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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Processos fluviais e implicações portuárias para as cidades de São Paulo de Olivença, Amaturá e Santo Antônio do Içá, na calha do rio Solimões-AM
???metadata.dc.creator???: Gomes, Fabiam Chota 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, José Alberto Lima de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gordim, Marília Gabriela Rezende
???metadata.dc.contributor.referee2???: Albuquerque, Adoréa Rebello da Cunha
???metadata.dc.description.resumo???: A Geografia como ciência, tem objetivo de estudar o espaço geográfico e as relações nele estabelecidas, a percepção e entendimento das interações entre meio natural e os seres vivos tem papel fundamental para se obter conhecimentos e aplica-los na adequação da qualidade de vida em relação ao ambiente que ocupamos. Neste sentido o proposto trabalho se baseou na investigação de problemas relacionados às dinâmicas de margens fluviais, onde o tema estudado teve pertinência em conhecer e apresentar informações sobre processos fluviais e suas diferentes implicações nos perímetros ou zonas portuárias de três municípios que fazem parte da calha do Alto rio Solimões, sendo estes locais estritamente os portos que estão localizadas nos seguintes municípios: São Paulo de Olivença-AM/ Amaturá-AM/ Santo Antônio do Içá-AM. Levando em consideração que a investigação ocorre em zonas portuárias, é de notável importância conceituar o que seja “zona portuária” no contexto amazônico para com o presente estudo: seguindo esta maneira de raciocinar, as zonas portuárias citadas configuram todo perímetro marginal que é utilizado pelos munícipes para atracação de canoas, lanchas, barcos de médio e grande porte, onde correm seus devidos processos logísticos, isso em se tratando de embarque, desembarque de cargas e passageiros. Seguindo esta lógica, na calha do Rio Solimões, assim como em outros rios da bacia hidrográfica amazônica é perceptível a incidência de fenômenos que ocorrem em áreas afastadas (áreas rurais) dos municípios, e outros eventos atingem áreas habitadas (perímetro urbano), à vista disso foi cogitado promover uma análise feita a partir de uma subdivisão da geomorfologia, denominada geomorfologia urbana. No caso do estudo desenvolvido, ele foi concebido em âmbito fluvial, sendo assim o autor traz nomenclatura geomorfologia fluvial urbana conceituando eventos geomorfológicos fluviais em áreas urbanas no alto rio Solimões, processos e implicações que causam transtornos aos residentes nas sedes dos municípios, fenômenos estes se tratando de processos erosivos, deposição de sedimentos e alagação. Como parte importante no proposto trabalho, foi denotado que consequentemente estes processos fluviais fazem existir uma transformação morfológica que atua deflagrando transtornos sociais, econômicos e até emocionais ás populações instaladas nestas localidades. Em decorrência das informações reunidas, pode ser inferido que para existir construções e possíveis obras de revitalização nas zonas portuária dos municípios, é necessário haver estudos característicos a estes problemas, trazendo propostas de investigar os processos fluviais, entendê-los, e através destes conhecimentos ofertar assistência técnica no processo de ocupação e assimilação do espaço, e de alguma forma ajudar a melhorar o processo das logísticas portuárias em relação a estas implicações.
Abstract: Geography as a science, aims to study the geographic space and the relationships established in it, the perception and understanding of the interactions between the natural environment and Man has a fundamental role in obtaining knowledge and applying it in the adequacy of the quality of life in relation to the environment. environment we occupy. In this sense, the proposed work is based on the investigation of problems related to the dynamics of river banks, where the subject to be studied is relevant in knowing and presenting information about river processes and their different implications in the perimeters or port areas of three municipalities that are part of the channel of the Upper Solimões river, these places being strictly the ports that are located in the following municipalities: São Paulo de Olivença-AM/ Amaturá-AM/ Santo Antônio do Içá-AM. Taking into account that the investigation takes place in port areas, it is of notable importance to conceptualize what a “port area” is in the Amazonian context for the present study: following this way of reasoning, the port areas mentioned configure the entire marginal perimeter that is used by the citizens for mooring canoes, speedboats, medium and large boats, where their due logistical processes run, this in terms of (boarding, unloading of cargo and passengers). Following this logic, in the channel of the Solimões River, as well as in other rivers of the Amazon hydrographic basin, the incidence of phenomena that occur in remote areas (rural areas) of the municipalities, and other events reach inhabited areas (urban perimeter), in sight In addition, it was considered to promote an analysis based on a subdivision of geomorphology, called (urban geomorphology). In the case of the study carried out, it was conceived in a fluvial scope, so the author brings nomenclature (urban fluvial geomorphology) conceptualizing fluvial geomorphological events in urban areas on the upper Solimões river, processes and implications that cause inconvenience to residents in the municipal headquarters, phenomena these dealing with erosion processes, deposition of sediments and flooding. As an important part of the proposed work, it was denoted that consequently these fluvial processes make a morphological transformation exist that acts triggering social, economic and even emotional disorders to the populations installed in these localities. As a result of the information gathered, it can be inferred that for there to be constructions and possible revitalization works in the port areas of the municipalities, it is necessary to have studies characteristic of these problems, bringing proposals to investigate the fluvial processes, to understand them, and through this knowledge to offer technical assistance in the process of occupying and assimilating the space, and in some way helping to improve the port logistics process in relation to these implications.
Keywords: Áreas portuárias - Amazonas
Portos e zonas francas - Amazonas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Implicações portuárias
São Paulo de Olivença
Amaturá
Santo Antônio do Içá
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: GOMES, Fabiam Chota. Processos fluviais e implicações portuárias para as cidades de São Paulo de Olivença, Amaturá e Santo Antônio do Içá, na calha do rio Solimões-AM. 2023. 146 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9886
Issue Date: 28-Sep-2023
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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