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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A EJA e o ensino noturno apagados das políticas públicas do Município de Manaus
???metadata.dc.creator???: Soriano, Giovan Nonato Rodrigues 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fernandes, Maria Nilvane
First advisor-co: Farias, Adriana Medeiros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Borges, Heloisa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Chilante, Edinéia Fátima Navarro
???metadata.dc.description.resumo???: Na década de 2010, alguns fenômenos coincidiram na rede municipal de ensino de Manaus: o fechamento de turmas do turno noturno das escolas municipais, a substituição do ensino fundamental noturno pela modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a implementação e consolidação da gestão empresarial de resultado na Secretaria Municipal de Educação. Tendo em vista esse contexto, a presente dissertação de mestrado apresenta o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo geral analisar o processo de fechamento de turma do ensino noturno e de EJA no contexto da gestão empresarial de resultados, implementada na rede municipal de ensino de Manaus (AM). Para tanto, caracteriza o ensino noturno e a EJA dentro da rede municipal e no contexto das reconfigurações produtivas da Zona Franca de Manaus; examina a gênese, a consolidação, o desenvolvimento e as condições em que a gestão empresarial de resultados se afirmou no campo educacional em nível mundial e nacional; e, por fim, estabelece as correlações entre a consolidação da gestão empresarial de resultado na rede municipal de Manaus e o fechamento do turno noturno e da EJA. O recorte teórico-metodológico escolhido utiliza categorias que possibilitem a compreensão da totalidade do objeto, fundamentado na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Para responder o problema, o percurso metodológico da pesquisa contou com revisão de literatura; recolha do material documental; tratamento e análise dos dados, com base na técnica de análise de conteúdo. Ao final o estudo nos permitiu algumas considerações finais acerca de como o modelo Zona Franca de Manaus, fundamentado no capitalismo dependente e periférico, impele populações a migrarem para Manaus, onde ficam concentradas políticas públicas como a educação e, em razão disso, apresenta-se como a terceira rede municipal de educação, na qual a EJA representa apenas 2% das matrículas. Apontou, ainda, como os organismos multinacionais, em ação orgânica e sistêmica com frações dominantes locais, operaram o processo de desqualificação da educação pública estatal, enquanto a sequestravam para a lógica econômica do capitalismo. Por fim, observou-se que, em meio gerencialismo da educação instalada em Manaus, o ensino noturno e a EJA representam impactos negativos nos resultados e, em razão disso, devem ser apagados.
Abstract: In the 2010s, several phenomena coincided in the municipal education system of Manaus: the closure of evening classes in municipal schools, the replacement of evening primary education with the Youth and Adult Education (YAE) modality, and the implementation and consolidation of results-driven management in the Municipal Department of Education. In light of this context, this master's dissertation presents the results of a study that aimed to analyze the process of closing evening classes and YAE in the context of results-driven management implemented in the municipal education system of Manaus, Brazil. To this end, it characterizes nighttime education and YAE within the municipal system and in the context of the productive reconfigurations of the Manaus Free Trade Zone; examines the genesis, consolidation, development, and conditions under which results-driven management has been established in the field of education globally and nationally; and, finally, establishes correlations between the consolidation of results-driven management in the municipal system of Manaus and the closure of nighttime education and YAE. The chosen theoretical and methodological framework employs categories that enable the understanding of the totality of the subject matter, based on the perspective of historical-dialectical materialism. To address the research problem, the methodological approach of the study included a literature review, collection of documentary material, data processing and analysis based on content analysis techniques. In conclusion, the study allowed us to make some final considerations about how the Manaus Free Trade Zone model, based on dependent and peripheral capitalism, drives populations to migrate to Manaus, where public policies such as education are concentrated, thus presenting itself as the third municipal education system in which YAE represents only 2% of enrollments. It also pointed out how multinational organizations, in organic and systemic action with dominant local fractions, operated the process of disqualifying public education while hijacking it for the economic logic of capitalism. Finally, it was observed that within the educational managerialism installed in Manaus, nighttime education and YAE have negative impacts on results and, therefore, should be erased.
Keywords: Educação de jovens e adultos - Manaus (AM)
Escolas públicas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação
Ensino noturno
Educação de Jovens e Adultos
Gestão empresarial
Rede municipal de Educação de Manaus
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SORIANO, Giovan Nonato Rodrigues. A EJA e o ensino noturno apagados das políticas públicas do Município de Manaus. 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9633
Issue Date: 4-Apr-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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