???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Ademar Vieira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4958861138999989eng
dc.contributor.advisor1Borges, Heloisa da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9429409939324333eng
dc.contributor.advisor-co1Victória, Cláudio Gomes da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6229766004579519eng
dc.contributor.referee1Silva, Thaiany Guedes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605473259537850eng
dc.contributor.referee2Gonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2786554010520173eng
dc.contributor.referee3Victória, Cláudio Gomes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6229766004579519eng
dc.contributor.referee4Ghedin, Evandro-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879015398476679eng
dc.date.issued25-12-14-
dc.identifier.citationSantos, Ademar Vieira dos. A constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionais. 2023. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9645-
dc.description.resumoA presente pesquisa trata-se de uma narrativa (auto)biográfica, onde busco narrar a minha trajetória acadêmica e profissional no ensino público no Estado do Amazonas, a qual foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos. Surge a partir do seguinte questionamento: como se constituiu o meu processo formativo de pedagogo na articulação entre o ser e o trabalho pedagógico vivenciado como profissional na Educação Básica e no Ensino Superior no Estado no Amazonas? Para tanto, tem como o objetivo geral: Narrar a constituição do meu processo formativo de pedagogo na articulação entre o ser e o trabalho pedagógico vivenciado como profissional na Educação Básica e Ensino Superior no Estado do Amazonas. Nesse processo, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos: Descrever como se deu a trajetória no campo educacional, desde o ingresso na escola básica até o acesso ao Ensino Superior no curso de licenciatura em pedagogia da FACED/UFAM. Refletir sobre o processo de (auto)forma-se professor a partir da minha atuação de pedagogo da Educação Básica e do Ensino Superior no Estado do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Coutinho, 2014; Oliveira, 2007; Yin, 2003), com delineamento metodológico da pesquisa narrativa do tipo (auto)biográfica (Ferreira, 2006; Gozanga, 2021), onde narro algumas vivências formativas e experiências profissionais no decorrer da minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional, por meio de descrição e reflexão desse processo formativo no campo educacional constituído no ensino público no contexto amazônico. Portanto, conclui-se, que minhas narrativas (auto)biográfica de formação de professor, se constituem como processo filosófico, cultural, político e emancipatório e, nesse sentido, assumiu um caráter pedagógico cientifico comprometido com a formação de de professores, consequentemente, de cidadãos no contexto amazônico.eng
dc.description.abstractThe present research is a (self) biographical narrative, where I seek to narrate my academic and professional trajectory in public education in the State of Amazonas, which was developed with the Graduate Program in Education (PPGE), of the Federal University of Amazonas (UFAM), in Research Line 3: Training and Praxis of the Educator in the Face of Amazonian Challenges. It arises from the following question: how was my pedagogue training process constituted in the articulation between being and pedagogical work experienced as a professional in basic education and higher education in the State of Amazonas? To this end, the general objective is: To narrate the constitution of my pedagogue training process in the articulation between being and pedagogical work experienced as a professional in Basic Education and Higher Education in the State of Amazonas. In this process, the following specific objectives were developed: Describe how the trajectory in the educational field took place, from entering basic school to accessing Higher Education in the pedagogy degree course at FACED / UFAM. Reflect on the process of (self) teacher training from my performance as a pedagogue of Basic Education and Higher Education in the State of Amazonas. This is a qualitative approach research (Coutinho, 2014; Oliveira, 2007; Yin, 2003), with a methodological design of narrative research of the (auto)biographical type (Ferreira, 2006; Gozanga, 2021), where I narrate some formative experiences and professional experiences during my personal, academic and professional trajectory, through description and reflection of this formative process in the educational field constituted in public education in the Amazonian context. Therefore, it is concluded that my (auto)biographical narratives of teacher training constitute a philosophical, cultural, political and emancipatory process and, in this sense, assumed a scientific pedagogical character committed to the formation of citizens, consequently, of teachers in the Amazonian context.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/msword*
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/68479/DISS_AdemarSantos_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação básica - Formaçãopor
dc.subjectPedagogos - Formaçãopor
dc.subjectEnsino - Metodologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleA constituição formativa de um professor do ensino público : recorte de suas vivências profissionaiseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7629-7056eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7616-228Xeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2024-9554eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9007-2467eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6082-3370eng
dc.contributor.referee3orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7616-228Xeng
dc.contributor.referee4orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2844-6122eng
dc.subject.userFormação de Professor em Pedagogiapor
dc.subject.userProcesso Formativopor
dc.subject.userPesquisa Narrativapor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AdemarSantos_PPGE.pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.