Recent Submissions
PEDE - Pedagogia do Discurso Estético: Uma proposta interventiva na aprendizagem de Arte para além das leituras de si no contexto manauara
A presente dissertação pretende levar aos futuros leitores algumas reflexões que possam servir de base científica para além dos parágrafos aqui produzidos, como também, propiciar a valorização dos sujeitos (professor e aluno) para um novo pensar-refletir-fazer nas aulas de arte no contexto da educação básica, assim, optamos por batizar carinhosamente nosso produto investigativo de “PEDE” que significa “Pedagogia do Discurso Estético”, que teve como objetivo geral promover experiências artísti...
Aprendizagem da arte por meio da modelagem em argila: uma análise do processo metodológico da prática no âmbito escolar
Esta pesquisa refere-se à análise pedagógica de uma oficina de prática de modelagem em argila, realizada na Escola Estadual Machado de Assis, com alunos do 3º ano do ensino fundamental I. Sua intenção concentra-se em discutir o processo de modelagem realizado pelos alunos, por meio de observação metodológica da experiência. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral evidenciar os conhecimentos teóricos relacionados ao ensino da arte em cerâmica, enfatizando a prática da modelagem no ambiente e...
Processos criativos em arte: animação sobre as lendas folclóricas amazônicas, utilizando aplicativos móveis
O presente trabalho é fruto de observações e experiências adquiridas em sala de aula, que ocasionaram questionamentos a respeito das possibilidades do aprendizado e criação através da tecnologia, do folclore e da Arte. Nesse sentido, a pesquisa tem por finalidade explorar a criatividade dos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais - através de práticas artísticas relacionadas a produção de animações sobre as lendas folclóricas amazônicas. A partir da observação dos processos criativos, envo...
A cultura amazônica e o sairé de alter do chão como meios para a promoção da educação musical no contexto de uma banda de música da escola pública
Esta investigação apresenta um trabalho envolvendo educação musical voltado para estudantes em uma escola de educação básica da rede pública no interior da Amazônia. A realização deste estudo compreende também um trabalho de apreciação, performance e criação, envolvendo músicas que fazem parte do Sairé de Alter do Chão, festa tradicional realizada em uma vila, distrito da cidade de Santarém, no Estado do Pará. E teve com o objetivo, compreender de que forma as músicas da Festa do Sairé podem ...
Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico
Esta pesquisa, intitulada Processos Artísticos: A criação de desenhos nas aulas de artes sob a luz do imaginário amazônico, buscou identificar de que maneira o desenho pode contribuir para a formação intelectual, artística e cultural dos estudantes de duas escolas da rede básica de ensino da cidade de Parintins/AM. Destaca-se também o papel do professor/artista/pesquisador, levando-se em consideração suas experiências e seus conhecimentos no âmbito da arte-educação. Para isso, a pesquisa reco...
Autorretrato: ensaios artísticos na construção identitária de estudantes do ensino médio em Manaus
O autorretrato é uma narrativa de si, que embora os séculos passem e as técnicas se modifiquem, continua como prática latente do ser humano, para sua autoafirmação no mundo, ao revelar a alma da pessoa-artista para além das superficialidades momentâneas. A partir das observações e relatos informais de estudantes do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da zona Oeste de Manaus, que encontram dificuldades de relacionar teoria e prática, e ter uma sensação de pertencimento e reconhecimen...
A expressão cultural indígena do alto Rio Negro por meio da pintura artística no ensino fundamental da escola municipal indígena Dom Miguel Alagna
A presente pesquisa trabalhou a pintura artística em sala de aula com a temática voltada para a expressão cultural indígena do Alto Rio Negro, assim como o seu processo de ensino, aprendizagem e criação em artes, garantido nas leis que regem a educação. Teve como base a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa e a metodologia da pesquisa-ação de Michel Thiollent. Envolveu os participantes a propor e buscar soluções com conhecimentos diferenciados sobre a cultura e aprendendo na ação para a res...
Música e Brincadeira: potencial de criação e produção, usando a ferramenta tecnológica BandLab, no contexto das rotinas de sala de aula nas escolas de educação básica - anos finais
Esta pesquisa tem por finalidade, promover o aprendizado e a evolução da criatividade artística e cultural, nos alunos dos 7os, 8os, e 9os anos do ensino Fundamental – Anos Finais, na rotina de sala de aula, durante o ensino de música, na Escola Estadual Alfredo Fernandes, fazendo uso das novas tecnologias e tendo como ferramenta tecnológica, o uso do aplicativo de composição e produção musical, BandLab. A metodologia fundamenta-se na pesquisa-ação e foi elaborada em três etapas: apresentaçã...
Colorindo mapas de RPG: a arte como forma de amenizar a ansiedade entre os jovens
Este trabalho tem como objetivo realizar uma oficina de desenhos de mapas de RPG com a participação de 11 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental dentro da técnica da arteterapia como forma de amenizar os sintomas da ansiedade. Na oficina os estudantes receberam alguns tutoriais básicos de elementos de mapas de RPG, como maneiras de desenhar florestas e montanhas e, após esse momento, os alunos fizeram um mapa completo que foi entregue alguns dias após a primeira reunião. Além dos desenhos o t...
ArtBox: uma proposta de aprendizagem para Educação de Jovens e Adultos nas aulas de artes
Esta dissertação buscou estabelecer conceitos e considerações sobre a importância do lúdico a partir dos jogos na aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), durante as aulas de Arte. A valorização completa do alunado, através da arte, contribui positivamente à formação do ser humano, tornando-o um ser crítico e reflexivo, capaz de perceber a realidade que o cerca, assim como sua condição enquanto ser sociável. O objetivo principal foi a criação de um objeto lúdico, aqu...
