???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10078
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Marcela Brito de Castro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1904401204006241eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5758033946288992eng
dc.contributor.referee1Ramos, Evandro de Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936eng
dc.contributor.referee2Farias, Rosejane da Mota-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8461128979398997eng
dc.date.issued2024-02-19-
dc.identifier.citationALVES, Marcela Brito de Castro. ArtBox: uma proposta de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos nas aulas de artes. 2024, 49 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10078-
dc.description.resumoEsta dissertação buscou estabelecer conceitos e considerações sobre a importância do lúdico a partir dos jogos na aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante as aulas de Arte. A valorização completa do alunado, através da arte, contribui positivamente à formação do ser humano, tornando-o um ser crítico e reflexivo, capaz de perceber a realidade que o cerca, assim como sua condição enquanto ser sociável. O objetivo principal foi a criação de um objeto lúdico, aqui denominado de ArtBox. Visamos também promover resultados socialmente relevantes ao estudante, possibilitando a manutenção da autoestima, favorecendo e estimulando a participação em sala de aula. O tipo de pesquisa é a pesquisa-ação, que utiliza a técnica para a coletas de dados, denominada de pesquisa bibliográfica. Foi produzida, pelos participantes e sob a orientação da professora de Arte, a caixa personalizada com obras de artes. A base teórica do estudo tem contribuições de Thiollent (1986), Ostrower (1987), Freire (2018), Toreti (2020), Rutz (2020) e Schnitzler (2021). O resultado, direcionou os estudantes na construção de um pensar didático que visou promover frutos socialmente relevantes e também possibilitou a manutenção da autoestima, favorecendo a participação em sala de aula.eng
dc.description.abstractThis dissertation sought to establish concepts and considerations about the importance of play based on games in the learning of Youth and Adult Education (EJA) students during Art classes. The complete appreciation of students, through art, contributes positively to the formation of human beings, making them critical and reflective beings, capable of perceiving the reality that surrounds them, as well as their condition as a sociable being. The main objective was the creation of a playful object, here called ArtBox. We also aim to promote socially relevant results for the student, enabling the maintenance of self-esteem, favoring and encouraging participation in the classroom. The type of research is action research, which uses the technique for data collection called bibliographic research. A personalized box with works of art was produced by the participants and under the guidance of the Art teacher. The theoretical basis of the study has contributions from Thiollent (1986), Ostrower (1987), Freire (2018), Toreti (2020), Rutz (2020) and Schnitzler (2021). The result guided students in the construction of didactic thinking that aimed to promote socially relevant fruits and also enabled the maintenance of self-esteem, favoring participation in the classroom.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/75035/DISS_MarcelaAlves_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectArte - Estudo e ensinopor
dc.subjectArte na educaçãopor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESeng
dc.titleArtBox: uma proposta de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos nas aulas de arteseng
dc.title.alternativeArtBox: a learning proposal for Education of Young People and Adults in arts classeseng
dc.title.alternativeArtBox: una propuesta de aprendizaje para la Educación de Jóvenes y Adultos en clases de artesspa
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEducaçãopor
dc.subject.userEnsino de artepor
dc.subject.userEJApor
dc.subject.userArtBoxpor
dc.subject.userEducationeng
dc.subject.userArt teachingeng
dc.subject.userEJAeng
dc.subject.userArtBox.eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MarcelaAlves_PROFARTES.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.