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dc.creatorNascimento, Flávia Cristina Milon do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0773429434978386eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lúcio Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773eng
dc.contributor.referee1Barros, oão Luiz da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083eng
dc.contributor.referee2Amorim, Minerva Leopoldina de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5598486262343287eng
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Flávia Cristina Milon do. Educação de alunos com altas habilidades/superdotação: problematizando as questões de estilos e práticas parentais. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9835-
dc.description.resumoO presente estudo objetivou conhecer a opinião de alunos com Altas Habilidades/Superdotação sobre estilos e práticas parentais. Os participantes da pesquisa foram alunos identificados com Altas Habilidades/Superdotação que faziam atendimento no NAAHS Amazonas. O público, composto de 12 alunos que se encontravam no ensino fundamental I, ensino fundamental II e ensino médio, com idades entre 7 a 17 anos. Quanto à metodologia, foi um estudo de caracterização com abordagem quantitativa envolvendo estilos e práticas parentais de alunos com AH/SD e de natureza transversal. Os alunos responderam ao Inventário de Estilos Parentais - IEP, que tem como objetivo caracterizar estilos e práticas parentais. Foram aplicados dois inventários: um voltado para as práticas parentais paternas e outro voltado para as práticas parentais maternas. Após a aplicação do inventário foi realizada a interpretação das respostas através das medidas de conversão indicadas pelo manual. Observamos a presença maior de práticas positivas (pró-sociais) sendo exercidas pelas figuras maternas e as figuras maternas tiveram melhores resultados (ótimo e bom) como caracterização dos seus estilos de parentalidade. Em contrapartida, os resultados das figuras paternas revelaram que os filhos os descreveram como pessoas que exerciam mais práticas negativas (antissociais) com estilos parentais são predominantemente tidos como regular e de risco. Percebemos que as figuras paternas e maternas utilizavam com mais veracidade práticas de castigos corporais e que as figuras paternas eram ausentes.eng
dc.description.abstractThe present study aimed to understand the opinion of students with High Abilities/Giftedness about parental styles and practices. The research participants were students identified with High Abilities/Giftedness who attended NAAHS Amazonas. The audience, made up of 12 students who were in elementary school I, elementary school II and high school, aged between 7 and 17 years old. As for the methodology, it was a characterization study with a quantitative approach involving parental styles and practices of students with AH/DS and of a transversal nature. The students responded to the Parenting Styles Inventory - IEP, which aims to characterize parenting styles and practices. Two inventories were applied: one focused on paternal parenting practices and the other focused on maternal parenting practices. After applying the inventory, the responses were interpreted using the conversion measures indicated in the manual. We observed a greater presence of positive (pro-social) practices being carried out by maternal figures and maternal figures had better results (excellent and good) as a characterization of their parenting styles. On the other hand, the results for paternal figures revealed that children described them as people who practiced more negative (antisocial) practices, with parental styles predominantly considered regular and risky. We noticed that paternal and maternal figures used corporal punishment practices more truthfully and that paternal figures were absent.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/70961/DISS_FlaviaNascimento_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectCrianças superdotadaspor
dc.subjectAdolescentes superdotadospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleEducação de alunos com altas habilidades/superdotação: problematizando as questões de estilos e práticas parentaiseng
dc.title.alternativeEducation of Students with High Abilities/Giftedness: Problematizing the issues of Parenting Styles and Practices.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoFoi de fácil compreensãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1193-6029eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5921-2188eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5350-3563eng
dc.subject.userEstratégias de criaçãopor
dc.subject.userEducação Inclusivapor
dc.subject.userEducação Especialpor
dc.subject.userCuidados parentaispor
dc.subject.userTalentospor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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