???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9640
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena
???metadata.dc.creator???: Cardoso, Ytanajé Coelho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Simas, Hellen Cristina Picanço
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Jonise Nunes
???metadata.dc.contributor.referee3???: Cavalheiro, Juciane dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee4???: Rubim, Altaci Corrêa
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo geral desta tese é apresentar uma proposta de aprimoramento do currículo de linguagens da educação escolar munduruku, numa perspectiva intercultural, para atender às necessidades socioculturais e etnolinguísticas do povo munduruku. Esta pesquisa é orientada pelo método dialógico, desenvolvido, sobretudo, por Mikhail Bakhtin (2003), Valentin Volóchinov (2017) e Pável Medviédev (2012). Como técnica, esta investigação contou com a etnografia dialógica – com base no método dialógico – e que abrangeu tanto a pesquisa documental como a pesquisa de campo, cujo locus de pesquisa foi a Escola Estadual Indígena Ester Caldeira Cardoso, localizada na aldeia Kwatá, no Rio Canumã, pertencente ao município de Borba, no Amazonas. A entrevista foi o principal instrumento da etnografia dialógica. Quanto ao corpus, é composto por dois documentos oficiais que orientam a educação escolar munduruku e por quinze atos enunciativos que têm como fonte quinze enunciadores munduruku: o cacique; a gestora; nove alunos e quatro professores. Esta pesquisa defende a tese de que os munduruku reivindicam uma interculturalidade dialógica emancipatória para o currículo de linguagens da educação escolar munduruku. Como contribuição ao aperfeiçoamento desse currículo, esta tese propõe a literatura indígena como uma resposta interessante às necessidades dos enunciadores do currículo de linguagens da educação escolar munduruku.
Abstract: The general objective of this thesis is to present a proposal to improve the language curriculum of Munduruku school education, from an intercultural perspective, to meet the sociocultural and ethnolinguistic needs of the Munduruku people. This research is guided by the dialogic method, developed mainly by Mikhail Bakhtin (2003), Valentin Voloshinov (2017) and Pavel Medvedev (2012). As a technique, this investigation relied on dialogic ethnography – based on the dialogic method – and which covered both documentary research and field research, whose research locus was the Ester Caldeira Cardoso Indigenous State School, located in the Kwatá village, in Rio de Janeiro. Canumã, belonging to the municipality of Borba, in the Amazon. The interview was the main instrument of dialogic ethnography. As for the corpus, it is composed of two official documents that guide Munduruku school education and fifteen enunciative acts that have fifteen Munduruku enunciators as their source: the cacique; the manager; nine students and four teachers. This research defends the thesis that the Munduruku claim an emancipatory dialogical interculturality for the language curriculum of Munduruku school education. As a contribution to the improvement of this curriculum, this thesis proposes indigenous literature as an interesting response to the needs of the enunciators of the language curriculum of Munduruku school education.
Keywords: Literatura indígena
Índios Munduruku - Educação
Índios Munduruku - Borba (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Interculturalidade dialógica emancipatória
Currículo de linguagens,
Educação escolar munduruku
Literatura indígena
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CARDOSO, Ytanaje Coelho. A interculturalidade dialógica no currículo de linguagens da educação escolar munduruku: a ascensão da literatura indígena. 2023. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9640
Issue Date: 31-Aug-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_YtanajeCardoso_PPGE.pdf2.4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.