???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10006
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Espaço habitacional pós-pandemia: uma pesquisa sob o olhar do design emocional e da inovação aberta para a geração de mobiliários interativos
Other Titles: Post-pandemic housing space: a research from the perspective of emotional design and open innovation for the conception of interactive furniture
???metadata.dc.creator???: Freire, Rebecca dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Falcão, Franciane da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mota, Sheila Cordeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Máximo, Fábio Henrique Dias
???metadata.dc.description.resumo???: A Pandemia do COVID-19 é considerada como um dos maiores eventos globais vivenciados pela humanidade, com esta, sérios efeitos surgiram e afetaram a sociedade tanto de forma clínica, quanto física, mental e emocional. Com o declarar oficial do surto pandêmico pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em janeiro de 2020, as ruas se esvaziaram e os lares passaram a ser habitados diariamente de forma confinada. Os efeitos do isolamento social e da convivência frequente entre os membros das famílias causaram consequências na arquitetura doméstica, além de que com os lares despreparados emocionalmente, estes tenderam por não conseguir responder às necessidades de seus moradores. Apesar do Espaço Habitacional ter evoluído ao longo dos anos chegando a quebrar paradigmas e compartilhar o espaço com múltiplos cômodos em um projeto “aberto”, este encontra novos desafios que vão além do visível, mas sim que buscam conectar as pessoas com suas habitações. O Design necessita de adaptação e por isso o grande problema desta pesquisa concentra-se nas mudanças do Espaço Habitacional no período pandêmico, e consigo traz o objetivo de construir um novo produto – mobiliário doméstico – adaptado por meio do promover de emoções positivas e do evitar de emoções negativas. Além disso, por se tratar de um tema tão pessoal, foi considerado necessário ir até famílias que vivenciaram a pandemia e entender suas histórias marcantes dentro dos cômodos do lar. De acordo com a literatura uma das premissas do Design de Produto é aplicar funções práticas, estéticas, e simbólicas, sendo esta última a envolvente do trazer de experiências e sensações espirituais, psíquicas e sociais, sendo assim semelhante aos princípios do Design Emocional, que envolve o psicológico do usuário. Ao aplicar estes conceitos atrelados à Inovação Aberta que preza pela colaboração, encontra-se um grande potencial de pesquisa e por isso foram realizadas duas interações com os clientes, as quais resultaram em 200 histórias e 200 representações de emoções, além de perfis familiares relacionados às histórias, ações, produtos e emoções envolvidas na Sala de Estar, Sala de Jantar, Cozinha, Quarto e Área Externa. Por meio destas interações com os sujeitos, o estudo foi organizado através da Análise de Conteúdo e com seus resultados foi selecionado o espaço a ser melhorado com a geração de um novo e interativo produto.
Abstract: The COVID-19 Pandemic is considered one of the biggest global events experienced by humanity, with this, serious effects have emerged and affected society both clinically, physically, mentally and emotionally. With the official declaration of the pandemic outbreak by the World Health Organization (WHO) in January 2020, the streets emptied, and homes began to be inhabited daily in a confined way. The effects of social isolation and frequent coexistence among family members had consequences on domestic architecture, in addition to the fact that with emotionally unprepared homes, they tended to be unable to respond to the needs of their residents. Although the Housing Space has evolved over the years, breaking paradigms, and sharing the space with multiple rooms in an “open” project, it encounters new challenges that go beyond the visible, but rather seek to connect people with their homes. Design needs adaptation and therefore the main problem of this research focuses on the changes in the Housing Space in the pandemic period, and with it brings the objective of building a new product – domestic furniture – adapted by promoting positive emotions and avoiding of negative emotions. In addition, because it is such a personal topic, it was considered necessary to go to families who experienced the pandemic and understand their remarkable stories within the rooms of the home. According to the literature, one of the premises of Product Design is to apply practical, aesthetic, and symbolic functions, the latter being the environment of bringing spiritual, psychic, and social experiences and sensations, thus being like the principles of Emotional Design, which involves the psychological of the user. By applying these concepts linked to Open Innovation, which values collaboration, there is great potential for research and that is why two interactions with customers were applied, which resulted in 200 stories and 200 representations of emotions, in addition to profiles related to the stories, actions, products and emotions involved in the Living Room, Dining Room, Kitchen, Bedroom and External Area. Through these interactions with the subjects, the study was organized through Content Analysis and with its results, the space to be improved by generating a new and interactive product was selected.
Keywords: Desenho (Projetos) - Aspectos psicológicos
Decoração de interiores
Produtos novos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Espaço habitacional
Design de mobiliário
Design emocional
Inovação aberta
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Design
Citation: FREIRE, Rebecca dos Santos. Espaço habitacional pós-pandemia: uma pesquisa sob o olhar do design emocional e da inovação aberta para a geração de mobiliários interativos. 2023. 408 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10006
Issue Date: 30-Nov-2023
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RebeccaFreire_PPGD.pdf62.91 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.