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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial
Other Titles: Characterization of teaching self-efficacy in the inclusion of special education students
???metadata.dc.creator???: Sánchez Gutiérrez, Rosangelica 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Cleverton José Farias de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Padilla Sabillón, Suyapa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Lucio Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee3???: Contreira, Andressa Ribeiro
???metadata.dc.description.resumo???: A autoeficácia docente desempenha um papel fundamental na consecução efetiva de um ambiente educacional inclusivo, onde os docentes devem sentir-se na sua capacidade de ensinar aos estudantes com necessidades educacionais especiais dentro de uma sala de aula regular. Este estudo visa conhecer os níveis de autoeficácia dos Docentes nas práticas inclusivas. O presente estudo se traduz como uma pesquisa de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo a autoeficácia docente. Os Participantes neste estudo foram 110 docentes; sendo 77 de sexo feminino e 33 do sexo masculino, com idades variando de 26 a 62 anos. Para mensurar a autoeficácia docente, aplicou-se a Escala de Eficácia Docente para as Práticas Inclusivas (EEDPI). Os resultados indicam que a maioria dos docentes apresentaram alto nível de autoeficácia docente. Entretanto, uma parcela deles apresentam dificuldades no que se refere ao planejamento e colaboração em contextos inclusivos. Esses achados destacam a necessidae de desenvolvimiento profissional contínuo para abordar essas questões.
Abstract: Teacher self-efficacy plays a fundamental role in the effective achievement of an inclusive educational environment, where teachers must feel confident in their ability to teach students with special educational needs within a regular classroom. This study aims to find out about teachers' levels of self-efficacy in inclusive practices. This study is a characterization survey with a quantitative approach involving teacher self-efficacy. The participants in this study were 110 teachers, 77 of whom were female and 33 male, with ages ranging from 26 to 62. The Teacher Self-Efficacy Scale for Inclusive Practices (EEDPI) was used to measure teacher self-efficacy. The results indicate that the majority of teachers have a high level of teaching self-efficacy. However, a proportion of them have difficulties when it comes to planning and collaborating in inclusive contexts. These findings highlight the need for continuous professional development to address these issues.
Keywords: Inclusão escolar
Educação inclusiva - Manaus (AM)
Professores de educação especial - Formação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação inclusiva
Autoavaliação
Docência
Formação de professores
Gestão
Planejamento
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SÁNCHEZ GUTIÉRREZ, Rosangélica. Caracterização da autoeficácia docente na inclusão de estudantes de educação especial. 2023. 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9818
Issue Date: 25-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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