ambiguous or contradictory way, regardless of time and space. Not only societies, but also, old individuals themselves see old age now as uncomfortable and useless, or as useful and possessing honor and wisdom and that it is much more painful for the poor and for women due to the lack of resources for the care and maintenance of their health, of his life, as well as of his appearance. The issue of care and education of aged people or members of the Third Age, whose creation by Pierre Vellas occurred in 1973, with the aim of contributing to improve the condition of old age in societies and solidarity between generations. In Brazil the first Center for The Study of the Third Age (NETI), was created in 1982 by the Pontifical Catholic University of Campinas. In the Amazon, the pioneering implementation of educational actions and activities aimed at the Third Age falls on the Federal University of Amazonas, through the extension project called "Idoso Feliz Participa Sempre", started in 1993 under the coordination of Professor Rita Puga. With this same concern, the State University of Amazonas (UEA) created in 2007 unati, today FUnATI, idealized and directed, to date, by Dr. Euler Esteves Ribeiro, with multidimensional action: teaching, research, extension and assistance, leading to reaching a significant part of the universe of the population aged from Manaus, and from 2021, Itacoatiara and Parintins. Keywords: Aging. Elderly. Education. FUnATI.
Keywords: Idosos - Formação
Qualidade de vida
Interação social na velhice
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Envelhecimento
Idoso
Educação
FUnATI,
Formação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: BRAGA, Gisele de Brito. O despertar de uma nova realidade: a formação de formadores para a educação da terceira idade na Fundação Universidade da Terceira Idade do Estado do Amazonas, 2022. 142 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9356
Issue Date: 20-May-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_GiseleBraga_PPGE1.45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons