???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9710
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O modelo da metaorquestração instrumental associado à metodologia lesson study e suas implicações no processo de aprendizagem da docência para o ensino da matemática
Other Titles: The instrumental metaorchestration model associated with the lesson study methodology and its implications on the teaching learning process for teaching mathematics
???metadata.dc.creator???: Groschke, Adriana de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Feitosa, Francisco Eteval da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oliveira, Irlane maia de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Valente, Ana Acácia Pereira
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo objetivou investigar as implicações do modelo da Metaorquestração Instrumental (MOI) associado à metodologia Lesson Study, no processo de aprendizagem dos conhecimentos especializados para o ensino da matemática, no contexto de formação inicial de professores de Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. O estudo tem uma abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa tanto descritiva quanto exploratória, e quanto aos procedimentos técnicos é uma pesquisa - ação. Ademais, o estudo foi baseado nos princípios da investigação reflexiva. O quadro teórico é composto pela Teoria da Orquestração Instrumental, Abordagem Instrumental do Didático, Orquestração Instrumental On-line, Metaorquestração Instrumental On-line, Lesson Study, Conhecimentos especializados para o ensino da Matemática e Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo. Os participantes do estudo foram licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. Os dados foram coletados a partir da observação, formulários e filmagem e foram analisados pelo método da Triangulação e à luz das categorias do conhecimento especializado dos professores de Matemática (MTSK) e do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) dialogados com os teóricos que estruturam o quadro teórico deste estudo. Os resultados evidenciaram que o modelo teórico metodológico da Metaorquestração Instrumental associado à metodologia Lesson Study, implica significativamente para a mobilização e desenvolvimento de conhecimentos especializados na aprendizagem docente do ensino da Matemática.
Abstract: This study aimed to investigate the implications of the Instrumental Metaorchestration (MOI) model associated with the Lesson Study methodology, in the learning process of specialized knowledge for teaching mathematics, in the context of initial training of Mathematics teachers of the Mathematics Degree Course at the University Federal do Amazonas. The study has a qualitative approach, in terms of objectives, it is both a descriptive and exploratory research, and in terms of technical procedures, it is action research. Furthermore, the study was based on the principles of reflective inquiry. The theoretical framework comprises the Theory of Instrumental Orchestration, Instrumental Approach to Didactics, Online Instrumental Orchestration, Online Instrumental Metaorchestration, Lesson Study, Specialized knowledge for teaching Mathematics and Technological and Pedagogical Content Knowledge. The study participants were undergraduates in Mathematics at the Federal University of Amazonas. Data were collected from observation, forms and filming and were analyzed using the Triangulation method and in the light of the categories of specialized knowledge of Mathematics teachers (MTSK) and Technological and Pedagogical Content Knowledge (TPACK) dialogued with the theorists who structure the theoretical framework of this study. The results showed that the theoretical methodological model of Instrumental Metaorchestration associated with the Lesson Study methodology, implies significantly for the mobilization and development of specialized knowledge in teaching mathematics teaching.
Keywords: Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa
Professores de matemática
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
???metadata.dc.subject.user???: Metaorquestração Instrumental
Lesson Study
Ensino de Matemática
Formação Inicial de Professores de Matemática
Conhecimentos Especializados
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: GROSCHKE, Adriana de Souza. O modelo da metaorquestração instrumental associado à metodologia lesson study e suas implicações no processo de aprendizagem da docência para o ensino da matemática. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9710
Issue Date: 18-Jul-2023
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AdrianaGroschke_PPGECIM4.58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons