???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9994
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Concepções do ser indígena na educação básica nas escolas públicas em Manaus: revelando o negacionismo para r-existência
???metadata.dc.creator???: Lizardo, Bárbara Caroline Guimarães Sales 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Faria, Ivani Ferreira de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pinto, Marilina Conceição de Oliveira Bessa Serra
???metadata.dc.contributor.referee2???: Schwade, Tiago Maiká Müller
???metadata.dc.description.resumo???: Os estudantes da educação básica, em pleno século XXI ainda ignoram e desconhecem a diversidade dos povos indígenas que vivem no país, sobretudo nas cidades. Há uma concepção equivocada e preconceituosa, especialmente por parte dos estudantes sobre o que de fato é ser indígena no mundo contemporâneo. Mais de 500 anos se passaram, mas o pensamento e a maneira como essa questão ainda são trabalhados em sala de aula, principalmente na disciplina de geografia pouco mudou. Dessa forma, parte da sociedade ainda vê o indígena de uma forma negativista, com uma concepção estereotipada de que o "índio verdadeiro" é o que vive isolado na floresta com os mesmos costumes do século XVI. O objetivo desta pesquisa foi compreender a concepção dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I sobre os povos indígenas nas Escolas Estaduais Benício Leão e Nossa Senhora da Divina Providência. Nesse sentido, foi importante analisar o papel dos livros didáticos de geografia utilizados nas escolas, a abordagem dos professores que ministram geografia para o 5º ano, as críticas dos professores indígenas sobre a abordagem da questão indígena retratada nos livros didáticos de geografia, mostrando como abordam a temática indígena na sala de aula e como gostariam que fossem representados nos livros didáticos. A linha metodológica percorrida foi a pesquisa participante, com realização de pesquisa de campo, escuta sensível, mapas conceituais, fundamentados nos princípios da geografia anticolonial como uma alternativa dentro do sistema educacional. Por meio da pesquisa participante, os professores indígenas dos centros culturais de Manaus puderam propor alternativas para o fortalecimento dos povos indígenas no decorrer das aulas de geografia do ensino fundamental I, a partir da criação de uma comissão para redação e análise dos livros didáticos das ciências humanas composta por professores indígenas, antes que o material chegue às escolas com abordagens preconceituosas, incompletas e distorcidas com uma concepção colonizadora. Além disso, foi proposta a criação de uma secretaria de educação indígena, visando à autonomia de suas escolas e de seus conhecimentos. Ficou comprovado que, em pleno século XXI, os povos indígenas continuam invisibilizados pela sociedade nacional e que a ausência de conhecimento e de discussão crítica sobre eles nas escolas, principalmente pelos professores de geografia contribui para esse contexto em que predomina o preconceito e a desvalorização de suas culturas, além do não reconhecimento como povos portadores de direitos e autonomia para viverem como são.
Abstract: Los estudiantes de la enseñanza básica, en pleno siglo XXI aún ignoran y desconocen la diversidad de los pueblos indígenas que viven en el país, especialmente en las ciudades. Existe una concepción equivocada y prejuiciosa, especialmente por parte de los estudiantes de la educación básica, sobre lo que realmente significa ser indígena en el mundo contemporáneo. Han pasado más de 500 años, pero el pensamiento y la forma en que se aborda esta cuestión en el aula sobretodo en la asignatura de geografía poco ha cambiado apenas han cambiado en relación con ellos. De esta manera, parte de la sociedad todavía ve al indígena de manera negativa, con una concepción estereotipada de que el "verdadero indio" es aquel que vive aislado en la selva con las mismas costumbres del siglo XVI. El objetivo de esta investigación fue comprender la concepción de los estudiantes de quinto grado de la Escuela Primaria sobre los pueblos indígenas en las Escuelas Estatales Benício Leão y Nossa Senhora da Divina Providência. En este sentido, es importante analizar el papel de los libros de texto de geografía utilizados en las escuelas, el enfoque de los profesores que imparten geografía para quinto grado, las críticas de los profesores indígenas sobre el enfoque de la cuestión indígena en los libros de texto de geografía, mostrando cómo abordan el tema indígena en el aula y cómo les gustaría que se representara en los libros de texto. La línea metodológica recorrida fue la investigación participativa, con la realización de investigaciones de campo, escucha sensible, mapas conceptuales, basados en los principios de la geografía anticolonial como una alternativa dentro del sistema educativo. A través de la investigación participativa, los profesores indígenas de los centros culturales de Manaus pudieron proponer alternativas para fortalecer a los pueblos indígenas durante las clases de geografía en la educación primaria, mediante la creación de una comisión para la redacción y análisis de los libros de texto de ciencias sociales compuesta por profesores indígenas, antes de que el material llegue a las escuelas con enfoques prejuiciosos incompletas y distorsionadas con una concepción colonizadora. Además, se propuso la creación de una secretaría de educación indígena, con el objetivo de garantizar la autonomía de sus escuelas y conocimientos. Se comprobó que, en pleno siglo XXI, los pueblos indígenas siguen siendo invisibles para la sociedad nacional y que la falta de conocimiento y debate crítico sobre ellos en las escuelas sobretodo por los profesores de geografia contribuye a un contexto en el que prevalece el prejuicio y la desvalorización de sus culturas, así como la falta de reconocimiento de su condición de pueblos con derechos y autonomía para vivir como son.
Keywords: Professores indígenas
Indígenas - Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA
???metadata.dc.subject.user???: Livro didático
Professores indígenas
Identidade indígena
Geografia anticolonial
Interculturalidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: LIZARDO, Bárbara Caroline Guimarães Sales. Concepções do ser indígena na educação básica nas escolas públicas em Manaus: revelando o negacionismo para r-existência. 2023. 192 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9994
Issue Date: 4-Oct-2023
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_BarbaraLizardo_PPGEOG_.pdf7.39 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.