???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10097
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Design de jogos analógicos: desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como ferramenta de comunicação estratégica para a Universidade Federal do Amazonas
Other Titles: Analog game design: development of a board game as a strategic communication tool for the Federal University of Amazonas
???metadata.dc.creator???: Gomes, Marion Litaiff Azize 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Carvalho, Célia Maria da Silva
First advisor-co: Ruschival, Claudete Barbosa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pacheco, Almir de Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lira, Aline Ferreira
???metadata.dc.description.resumo???: Os jogos sérios fazem parte de uma categoria de jogos com propósitos específicos que vão além do entretenimento, e vêm sendo utilizados para uma ampla gama de finalidades, inclusive como mídias estratégicas customizadas para inserir, de forma lúdica e imersiva, mensagens organizacionais. Esta pesquisa aborda temas das áreas de game design, jogos sérios e jogos analógicos, tendo como objetivo desenvolver um jogo sério de tabuleiro que informe estudantes das três séries do ensino médio do Amazonas sobre a estrutura, os cursos, os serviços e as oportunidades oferecidas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para isto, foi utilizada uma metodologia projetual em design voltada para a produção de jogos analógicos baseada nos métodos FCECF e Quest 3x4. Como resultado, foi desenvolvido o jogo de tabuleiro “Campus Quest: uma aventura universitária”, que apresenta de forma lúdica e interativa a Universidade e muitas das oportunidades que esta tem a oferecer, cumprindo desta forma uma função de inovação social e de ferramenta estratégica de comunicação, já que procura beneficiar os estudantes para os quais se destina e também a Instituição.
Abstract: Serious games are part of a category of games with specific purposes that go beyond entertainment and have been used for a wide range of purposes, including as customized strategic media to insert organizational messages in a playful and immersive way. This research addresses themes from the areas of game design, serious games and analog games, aiming to develop a serious board game that informs students of the three grades of high school in the State of Amazonas about the structure, courses, services and opportunities offered from the Universidade Federal do Amazonas (UFAM). For this, a design methodology was used aimed at the production of analog games based on the FCECF and Quest 3x4 methods. As a result, the board game “Campus Quest: a university adventure” was developed, which presents the University and many of the opportunities it has to offer in a playful and interactive way, thus fulfilling a function of social innovation and of a strategic tool for communication, as it seeks to benefit the students for whom it is intended and also the Institution.
Keywords: .
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Jogos sérios
Jogos analógicos
Game design
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Tecnologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Design
Citation: GOMES, Marion Litaiff Azize. Design de jogos analógicos: desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como ferramenta de comunicação estratégica para a Universidade Federal do Amazonas. 2024. 163 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10097
Issue Date: 3-Apr-2024
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MarionGomes_PPGD.pdf12.06 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.