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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10083
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise sobre a Concepção da Educação Ambiental nas escolas públicas do Alto Solimões – AM
Other Titles: Analysis of the Design of Environmental Education in public schools in Alto Solimões – AM
???metadata.dc.creator???: Barbosa, Manuel Saldanha 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Renato Abreu
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Viviane Vidal
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moura, Osvanda Silva de
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Ambiental (EA) é definida como o processo que busca desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o meio ambiente e com os problemas que lhes são associados. Uma população que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar, individual e coletivamente, na busca de soluções para os problemas existentes. Desta forma, objetivou-se analisar a concepção da Educação Ambiental nas escolas públicas do Alto Solimões – AM. A pesquisa foi realizada nos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Tabatinga, localizados no interior do estado do Amazonas pertencente à Mesorregião do Sudoeste Amazonense e Microrregião do Alto Solimões, nas escolas públicas estaduais que se localizam na área urbana, tendo abordagem qualitativa. Analisando assim, os aspectos que caracterizam a prática pedagógica da EA das escolas sendo ele considerado instrumento de preparação e adaptação dos indivíduos na sociedade, foram utilizados a observação participante e entrevista semiestruturada, após apresentação do projeto e do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), o qual foi entregue ao público-alvo (professores), que atuam nas escolas. Os professores selecionados atuam nas diversas modalidades de ensino, apresentam formação em graduação e pós-graduação em diversas áreas, compondo o quadro amostral com 69 professores. Apesar de cada município apresentar realidades diferentes entre si, quando se trata da área educacional, as escolas do Alto Solimões na rede estadual seguem um padrão, pois elas são regidas pelo Referencial Curricular do Amazonas. Quando questionados sobre a definição e finalidade a respeito da EA, esta foi relacionada com sustentabilidade, preservação, sensibilização, meio ambiente, cuidado, ensino, mudança de vida, transformação. A partir das quais configurou-se as categorias que corresponderam às seguintes visões de EA em Sustentabilidade, Meio ambiente e Educação por município. O corpo docente das escolas tem de um modo geral, uma formação fragmentada, limitada por disciplinas específicas, que utilizam como base o conhecimento acadêmico, restrito na maioria dos casos, ao campo teórico e cartesiano, o que dificulta a compreensão sistêmica que a EA necessita, limitando consequentemente sua atuação. Identificou-se os principais desafios, além de algumas possibilidades para a inserção da perspectiva crítica de EA na escola. Apontando a perspectiva de EA Crítica emancipatória em Tabatinga, EA pragmática em Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença, EA conservadora em Benjamin Constant, o que torna como sendo um obstáculo para a inserção da EA crítica que requer um posicionamento político para o tratamento da temática ambiental, ancorada em teorias críticas nos três últimos municípios, considerando as análises dos livros didáticos e discursos durante as entrevistas. É necessário abrir uma discussão sobre a EA aplicada na escola, podendo esclarecer que ações de formação de educadores ambientais são isoladas, não por falta de iniciativas, mas de políticas que valorizem realmente a importância da EA no contexto escolar.
Abstract: Environmental Education (EA) is defined as the process that seeks to develop a population that is aware and concerned about the environment and the problems associated with them. A population that has knowledge, skills, attitudes, motivations and commitments to work, individually and collectively, in the search for solutions to existing problems. In this way, the objective was to analyze the conception of Environmental Education in public schools in Alto Solimões – AM. The research was carried out in the municipalities of Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença and Tabatinga, located in the interior of the state of Amazonas belonging to the Mesoregion of Southwest Amazonense and Microregion of Alto Solimões, in state public schools located in the urban area , taking a qualitative approach. Analyzing in this way, the aspects that characterize the pedagogical practice of EE in schools, considered an instrument for the preparation and adaptation of individuals in society, participant observation and semi-structured interviews were used, after presenting the project and the Informed Consent Form (TCLE) , which was delivered to the target audience (teachers) who work in schools. The selected teachers work in different teaching modalities, have undergraduate and postgraduate training in different areas, making up the sampling frame with 69 teachers. Although each municipality presents different realities, when it comes to the educational area, Alto Solimões schools in the state network follow a standard, as they are governed by the Amazonas Curriculum Framework. When asked about the definition and purpose of EA, it was related to sustainability, preservation, awareness, environment, care, teaching, life change, transformation. From which the categories that corresponded to the following EE visions in Sustainability, Environment and Education by municipality were configured. The teaching staff of schools generally has a fragmented training, limited by specific disciplines, which use academic knowledge as a basis, restricted in most cases to the theoretical and Cartesian field, which makes it difficult to achieve the systemic understanding that EA requires. , consequently limiting its performance. The main challenges were identified, as well as some possibilities for the insertion of the critical perspective of EA in schools. Pointing out the perspective of emancipatory Critical EA in Tabatinga, pragmatic EA in Atalaia do Norte and São Paulo de Olivença, conservative EA in Benjamin Constant, which makes it an obstacle to the insertion of critical EA that requires a political positioning for the treatment of environmental theme, anchored in critical theories in the last three municipalities, considering the analyzes of textbooks and speeches during the interviews. It is necessary to open a discussion about EE applied at school, clarifying that training actions for environmental educators are isolated, not due to a lack of initiatives, but of policies that truly value the importance of EE in the school context.
Keywords: .
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???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Alto Solimões
Desenvolvimento Sustentável
Prática pedagógica
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Citation: BARBOSA, Manuel Saldanha. Análise sobre a Concepção da Educação Ambiental nas escolas públicas do Alto Solimões – AM. 2024. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (Am], 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10083
Issue Date: 5-Feb-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Ambientais

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