???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9941
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Um olhar das políticas públicas para a inclusão escolar da pessoa com deficiência visual
???metadata.dc.creator???: Braz, Aissa Thamy Alencar Mendes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garcia, Fabiane Maia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Olveira, Marcio de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lemos, Catia
???metadata.dc.description.resumo???: A dissertação analisa as políticas públicas de inclusão para o atendimento do estudante com deficiência visual, identificando as condições técnicas e profissionais que devem ser oferecidas pela escola, analisando os aspectos básicos para o trabalho docente dentro do contexto da escola inclusiva. O estudo está contextualizado nas ações implementadas pelas políticas governamentais de inclusão relacionadas à educação com base em princípios norteadores como a Política Nacional de Educação Especial. O debate articula-se com a seguinte problematização: atualmente, como as instituições de ensino se organizam diante das estratégias inclusivas de estudantes que possuem deficiência visual? Por ser uma pesquisa exploratória, os resultados foram alcançados com levantamento bibliográfico em livros e artigos, que contribuíram para ampliar a compreensão da temática apresentada. Fundamentado nos estudos realizados por Anache (1994; 2013), Masini (1994), Mosquera (2010), Costa (2012), Matos (2012), Mantoan (2013), contemplando os aspectos necessários para a inclusão escolar, pautado sobre as políticas públicas, que asseguram o processo de ensino e aprendizagem às crianças com necessidades específicas. Assim, o texto discutiu o conjunto da política que busca assegurar uma educação que promova o desenvolvimento e autonomia do estudante com deficiência visual. O estudo estruturou-se em contemplar três aspectos: identificar quais as demandas formais e legais que garantem o acesso e a permanência do estudante com deficiência visual nas escolas; categorizar as formas de atendimento presentes nos diagnósticos das escolas em relação às adequações estruturais, técnicas e metodológicas presentes nas escolas e analisar os processos de atendimento aos estudantes com deficiência visual a partir dos relatórios de Estágio I e II do Curso de Pedagogia. Dado o período de pandemia, houve certa dificuldade de acesso aos relatórios de estágio, mesmo assim, os dados indicam que a questão da inclusão ainda é pouco visível no interior da escola e no próprio processo formativo. Por fim, a pesquisa abordou os fatores, condições estruturais previstas na legislação e no conjunto teórico tidos como fundamentais para consolidar a inclusão nas escolas. Desse modo, é a partir da relação da política pública, das lutas e do conjunto das pesquisas em andamento que ocorre alguma visibilidade do processo de democratização da educação na Amazônia, que não ocorre sem um dos seus principais pilares, a inclusão.
Abstract: The dissertation analyzes the public policies of inclusion for the assistance of the visually impaired student, identifying the technical and professional conditions that must be offered by the school, analyzing the basic aspects for the teaching work within the context of the inclusive school. The study is contextualized in the actions implemented by government inclusion policies related to education based on guiding principles such as the National Policy on Special Education. The debate is articulated with the following problematization: Currently, how are educational institutions organized in the face of inclusive strategies for students who have visual impairments? Because it is an exploratory research, the results were achieved with a bibliographical survey in books and articles, which contributed to broaden the understanding of the theme presented. Based on studies carried out by Anache (1994; 2013), Masini (1994), Mosquera (2010), Costa (2012), Matos (2012),Mantoan (2013),contemplating the necessary aspects for school inclusion, based on policies public, which ensure the teaching and learning process for children with specific needs. Thus, the text discussed the set of policies that seek to ensure an education that promotes the development and autonomy of students with visual impairments. The study was structured around three aspects: identifying the formal and legal demands that guarantee the access and permanence of visually impaired students in schools; to categorize the forms of assistance present in the diagnoses of the schools in relation to the structural, technical and methodological adjustments present in the schools and to analyze the processes of assistance to students with visual impairment from the reports of Stage I and II of the Pedagogy Course. Given the difficulty of accessing internship reports, the scarce data indicate that the issue of inclusion is still not very visible within the school and the training process itself. Finally, the research addressed the factors, structural conditions foreseen in the legislation and in the theoretical set considered fundamental to consolidate inclusion in schools. Thus, it is from the relationship of public policy, struggles and the set of ongoing research that one can give visibility to the process of democratization of education in the Amazon, which does not occur without one of its main pillars, inclusion.
Keywords: Pessoas com deficiência visual
Educação inclusiva
Inclusão escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Políticas Públicas
Acessibilidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: BRAZ, Aissa Thamy Alencar Mendes. Um olhar das políticas públicas para a inclusão escolar da pessoa com deficiência visual. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9941
Issue Date: 22-Aug-2023
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AissaBraz_PPGE.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.