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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação ambiental no contexto do manejo do guaraná (Paullinia cupana Kunth) na região do Alto Urupadí (Maués-Amazonas)
Other Titles: Environmental education in the context of guarana (Paullinia cupana Kunth) management in the Alto Urupadí region (Maués-Amazonas)
???metadata.dc.creator???: Damascena, Valdelson Alves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Francimara Souza da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santiago, Jozane Lima
???metadata.dc.contributor.referee2???: Belém, Maria de Jesus Campos de Souza
???metadata.dc.contributor.referee3???: Oda, Welton Yudi
???metadata.dc.description.resumo???: O Amazonas tem como peculiaridade a produção agrícola nas margens de rios ou igarapés durante a seca ou em roçados de terra firme durante todo o ano. De modo geral, a população rural na Amazônia vem apresentando um processo de envelhecimento, sem reposição de mão de obra. Os jovens do campo têm buscado na cidade oportunidades para continuar seus estudos e melhores condições de emprego, uma vez que as condições de educação e de trabalho no campo são precárias. Neste contexto, a escola é um importante espaço para a sensibilização da sociedade sobre a necessidade dos cuidados com o meio ambiente a partir da Educação Ambiental (EA), enfatizando a importância de adotar melhores estratégias de produção e consumo, que contribuam para a sustentabilidade no uso dos recursos naturais. Aproveitar a vivência e experiências dos estudantes nas metodologias de EA pode ter maior eficiência nas áreas rurais da Amazônia. O objetivo desse estudo foi analisar as práticas de educação ambiental desenvolvidas na comunidade Brasileia, localizada na região do Alto Urupadí - Maués, no contexto do manejo do guaraná. O trabalho foi realizado utilizando-se abordagem qualitativa e quantitativa, com fontes de dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados por meio de formulário com os professores, presidente da comunidade, responsáveis pela escola e comunitários. Já com os estudantes, foi realizado uma oficina. Como resultado, foi observado que apesar de não conhecerem o termo “educação ambiental” e seu conceito científico, as famílias e a comunidade escolar encontram-se em nível satisfatório de EA, demonstrando que a vivência, as experiências, aprendizagens práticas e empíricas também educam. Essa educação precisa ser mais bem aproveitada pelo poder público, para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nas áreas ribeirinhas da Amazônia. Para isso, há a necessidade de investimentos na formação dos professores, contratação através de concurso público de novos docentes, diminuindo o rodízio desses profissionais; no transporte escolar de qualidade e alimentação segura, através do programa de aquisição de alimentação escolar em tempo hábil.
Abstract: The peculiarity of the Amazon is agricultural production on the banks of rivers or creeks during drought or in swiddens of terra firme throughout the year. In general, the rural population in the Amazon has been presenting an aging process, without replacement of labor. The young people of the countryside have been looking for opportunities in the city to continue their studies and better employment conditions, since the conditions of education and work in the countryside are precarious. In this context, the school is an important space for raising society's awareness about the need to care for the environment from Environmental Education (EA), emphasizing the importance of adopting better production and consumption strategies that contribute to sustainability in the use of natural resources. Taking advantage of the students' experience and experiences in EA methodologies can be more efficient in rural areas of the Amazon. The objective of this study was to analyze the environmental education practices developed in the Brasileia community, located in the Alto Urupadí - Maués region, in the context of guaraná management. The study was carried out using a qualitative and quantitative approach, with primary and secondary data sources. Primary data were collected through a form with teachers, community president, school and community leaders. Already with the students, a workshop was held. As a result, it was observed that despite not knowing the term "environmental education" and its scientific concept, families and the school community are at a satisfactory level of EE, demonstrating that experience, experiences, practical and empirical learning also educate. This education needs to be better used by the government, to strengthen the teaching and learning process in the riverside areas of the Amazon. For this, there is a need for investments in the training of teachers, hiring through public tender of new teachers, reducing the rotation of these professionals; in quality school transportation and safe food, through the timely school feeding acquisition program.
Keywords: Educação ambiental - Maués (AM)
Agricultura familiar - Maués (AM)
Guaraná - Manejo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Amazônia
Agricultura familiar
Sustentabilidade
Desenvolvimento rural
Educação no campo
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: DAMASCENA, Valdelson Alves. Educação ambiental no contexto do manejo do guaraná (Paullinia cupana Kunth) na região do Alto Urupadí (Maués-Amazonas). 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9701
Issue Date: 5-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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