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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Identificação de provável transtorno do desenvolvimento da coordenação em escolares: primeiras inserções na região do Médio Amazonas à luz da educação inclusiva
Other Titles: Identification of probable development coordination disorder in school schools: first insertions in the Middle Amazon region in the light of inclusive education.
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Vanessa Machado 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Lúcio Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cavalcante Neto, Jorge Lopes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, João Otacílio Libardoni dos
???metadata.dc.description.resumo???: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação afeta negativamente a aquisição e o desempenho de habilidades motoras. As dificuldades em habilidades motoras de estabilização, locomoção e manipulação são traduzidas pela morosidade, desajeitamento e/ou inaptidão no desempenho, causando interferência nas atividades da vida diária e atividades de vida escolar. A dificuldade/incapacidade na execução de tarefas comuns a criança em idade escolar pode causar prejuízos na aprendizagem (como escrever, colorir), atraso no ano letivo, sentimentos negativos (frustração, ansiedade, depressão, entre outros), a privação de participar em atividades individuais e/ou em grupo. Nosso objetivo foi conhecer a prevalência de escolares com provável transtorno do desenvolvimento da coordenação (pTDC) em um município da região do Médio Amazonas. Participaram 200 escolares dos anos iniciais entre 7 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, de três escolas da rede municipal de ensino da cidade de Itacoatiara/AM. Como instrumentos de coleta dos dados foram utilizados a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças (MABC-2) e a Lista de Checagem do MABC-2. Os resultados indicaram que 24% foram identificadas com o pTDC e 76% dos escolares não apresentaram o indicativo de pTDC. Dentre o grupo com pTDC, 16% dos participantes investigados apresentaram pTDC moderado, enquanto 8% apresentaram o pTDC severo. Adicionalmente, identificamos no grupo com pTDC uma maior prevalência no sexo masculino e nas idades mais precoces (7 e 8 anos) com relação às idades mais avançadas (9 e 10 anos). A identificação da prevalência é o primeiro passo em busca da inclusão, por meio da orientação e auxílio às famílias e aos atores pedagógicos para o atendimento das necessidades educacionais específicas dessa população.
Abstract: Developmental Coordination Disorder (DCD) negatively affects the acquisition and performance of motor skills. Difficulties in motor skills of stabilization, locomotion and manipulation are translated by slowness, clumsiness and/or ineptitude in performance, causing interference in activities of daily living and school life activities. The difficulty/inability to perform tasks common to school-age children can cause impairments in learning (such as writing, coloring), delay in the school year, negative feelings (frustration, anxiety, depression, among others), deprivation of participating in individual activities and/ or in a group. Our objective was to find out the prevalence of students with probable developmental coordination disorder (pDCD) in a municipality in the Middle Amazon region. Participated 200 students from the initial years between 7 and 10 years old, of both sexes, from three schools of the municipal teaching network of the city of Itacoatiara/AM. As data collection instruments, the Movement Assessment Battery for Children (MABC-2) and the MABC-2 Checklist were used. The results indicated that 24% were identified with the pTDC and 76% of the students did not show the pTDC indicator. Among the pTDC group, 16% of the investigated participants had moderate pDCD, while 8% had severe pTDC. Additionally, we identified in the group with pDCD a higher prevalence in males and at earlier ages (7 and 8 years old) in relation to more advanced ages (9 and 10 years old). Identifying the prevalence is the first step towards inclusion, through guidance and assistance to families and pedagogical actors to meet the specific educational needs of this population.
Keywords: Educação inclusiva - Manaus (AM)
Inclusão escolar - Manaus (AM)
Psicomotricidade
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Transtornos das habilidades motoras
Educação inclusiva
Prevalência
Saúde da criança
Contexto amazônico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: RODRIGUES, Vanessa Machado. Identificação de provável transtorno do desenvolvimento da coordenação em escolares: primeiras inserções na região do Médio Amazonas à luz da educação inclusiva. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9383
Issue Date: 19-Jan-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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