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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação inicial de professores/as para atuação em escolas do campo com classes multisseriadas em Parintins-AM
???metadata.dc.creator???: Mendonça, Erivelton de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borges, Heloisa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Thaiany Guedes da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Zientarski, Clarice
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa, intitulada A formação inicial de professores/as para atuação em escolas do campo com classes multisseriadas em Parintins-AM, é resultado de inúmeras inquietações que surgiram no decorrer do processo de formação no curso de pedagogia no CESP/UEA e durante atuação profissional enquanto professor substituto no curso de pedagogia do ICSEZ/UFAM, diante das inquietações surgiu o seguinte problema de pesquisa: Como ocorre o processo de formação inicial de professores/as para o exercício do magistério em escolas do campo com classes multisseriadas nos cursos de pedagogia das instituições públicas de Ensino Superior em Parintins? Diante desta problemática a pesquisa tem como objetivo geral analisar a formação inicial de professores/as para o exercício do magistério em escolas do campo com classes multisseriadas nos cursos de Licenciaturas em Pedagogia das instituições públicas de Ensino Superior em Parintins. Buscando alcançar o objetivo geral, definiu-se os seguintes objetivos específicos: estudar os teóricos que discutem a política de formação inicial de professores/as, a Educação do Campo e as classes multisseriadas; contextualizar o momento histórico da criação dos Cursos de Licenciaturas em Pedagogia do CESP/UEA e ICSEZ/UFAM, buscando examinar os Projetos Pedagógicos (PPCs) em relação às normativas da Educação do Campo; e avaliar como os Cursos de Licenciatura em Pedagogia do CESP/UEA e ICSEZ/UFAM trabalham a Educação do Campo, especialmente as práticas pedagógicas das escolas multisseriadas, considerando seus planos de ensinos e seus conteúdos didáticos. O campo teórico sobre a Educação do Campo, classes multisseriadas e formação de professores está fundamentado em autores como Arroyo (2007), Caldart e Molina (2011), Caldar (2004, 2008, 2011, 2012, 2015, 2019), Borges (2015), Silva (2017), Souza (2021), Gatti, André e Barreto (2009), Libâneo (2015), Molina e Hage (2015), Saviani (2009, 2011, 2020), dentre outros que também contribuíram para o aprofundamento teórico que sustenta esse estudo). Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica apoiada no Método Materialismo Histórico-Dialético. O lócus da pesquisa para coleta de dados fora o Centro de Estudos Superiores de Parintins CESP/UEA e o Instituto de Ciências Sociais Educação e Zootecnia ICSEZ/UFAM. Os principais resultados da pesquisa apontam para a necessidade dos cursos de Pedagogia em Parintins, do ponto de vista curricular e metodológico, ampliarem os debates sobre a Educação do Campo, tendo como ponto de partida um diálogo maior da universidade com as comunidades e com os movimentos sociais, para assim, melhor estabelecer uma relação entre prática de ensino e a realidade do campo em Parintins, instituindo dessa forma a práxis como elemento fundante da formação do professor (a). O estudo indica ainda a necessidade de uma contextualização mais totalizante dos conteúdos desenvolvidos no âmbito das disciplinas com a realidade da Educação do Campo na região amazônica, em especial nas disciplinas metodológicas e nas didáticas, que se limita em discutir propostas de ensino e estratégias pedagógicas numa abordagem geral dos conteúdos e da educação, sem considerar o contexto local.
Abstract: The research, entitled The initial training of teachers to work in rural schools with multi-grade classes in Parintins-AM, is the result of numerous concerns that arose during the training process in the pedagogy course at CESP/UEA and during professional practice As a substitute teacher in the pedagogy course at ICSEZ/UFAM, given the concerns, the following research problem arose: How does the process of initial training of teachers for teaching in rural schools with multi-grade classes occur in pedagogy courses? public higher education institutions in Parintins? Faced with this problem, the research has the general objective of analyzing the initial training of teachers for teaching in rural schools with multi-grade classes in Pedagogy Degree courses at public Higher Education institutions in Parintins. Seeking to achieve the general objective, the following specific objectives were defined: to study the theorists who discuss the initial teacher training policy, Rural Education and multigrade classes; contextualize the historical moment of the creation of the Degree Courses in Pedagogy at CESP/UEA and ICSEZ/UFAM, seeking to examine the Pedagogical Projects (PPCs) in relation to Rural Education regulations; and evaluate how the Degree Courses in Pedagogy at CESP/UEA and ICSEZ/UFAM work with Rural Education, especially the pedagogical practices of multigrade schools, considering their teaching plans and didactic content. The theoretical field on Rural Education, multigrade classes and teacher training is based on authors such as Arroyo (2007), Caldart and Molina (2011), Caldar (2004, 2008, 2011, 2012, 2015, 2019), Borges (2015 ), Silva (2017), Souza (2021), Gatti, André and Barreto (2009), Libâneo (2015), Molina and Hage (2015), Saviani (2009, 2011, 2020), among others who also contributed to the deepening theory that supports this study). This is documentary and bibliographical research supported by the Historical-Dialectical Materialism Method. The research locus for data collection was the Center for Higher Studies of Parintins CESP/UEA and the Institute of Social Sciences, Education and Zootechnics ICSEZ/UFAM. The main results of the research point to the need for Pedagogy courses in Parintins, from a curricular and methodological point of view, to expand debates on Rural Education, taking as a starting point a greater dialogue between the university and communities and movements. social, in order to better establish a relationship between teaching practice and the reality of the field in Parintins, thus establishing praxis as a founding element of teacher training. The study also indicates the need for a more comprehensive contextualization of the contents developed within the scope of the disciplines with the reality of Rural Education in the Amazon region, especially in the methodological and didactic disciplines, which is limited to discussing teaching proposals and pedagogical strategies in a general approach to content and education, without considering the local context.
Keywords: Educação rural - Parintins (AM)
Professores - Formação - Parintins (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação do campo
Formação de professores
Curso de pedagogia
Classes multisseriadas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MENDONÇA, Erivelton de Souza. A formação inicial de professores/as para atuação em escolas do campo com classes multisseriadas em Parintins-AM. 2023. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9723
Issue Date: 21-Jun-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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