???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9436
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação ambiental na formação dos discentes de pedagogia da FACED-UFAM: perspectivas em diálogo com o ser e o fazer “ecoativo”
Other Titles: Environmental education in the formation of pedagogy students of faced-ufam: perspectives in dialogue with being and doing "ecoactive"
???metadata.dc.creator???: Martins, Natália dos Reis 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
First advisor-co: Cavalcanti, Francisca Maria Coelho
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Victor José Machado de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, João Batista do Carmo
???metadata.dc.description.resumo???: O ambiente e suas transformações passaram a fazer parte dos principais temas discutidos na contemporaneidade, assim como abordagens ambientalistas e associado a estas temáticas, a Educação Ambiental. Este estudo teve como objetivo geral analisar como a Educação Ambiental tem sido compreendida e integrada na Formação dos discentes de Pedagogia, relacionando-a com os propósitos do Ser e o Fazer “EcoAtivo. Foi orientada por três objetivos específicos: 1) Identificar a concepção que os discentes possuem sobre a temática educação ambiental; 2) Identificar como a temática educação ambiental está integrada à formação pedagógica dos discentes de pedagogia; 3) Analisar a relação entre as concepções, forma de integração da educação ambiental no processo de formação dos discentes de pedagogia com os propósitos do Ser e o Fazer “EcoAtivo”. A metodologia utilizada quanto a natureza é uma pesquisa básica, paradigma interpretativo com abordagem, qualitativa. Pesquisa de campo, utilização de questionário para coleta de dados e análise de documentos. O método utilizado é hermenêutico dialético, seguindo os momentos de Habermas. A pesquisa foi realizada via Google Meet, em decorrência que as aulas neste período estavam sendo realizadas de forma remota, devido ao quadro pandêmico da COVID 19 e seguiu todas as orientações da legislação vigente. Como instrumento de coleta foi utilizado um questionário de perguntas abertas via Google Forms. Os sujeitos participantes foram os estudantes da matéria educação ambiental dos semestres 2021.2 e 2022.1 de faixa etária entre 20 e 24 anos a maioria do sexo feminino. A análise documental foi realizada consultando as leis sobre Educação Ambiental e documentos da UFAM e do curso de Pedagogia da FACED (PPCs e PEs) utilizados pelos docentes da disciplina. A análise dos dados obtidos da fala dos estudantes participantes da pesquisa articulou-se considerando as categorias emergentes em cada seção avaliada. Os resultados evidenciam que a concepção dos estudantes em educação ambiental é bastante simplista e naturalista. Em relação a forma de integração no curso de Pedagogia os estudantes não demonstraram conhecimento suficiente a respeito das leis, programas e planos pedagógicos evidenciando uma necessidade de aprendizagem e de sentido de pertencimento na FACED-UFAM. Os documentos analisados determinam que a educação ambiental seja oferecida de forma transversal. Existem recomendações para o ensino, valorização e desenvolvimentos de atitudes, porém sem metodologias específicas para o alcançá-las. A proposta de diálogo com a base filosófica do Ser e Fazer “EcoAtivo” constitui uma alternativa para melhorar a qualidade de ensino-formação de Educação Ambiental com propósito de oferecer dinamismo ao curso de Pedagogia da FACED-UFAM que consolida sua atuação através da docência, investigação e extensão.
Abstract: The environment and its transformations have become part of the main topics discussed in contemporary times, as well as environmentalist approaches and associated with these themes, Environmental Education. This research addresses the theme of Environmental Education in the Training of Pedagogy Students from FACED-UFAM: Perspectives in dialogue with the Being and Doing "EcoActive". It had as a general objective to analyze how Environmental Education has been understood and integrated in the Formation of Pedagogy students, relating it to the purposes of Being and Doing "EcoActive". It was guided by three specific objectives: 1) To identify the conception that the students have about the environmental education theme; 2) To identify how the environmental education theme is integrated in the pedagogical formation of the pedagogy students; 3) To analyze the relation between the conceptions, the way of integration of the environmental education in the formation process of the pedagogy students with the purposes of the "EcoActive" Being and Doing. The methodology used as to the nature is a basic research, interpretative paradigm with a qualitative approach. Field research, using a questionnaire for data collection and document analysis. The method used is dialectical hermeneutic, following Habermas' moments. The research was conducted via Google Meet, because the classes in this period were being held remotely, due to the pandemic situation of COVID 19 and followed all the guidelines of the legislation in force. As a collection instrument, an open questionnaire via Google Forms was used. The participating subjects were students of the subject environmental education from semesters 2021.2 and 2022.1, aged between 20 and 24 years, mostly females. The documental analysis was performed by Environmental Education Laws and documents from UFAM and the Pedagogy course from FACED (PPCs and PEs) used by the teachers of the subject. The analysis of the data obtained from the speech of the students participating in the research was articulated considering the emerging categories in each section evaluated. The results show that the students' conception of environmental education is quite simplistic and naturalistic. In relation to the form of integration in the Pedagogy course, the students did not demonstrate sufficient knowledge about the laws, programs and pedagogical plans, evidencing a need for learning and a sense of belonging in the FACED-UFAM. The documents analyzed determine that environmental education should be offered in a transversal way. There are recommendations for teaching, appreciation and development of attitudes, but without specific methodologies to achieve them. The proposal for dialogue with the philosophical basis of Being and Doing "EcoActive" is an alternative to improve the quality of teaching-training of Environmental Education in order to offer dynamism to the course of Pedagogy of FACED-UFAM which consolidates its performance through teaching, research and extension.
Keywords: Educação ambiental - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação ambiental
Formação Inicial
Pedagogia
EcoAtivo
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MARTINS, Natália dos Reis. Educação ambiental na formação dos discentes de pedagogia da FACED-UFAM: perspectivas em diálogo com o ser e o fazer “ecoativo”. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9436
Issue Date: 28-Mar-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_NataliaMartins_PPGE1.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.