Coral Uirapuru e Waldemar Henrique: ecoando a cultura amazônica em uma escola pública de Manaus/AM
Este presente trabalho visa valorizar a cultura musical regional por meio do ensino de canto coral em uma escola pública de ensino médio em tempo integral. Os objetivos específicos incluem promover o estudo, pesquisa e prática de músicas regionais, especialmente as quatro lendas do compositor paraense Waldemar Henrique. Busca-se estimular a reflexão, interação com o meio e uma atitude pesquisadora entre os participantes, além de aprofundar o conhecimento sobre o Coral Uirapuru e sua trajetóri...
Musicograma em músicas do grupo Raízes Caboclas: uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de música nos anos iniciais a partir do musicograma do pedagogo Jos Wuytack em músicas do Grupo Raízes Caboclas. A falta de concentração e atenção na escuta das músicas trabalhadas em sala de aula, bem como a dificuldade em entender a estrutura de uma obra musical, despertaram o interesse pelo tema. Diante disso, pensamos no uso do musicograma como recurso didático para motivar e facilitar o processo de compree...
A professora está presente: a performance “a artista está presente” de Marina Abramovi como ferramenta de uma professora de Arte na mediação para a desconstrução da violência contra a mulher : um estudo na Escola Estadual Colégio Brasileiro Pedro Silvestre.
O que a performance contribui para a desconstrução da violência contra a mulher? A potência que há na performance “A artista está presente” de Marina Abramović é nesta pesquisa o elo de encontro entre a arte e as mulheres para a tomada de consciência de suas próprias vidas diante às novas possibilidades e posturas para essa desconstrução. A Performance, portanto, é aqui utilizada para trabalhar questões relacionadas à violência de gênero em sala de aula. A obra da artista sérvia nos ajuda a c...
Cineclub: reflexões sobre a presença da videodança em uma escola de ensino médio de Manaus
O estudo teve como foco de pesquisa, investigar quais são as colaborações da linguagem da videodança no processo de ensino e aprendizagem de artes em uma turma de estudantes do primeiro ano do ensino médio, relacionando a prática cênica no desenvolvimento intelectual e artístico dos participantes da pesquisa, além de refletir sobre a importância da mesma na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A metodologia é qualitativ...
Nós por nós: a performance na escola e o pensar sobre si
“NÓS POR NÓS: A performance na escola e o pensar sobre si” é um relato de uma experiência pedagógica de um processo criativo performático intitulado CPF´S Corpo Presente, Futuro Será! que investigou os sentimentos acometidos diante dos paradigmas sociais no espaço e tempo em que vivem, realizado com os estudantes do 8º ano da Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva em Manaus. A pesquisa tem como objetivo analisar os desafios e as potencialidades do processo criativo na sala de aula, que su...
Imagens que falam: poética e processo de criação do desenho na escola
O presente artigo relata a rotina dos estudantes do oitavo ano, turma 1, em atividades de desenho na Escola Estadual Professor José Ribamar da Costa, Manaus-AM, bem como a poética de suas criações e todos os processos utilizados por eles nos caminhos percorridos até o resultado. O poder de expressão do desenho na escola é utilizado como meio de comunicação por alguns estudantes que optam pelo uso desse recurso para externar suas ideias e pensamentos. Muitas das vezes, essas criações relatam s...
A história da música em quadrinhos: uma proposta metodológica para o ensino da música na escola
O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa de dissertação do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Artes PROF-ARTES – PPG-ART-MP- UFAM dentro da linha de pesquisa: abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes. A pesquisa elucidou o uso das histórias em quadrinhos como uma proposta metodológica do ensino de Arte/música em sala de aula aplicada no ensino fundamental II – anos finais numa escola, na cidade de Manaus, AM. Juntando o fazer artístico dos estudantes com...
Experimentação musical coletiva com alunos do 9º Ano na EMEF Solange Nascimento
O presente artigo descreve um processo de criação musical e pedagógica iniciado a partir do canto na escola, utilizando uma canção escolhida pelos alunos durante as aulas de Arte com estudantes de uma turma do 9ºano do Ensino Fundamental II da EMEF Solange Nascimento na cidade de Manaus - AM. Este projeto teve como objetivo, proporcionar a experimentação musical de forma coletiva buscando o aprendizado musical para performance. Para embasar essa abordagem, foram explorados conhecimentos sobre...
Interações urbanas: possibilidades da arte urbana no ensino de artes visuais
A pesquisa desenvolvida com os estudantes, regularmente matriculados no 9º ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Arthur Araújo, partiu da necessidade de verificar a possibilidade de realização de uma atividade artístico/pedagógica fora da sala de aula. Tal iniciativa foi impulsionada pela carência de uma estrutura física adequada (laboratório de Arte) que possibilitasse as produções e o desenvolvimento dos processos de criação em arte dos estudantes da referida escola. O presente es...
Eu, minha Escola e minha Comunidade: um olhar dos estudantes sobre si mesmos, sua Escola e comunidade, através de expressões estéticas - Me, my School and my Community: a look from students at themselves, their School and community, through aesthetic expressions
A presente pesquisa tem por objetivo central levantar questões sobre os estudantes adolescentes do ensino fundamental, sua concepção a respeito de si mesmos, sua interação com a escola e sua comunidade. Para tanto, relembramos trabalhos realizados de anos anteriores utilizando-se do estilo da arte óptica, que serviram de base para desenvolvem seus primeiros traços e chegarmos a realização de atividades mais específicas através de expressões estéticas. Tais questões foram definidas ...
- 37 UFAM
- 4 UFAM - UEA
- 41 Dissertação