???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9622
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A Realidade das classes multisseriadas em uma escola da comunidade Quilombola na modalidade remota no município de Barreirinha, Amazonas, Brasil (2021- 2022)
???metadata.dc.creator???: Carvalho, Tereza de Jesus Pires 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vasconcelos, Corina Fátima da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cassimiro, Miguel António
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa intitulada “A Realidade das Classes Multisseriadas em uma Escola da Comunidade Quilombola na Modalidade Remota no Município de Barreirinha, Amazonas, Brasil” (2021- 2022), foi realizada ao abrigo do PPGE/ UFAM Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas, curso de mestrado/apoio CAPES. Foi desenvolvida no contexto da escola da comunidade Boa Fé, localizada no Distrito Quilombola do rio Andirá, localidade pertencente ao Município de Barreirinha no Amazonas, a 330 Km de Manaus. Realizamos pesquisa in lócus, anteriormente ao momento pandêmico, porém, considerando as restrições de isolamento social e da crise sanitária internacional da COVID 19, recorremos a pesquisa bibliográfica por meio de materiais já publicados, no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e da CAPES. Trata-se de uma Pesquisa de natureza qualitativa, pautada na autoetnografia. A produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores no aplicativo de WhatsApp e questionário no googleforms. A análise de dados foi realizada com a seleção, leitura e interpretação dos materiais obtidos. Tem como objetivo geral: Conhecer as práticas pedagógicas, por meio de relatos dos professores, ou materiais bibliográficos que discorrem sobre a temática, na qual, enfatizam o potencial do processo de ensino e aprendizagem a partir do diálogo dos conhecimentos científicos com os saberes locais da comunidade quilombola no município de Barreirinha/AM. Como objetivos específicos apresentamos: 1). Discutir a formação de professores a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s); 2). Compreender como se desenvolve os conhecimentos dos estudantes no ensino e aprendizagem, contextualizando o saber local e o saber científico; 3). Relatar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores no processo de ensino aprendizagem que toquem o fortalecimento identitário na comunidade quilombola. Nossos aportes teóricos foram embasados nos estudos de BAUMAN (2005); HAGE (2016); HALL (2006); MINAYO (2013); MASCARENHAS (2019); MUNANGA (1978); QUIJANO (1992), RANCIARO (2016); VASCONCELOS (2016). Os resultados do objetivo geral da pesquisa, foram alcançados por meio de participação dos momentos das práticas pedagógicas exercidas pela professora da escola Boa Fé. Os objetivos específicos foram alcançados por meio de materiais bibliográficos questionário estruturado no googleforms e entrevistas virtuais no aplicativo de WhatsApp com os professores. Consideramos pelos resultados obtidos na pesquisa que, a Educação Escolar Quilombola no, e do Amazonas, precisa ser reconhecida como o elemento que transcende a peculiar memória da história de vida da população negra em suas especificidades, respeitando a tradição, os ritos e toda a ancestralidade carregada de significados em sua essência, dentro de um processo democrático que lhes permita visibilidade social.
Abstract: The research entitled “The reality of multigrade classes in remote method in a quilombola community school from the municipality of Barreirinha, Amazonas, Brazil” (2021-2022), was undertook with the support of PPGE-UFAM - Federal University of Amazonas’ graduate studies program (master’s program)/ CAPES. It was developed in the context of a school from Boa Fé community, located in the Andirá River’s quilombola District, which belongs to Barreirinha, 300 km away from Manaus. It was originally an in loco research, prior to the pandemic, but, considering the social distancing restrictions and the Covid 19 international health crisis, we proceeded to bibliographic research based on already published works from the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertations (BDTD). It is a qualitative, exploratory research, based on the autoethnography. It has as the main objective: To unfold the pedagogical practices through teachers’ reports and bibliographical material that treat the thematic, which emphasize the potential of the teaching and learning process founded on the dialogue between scientific knowledges and local knowledge from the Quilombola community in Barreirinha/AM. As for the specific objectives, we present: 1) Discussing the teachers’ training based on the National Curricular Directives (DCNs). 2) Understanding how students’ knowledges develop within the teaching and learning process, contextualizing the local and the scientifical knowledge. 3) Reporting the pedagogical practices used by teachers in the teaching and learning process related to the identity strengthening in the Quilombola community. Our theoretical substantiation relies on studies of BAUMAN (2005); HAGE (2016); HALL (2006); MINAYO (2013); MASCARENHAS (2019); MUNANGA (1978); QUIJANO (1992); RANCIARO (2016) and VASCONCELOS (2016). The results of the main objective were achieved through participation in the moments of pedagogical practice carried out by the teacher as she reported the existential and emergent challenges on quilombola context. The specific objectives were accomplished through a questionnaire structured on Google Forms, online interviews on WhatsApp and bibliographic material. In this research, participated 01 (one) principal from the Santa Tereza do Matupiri school, 01 (one) female teacher and 02 (two) male teachers from Trindade community, 01 (one) female teacher (face-to-face) and, after a long resistance, 02 (two) teachers from the school we researched, who agreed to contribute with this work on an online modality (WhatsApp and Google Forms), considering the pandemic moment. In the sight of the results achieved by this research, we believe that the Quilombola scholar education on the state of Amazonas needs to be regarded as the element that transcends the particular memory of black population in its peculiarities, respecting the tradition, the rites and all the ancestrality that carries meanings in its essence.
Keywords: Quilombolas - Educação
Classes multisseriadas
Isolamento social - Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação Escolar Quilombola
Identidade
Cultura
Saber local
Saber científico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CARVALHO, Tereza de Jesus Pires. A Realidade das classes multisseriadas em uma escola da comunidade Quilombola na modalidade remota no município de Barreirinha, Amazonas, Brasil (2021- 2022). 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9622
Issue Date: 16-Feb-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_TerezaCarvalho_PPGE.pdf3.54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.